FOLHA SPORTS
PALMEIRAS
A atuação do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino mostrou quase tudo o que vinha faltando ao time na gestão de Vanderlei Luxemburgo e que pode ser importante sob o provável comando do português Abel Ferreira. Com Andrey Lopes no banco de reservas em Bragança Paulista, o Verdão teve um desempenho seguro o suficiente para vencer por 3 a 1, nesta quinta-feira, e construir uma boa vantagem na briga por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
A escalação com um meia centralizado (Raphael Veiga), dois atacantes de velocidade pelos lados (Wesley e Rony) e um centroavante como referência (Luiz Adriano) foi repetida pela terceira vez seguida. A única alteração foi o retorno de Felipe Melo ao meio de campo. Deu tudo certo.
Comemoração dos jogadores do Palmeiras em Bragança — Foto: Luciano Claudino/Estadão Conteúdo
GRÊMIO
Sozinho com o gol vazio, Breno consegue o mais difícil e erra o alvo aos 34 minutos do segundo tempo. Era a chance do Juventude empatar com o Grêmio na Arena. O Tricolor venceu por 1 a 0 e garantiu vantagem para o jogo da volta. Mas é preciso analisar a atuação além do placar. Em entrevista coletiva após o duelo, Renato Portaluppi justificou a queda de rendimento, principalmente no segundo tempo, pelos desfalques e problemas físicos no elenco. Além disso, fez questão de frisar que seu time foi o único mandante a somar três pontos nos confrontos da Copa do Brasil. Porém, não há razão para se equiparar pela incompetência de terceiros. Especialmente porque houve preservação dos titulares no Brasileirão, no fim de semana passado, justamente para o jogo desta quinta.
O começo foi promissor, com o gol de Isaque coroando uma clara repetição de ataques baseados não mais na cadência, mas na velocidade com Pepê e Ferreira. O Grêmio avançou a marcação, manteve em vários momentos seis jogadores no campo ofensivo e contra-atacou rápido pelos lados. Depois de um primeiro tempo mais aberto, o jogo despencou para algo linear. Apesar de início de um mata-mata, o Grêmio cozinhou em fogo baixo uma vitória, como se o 1 a 0 fosse satisfatório. E só não virou um empate por conta do erro de Breno no fim da partida.
CORINTHIANS
Depois de perder por 1 a 0 para o América-MG, vice-líder da Série B, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Corinthians volta os olhos para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o líder Internacional na noite de sábado, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena. Nesta última quinta, o elenco se reapresentou no CT Joaquim Grava e iniciou a sua preparação. Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos realizaram um trabalho regenerativo. O restante do elenco foi a campo para uma movimentação de infiltração e finalizações
Um provável time pode ter Cássio, Fagner, Marllon, Gil e Lucas Piton (Fábio Santos); Xavier e Cantillo; Otero (Ramiro), Mateus Vital, Cazares e Everaldo (Jô ou Boselli).
Fábio Santos em atividade no CT do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
INTERNACIONAL
O Inter desembarca em São Paulo na noite desta quinta-feira e logo terá um reforço na delegação para o duelo com o Corinthians, no próximo sábado, às 19h, na Neo Química Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão. Yuri Alberto é esperado para se juntar ao elenco ainda na sexta-feira.
O atacante está cedido à seleção sub-20 para um período de treinamentos em preparação para o Sul-Americano da categoria, em fevereiro, na Colômbia. Como a CBF antecipou o último jogo-treino da equipe para a tarde desta sexta-feira, Yuri tem tempo hábil para estar à disposição de Eduardo Coudet.
O provável Inter tem:Marcelo Lomba; Heitor, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Marcos Guilherme, Edenílson e Patrick; Thiago Galhardo e Abel Hernández.
Yuri Alberto deve ser opção do Inter contra o Corinthians — Foto: Ricardo Duarte / Internacional
FLAMENGO
Reforço na zaga e paciência no ataque do Flamengo visando a partida contra o São Paulo, domingo, no Maracanã, pela 19ª rodada do Brasileirão. Rodrigo Caio voltou a treinar com o grupo e tem boas chances de ser relacionado, mas Arrascaeta e Gabigol seguem fazendo trabalhos específicos. O zagueiro não joga desde a vitória do Brasil sobre o Peru, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, dia 13 de outubro. Na reapresentação ao Flamengo, exames indicaram um edema ósseo no joelho direito e desde então fazia fortalecimento no local. No início desta semana, Rodrigo Caio foi liberado para intensificar a parte física e nesta quinta-feira já treinou normalmente com o grupo no Ninho do Urubu. O elenco folga na sexta-feira e sábado o defensor será reavaliado para confirmar se será relacionado para encarar o ex-clube.
Já Arrascaeta e Gabriel fazem trabalhos para recuperação da parte física. O uruguaio queixou-se de dores no joelho no último sábado e iniciou tratamento. O problema se deu após ele já estar recuperado de lesão muscular sofrida com a seleção de seu país. Arrasca também será reavaliado nos próximos dias, mas a chance de ficar à disposição é praticamente nula. A última partida pelo Flamengo foi disputada na vitória sobre o Athletico-PR pelo Brasileirão, dia 4 de outubro.
Por fim, Gabigol segue em trabalho de transição após se recuperar de problema no tornozelo direito. A lesão já completou um mês e a evolução do atacante é boa, inclusive com atividades no campo com bola. A previsão é de que seja reavaliado no início da próxima semana para se juntar aos companheiros.
Flamengo e São Paulo se enfrentam domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 19ª rodada do Brasileirão. O time carioca é vice-líder da competição com 34 pontos, atrás do Inter somente no saldo de gols. Os paulistas, com três jogos a menos, estão em quinto, com 27.
Rodrigo Caio Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
GALO
A semana de treinos do Atlético-MG é rara. Afinal, haverá atividade complementar no domingo, uma vez que o jogo contra o Palmeiras é só na segunda-feira, 2 de novembro, no Allianz Parque. Nesta quinta-feira, o time de Sampaoli voltou para a Cidade do Galo e fez mais um dia de preparação. A grande dúvida na equipe é quem
substituirá o artilheiro Keno. O ponta-direita é desfalque para a 19ª rodada do Brasileirão, após sofrer o terceiro cartão amarelo e ficar suspenso automaticamente. Será a primeira vez que o camisa 11 desfalcará o clube, após ter inconstância no início do torneio, mas virar protagonista com dois hat-tricks (três gols no mesmo jogo) sequenciais. Além de Keno, o Atlético não terá o meia-atacante Hyoran por força contratual, já que está emprestado pelo próprio Palmeiras. Ele é reserva da equipe. Sampaoli é uma preocupação, pois tem dois cartões amarelos acumulados e, se for novamente advertido pelo árbitro, fica fora do jogo contra o Flamengo, no Mineirão, na virada dos turnos.
O provável Atlético: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco e Nathan (Zaracho); Marrony (Marquinhos), Savarino e Eduardo Sasha.
TV Galo, de longe, mostra roda de jogadores (teoricamente reservas) em treino do Atlético — Foto: Reprodução/TV Galo
FLUMINENSE
O Fluminense já começou a se planejar para a próxima temporada. Planejamento que passa pela continuidade do técnico Odair Hellmann. A diretoria procurou o treinador para propor uma renovação de contrato não só até o final do Campeonato Brasileiro, que termina em fevereiro, mas para prorrogar o contrato até o final do ano que vem. Nesta semana, o empresário do treinador, Gilmar Veloz, esteve no Rio de Janeiro e teve uma reunião com o presidente do clube, Mário Bittencourt, e com o diretor executivo de futebol tricolor, Paulo Angioni, para ouvir a proposta.
A diretoria formalizou a oferta de renovação para Veloz, que ficou de avaliar os termos com Odair para dar uma resposta. As partes voltarão a se encontrar nos próximos dias, e a expectativa no clube é para ter uma definição na primeira quinzena de novembro. A capacidade de trabalhar com jovens e a gestão do vestiário são considerados pontos fortes do treinador, que foi mantido no cargo mesmo em momentos de pressão.
Apesar das eliminações precoces na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, o trabalho de Odair é bem avaliado internamente, e a campanha sólida no Campeonato Brasileiro – o time está no G-4 com 29 pontos, seis atrás dos líderes – aumentou a confiança da direção na comissão técnica. Em 2021, o clube projeta ter um aumento do investimento no futebol para oferecer ao treinador um time ainda mais competitivo.
Odair Hellmann tem a confiança da direção no Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC