Folha Esports

FOLHA SPORTS 10974

FOLHA SPORTS

TROPEÇO EM CASA

A derrota no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil dói na torcida. Dói porque ela não esperava que o Botafogo começasse bem nos 20 minutos iniciais e deixasse o Cuiabá equilibrar o jogo ainda no primeiro tempo. Para completar, os alvinegros viram o adversário marcar o gol da vitória num segundo tempo com apenas duas finalizações contra 13 do Botafogo. O sentimento de terra arrasada é compreensível, até porque vem a lembrança das últimas duas eliminações na Copa do Brasil (contra Aparecidense e Juventude). Mas uma olhada com mais calma pode trazer outras conclusões. Assim como contra o Goiás, o Botafogo teve exatas 22 finalizações e conseguiu pressionar o adversário. Mas essa constante de grande número de chutes e cabeçadas sem balançar as redes, que parece se repetir com o time de Bruno Lazaroni, preocupa.

Pedro Raul e Matheus Babi lamentam uma das chances perdidas pelo Botafogo — Foto: André Durão/ge

Pedro Raul e Matheus Babi lamentam uma das chances perdidas pelo Botafogo — Foto: André Durão/ge

COPA DO BRASIL- CORINTHIANS

Corinthians e América-MG se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Tricampeão do torneio (1995, 2002 e 2009), o Corinthians será comandado pelo quarto jogo por Vagner Mancini, que acumula duas vitórias e uma derrota desde que chegou ao Timão. Depois de sofrer um 5 a 1 para o Flamengo, o técnico busca seu primeiro triunfo em Itaquera.Vice-líder da Série B, o América-MG chega a São Paulo num bom momento, sem nenhuma derrota no último mês. São oito jogos de invencibilidade e uma sequência de cinco vitórias. No confronto, o América-MG não vence uma partida contra o Corinthians desde 2011. De lá para cá, outros quatro jogos foram disputados. Na história, são oito vitórias do Timão, cinco empates e cinco vitórias do Coelho.

COPA DO BRASIL – FLAMENGO

Athlético e Flamengo começam a participação na Copa do Brasil às 21h30 desta quarta-feira, na Arena da Baixada.  O Athletico dá uma pausa no Campeonato Brasileiro, onde vive situação delicada, na zona de rebaixamento, e começa a 24ª participação na Copa do Brasil, onde defende o título. A equipe tenta reagir e voltar a vencer – são oito jogos sem vitórias, com três empates e cinco derrotas. Como mandante, o time não vence há quatro partidas e vem de duas derrotas consecutivas.

Embalado, o Flamengo quer repetir na Copa do Brasil e boa performance do Brasileirão (onde é vice-líder com a mesma pontuação do Inter) e da Libertadores (classificado com folga para as oitavas). São 11 partidas de invencibilidade – oito vitórias e três empates – e uma motivação especial: o torneio é o único que esta geração não conquistou em 2019 e pode levar em 2020, estreando justamente contra o algoz nas quartas de final do ano passado. 

A possível escalação do Athletico é: Santos; Erick, Felipe Aguilar (Zé Ivaldo), Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington, Christan e Lucho González; Nikão, Carlos Eduardo e Walter

A provável escalação do Flamengo é: Diego Alves, Isla, Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Everton, Gerson e Bruno Henrique; Pedro.

Arena da Baixada recebe Athletico x Flamengo pela Copa do Brasil  — Foto: ge

LIBERTADORES- SANTOS

As oitavas de final da Copa do Brasil de 2020 colocam frente a frente dois alvinegros. Às 16h (de Brasília) desta quarta-feira, Santos e Ceará se enfrentam na Vila Belmiro pelo jogo de ida da competição nacional. Será a estreia do Santos no torneio, que entra apenas nas oitavas por ser um dos clubes participantes da Libertadores. Já o Ceará disputa as fases preliminares da competição desde o início do ano. 

O Santos conquistou vaga direta por sido vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2019. Na atual temporada, o alvinegro praiano oscila no Brasileirão, ocupando a sexta posição com 27 pontos. Na Copa do Brasil, o Peixe tenta repetir o feito da campanha de 2010, quando o time liderado por Neymar, Robinho e companhia conquistou a competição. Em 2015, o time voltou a chegar na final do torneio, mas não saiu campeão.

O Ceará é um dos cinco times que disputa a Copa do Brasil 2020 desde a primeira fase. Ocupando a 10ª posição na Série A, com 22 pontos e um jogo a menos, o Vovô tem um bom histórico no torneio: foi vice-campeão em 1994, quando perdeu para o Grêmio na final, e chegou às semifinais em 2005 e 2011.

LIBERTADORES – INTERNACIONAL

Atlético-GO e Internacional iniciam confronto inédito na Copa do Brasil e começam a disputa por uma vaga nas quartas de final da competição. O primeiro jogo das oitavas de final será nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Goiânia. A volta será na próxima terça-feira, em Porto Alegre. No meio da tabela da Série A, o Atlético-GO tenta apagar a má impressão deixada no último domingo diante do Palmeiras – derrota por 3 a 0 – e espera literalmente virar a chave com a mudança de competição. O técnico Eduardo Souza terá de superar os vários desfalques para encontrar a melhor formação para o time rubro-negro. O Inter vive situação quase inversa. Líder do Brasileirão, o Colorado vem de um empate em 2 a 2 com o Flamengo naquele que foi considerado por muitos o grande jogo do futebol brasileiro no ano. O técnico Eduardo Coudet tenta fazer sua equipe manter o embalo agora na estreia na Copa do Brasil.

Ficha - Atlético-GO x Internacional - Copa do Brasil — Foto: InfoEsporte

Ficha – Atlético-GO x Internacional – Copa do Brasil — Foto: InfoEsporte

SUL-AMERICANA 

O São Paulo estreia nesta quarta-feira na segunda fase da Copa Sul-Americana. A equipe enfrenta o Lanús, às 19h15 (de Brasília), no estádio La Fortaleza, na Argentina. 

O Tricolor entra na competição diretamente na segunda fase após terminar na terceira posição de seu grupo da Libertadores – e, portanto, não se classificar para os mata-matas do principal torneio continental.

A Copa Sul-Americana é justamente o título mais recente do São Paulo. O time, ainda com Rogério Ceni em campo, foi campeão do torneio em 2012, mas não levantou outra taça desde então. O Lanús se classificou ao bater a Universidad de Quito na primeira fase, com vitória por 3
a 0 em casa e derrota por 2 a 0 no jogo de volta, no Equador. Como o Campeonato Argentino ainda não começou, o Lanús não jogou desde que as competições foram retomadas depois da paralisação causada pela pandemia de Covid-19. 

ÚLTIMA LUTA 

No próximo sábado, Anderson Silva pisará no octógono do Ultimate pela última vez. O ex-campeão dos pesos-médios enfrentará Uriah Hall na luta principal do UFC: Hall x Silva para se despedir do MMA após uma carreira repleta de vitórias inesquecíveis. Apesar de não poder encerrar a carreira da forma que gostaria, com uma luta em Curitiba, em frente aos fãs brasileiros, o Spider se diz feliz por encerrar seu ciclo no esporte.

– Passa um filme incrível, de uma história de muita superação, de muito aprendizado, de felicidade, cara… Eu me sinto muito feliz de poder ter tido a oportunidade de ter sido usado por Deus para fazer o que fiz na história desse esporte. Para mim é o fim de uma era. Eu sempre sonhei em encerrar minha carreira em Curitiba, onde comecei, mas o momento é difícil. O momento é diferente para todos, não só para mim, para o mundo inteiro.

Outros grandes nomes do esporte brasileiro já passaram pela experiência de se aposentar do esporte e a reportagem recebeu depoimentos de alguns deles, que enviaram seus recados para Anderson Silva.

Oscar Schmidt

– Quando você se despede do seu esporte, você morreu uma vez. Quando você morrer de verdade, você vai morrer a segunda vez (risos). É assim, quer você queira, quer você não queira. Eu entendo perfeitamente que ele está indo rumo a primeira morte dele e vai levar um pedaço de todo brasileiro. Dava gosto de torcer pra ele. Ayrton Senna no domingo? É o Anderson Silva…

Hortência

– O cara tem 45 anos, cara, e vai lutar (risos). E não é jogar basquete, vôlei, fazer um atletismo… O cara vai lutar medindo força. O cara tem 45 anos, cinco filhos, entendeu? Tem uma carreira maravilhosa, ainda vai entrar no ringue pra fazer uma luta com um cara bem mais novo que ele. Cara, eu não sei se eu teria essa coragem dele não. Ele é admirável!

Zico

– A gente só tem a se orgulhar de ter no nosso país um esportista como ele. O que ele for fazer daqui pra frente, que Deus o ilumine pra que ele tenha paz, tranquilidade, pra poder fazer com amor, com alegria e com paixão tudo aquilo que ele fez na hora que ele entrava no ringue. Então, Anderson, sucesso, felicidade, tudo de bom, e que Deus te abençoe sempre

Anderson Silva bateu Chael Sonnen pela primeira vez no UFC 117 — Foto: Josh Hedges/Getty Images

Anderson Silva bateu Chael Sonnen pela primeira vez no UFC 117 — Foto: Josh Hedges/Getty Images