FOLHA SPORTS
INTER X PALMEIRAS
O Inter venceu o Palmeiras por 2 a 0 neste sábado, no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Brasileirão. Edenílson e Yuri Alberto fizeram os gols da vitória colorada e foram os melhores da equipe em campo.Com o resultado, o Inter soma 44 pontos e volta ao G-4 do Brasileirão, em quarto lugar. Na próxima rodada, o Colorado enfrenta o Bahia. A partida será disputada no domingo, 27 de dezembro, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador.
Yuri Alberto comemora gol pelo Inter com D’Alessandro — Foto: Ricardo Duarte/Inter
PALMEIRAS
O time teve um primeiro tempo extremamente apático e não criou nada. A melhora na etapa final foi notória, mas não o suficiente para arrancar um ponto. Agora, o Palmeiras está 12 pontos atrás do líder São Paulo, com um jogo a menos. Com a situação complicada para se pensar em título, Abel pode começar a considerar dar prioridade à Libertadores e à Copa do Brasil, ainda mais com o cansaço do elenco neste momento.
SPORT X GRÊMIO
O jogo com o Sport chamava atenção para o Grêmio muito mais pelo que ocorrera antes. E o Grêmio não reagiu como em outras oportunidades, especialmente ano passado. Manteve-se sem vencer ao empatar em 1 a 1 com um a menos em campo, algo louvável, mas também mostrou pontos que precisará corrigir para a semifinal da Copa do Brasil, na quarta, contra o São Paulo. Leva, pois, uma certa pressão para o primeiro jogo da eliminatória na Arena. São quatro partidas sem vencer, dois empates ainda pertencentes à longa invencibilidade anterior de 18 jogos, mas que ganham outro tom a partir da derrota para o Santos.
VASCO X SANTOS
O Vasco que superou o Santos e encerrou uma série de cinco jogos sem vitória retomou algo marcante no auge do “Ramonismo” e nos poucos resultados positivos de Ricardo Sá Pinto: a organização defensiva. No 1 a 0 de domingo, o técnico português, ao planejar a partida com quatro desfalques, sacou um atacante, povoou o meio e criou as condições para o time voltar a render minimamente bem.
SANTOS
É clara a prioridade do Santos na busca pelo tetra da Copa Libertadores – na semana passada, o time de Cuca goleou o Grêmio e avançou à semifinal. A competição continental, porém, só volta no ano que vem. Na contramão, o Santos vê o Campeonato Brasileiro ficar para trás. O Peixe chegou à segunda derrota consecutiva ao ser superado pelo Vasco, por 1 a 0, no último domingo, em São Januário. Deixar o Brasileirão em “banho-maria” pode não ser um bom negócio a longo prazo.
FLAMENGO X BAHIA
Com o jogo nos acréscimos do segundo tempo, Bruno Henrique deu um pique na lateral, bloqueou uma bola de Nino Paraíba e vibrou como se tivesse feito um gol. Seus companheiros no banco também pularam e gritaram. Naquele momento, o Flamengo já vencia por 4 a 3 e estava perto de confirmar a vitória. Mas a postura aguerrida ao longo de todo o jogo, com diversos obstáculos, foi a maior virtude rubro-negra para a virada.
Vitinho celebra gol que selou a vitória do Flamengo sobre o Bahia — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
BAHIA
Momentos após a derrota do Bahia para o Flamengo por 4 a 3, neste domingo, no Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes deixou o comando do time baiano. O treinador esteve envolvido no caso de denuncia por suposta injuria racial,feita pelo meia Gerson sobre o meia-atacante do Bahia Índio Ramírez. De acordo com a assessoria de imprensa do técnico, ele pediu para sair do clube. Por meio de suas redes sociais, o Bahia comunicou o desligamento do treinador.
– O Esporte Clube Bahia comunica que Mano Menezes não é mais o técnico do Esquadrão. Nesta mesma ocasião, aproveitamos para anunciar que, em relação à grave acusação de racismo envolvendo o colombiano Indio Ramírez, o clube se posicionará em breve após finalizar a apuração do caso – diz o texto.
Mano Menezes não é mais técnico do Bahia — Foto: Marcos Ribolli
CEARÁ X FORTALEZA
Os primeiros minutos do último Clássico-Rei de 2020 deixaram dois personagens fortes e um embate disputado em foco: Vina x Felipe Alves. Favorito antes da bola rolar, o Ceará mostrou desde o início que não haveria tempo para respirar no duelo. O Vovô foi ofensivo e acuou o Fortaleza na primeira etapa, mas o gol veio apenas no segundo tempo, quando o time seguiu administrando a superioridade tática e garantiu uma vitória absoluta. O retorno de Vina foi muito importante para o Vovô, já que o time não venceu nenhuma partida da Série A do Brasileirão sem o meia. O jogador é protagonista do elenco, responsável por pensar o jogo, distribuir a bola e foi extremamente participativo na vitória.
Fortaleza x Ceará, comemoração — Foto: Thiago Gadelha/SVM
FORTALEZA
Sete jogos com Marcelo Chamusca: três empates, três derrotas e uma vitória. Contra o Ceará, na derrota por 2 a 0, o Fortaleza foi dominado nos 90 minutos. Só teve uma chance de perigo, no início do jogo, com Bruno Melo. Com 30 pontos, vê a zona de rebaixamento mais próxima. O Vasco, primeiro do Z-4, tem 28 pontos. Na próxima rodada, o Fortaleza encara o Flamengo de Rogério Ceni, que vem de vitória contra o Bahia. E luta pelo título da Série A do Brasileiro.
UFC
Ex-campeão peso-pena do Ultimate, José Aldo, enfim, conquistou sua primeira vitória nos galos. O brasileiro, que havia perdido seus dois compromissos na divisão, superou Marlon Vera na decisão dos jurados (triplo 29-28), sábado, no UFC Thompson x Neal, realizado em Las Vegas (EUA).
– Fiquei feliz, estava precisando da vitória nessa categoria. Eu vim para vencer. Treinei bastante MMA (…). Eu tive a oportunidade para botar para baixo, peguei as costas e, depois que eu pego ali, é difícil sair. Sobre o próximo oponente, seria uma ótima lutar contra o TJ Dillashaw. Ele está falando bastante, saindo de suspensão. Dana, pode marcar que a gente estará pronto – disparou o atleta da Nova União, que engatou em um papo cordial com Vera, ainda no octógono.
José Aldo venceu Marlon Vera por decisão unânime (triplo 29-28) — Foto: Getty Images
Thompson controla Neal e vence luta principal do UFC nos pontos
Stephen Thompson e Geoff Neal foram os encarregados de encerrar o calendário do Ultimate, em 2020. E o “Wonderboy” ditou a tônica do combate durante os cinco rounds diante do adversário, no octógono montado em Las Vegas. Ao longo dos 25 minutos, o carateca construiu a vitória na decisão unânime (triplo 50-45) com seu jogo técnico, rápido e eficiente na trocação.
Stephen Thompson acerta um chute em Geoff Neal — Foto: Getty Images