Folha Esports

FOLHA SPORTSFO 10849

FOLHA SPORTS

LIBERTADORES – FLAMENGO

O troco. O Flamengo venceu, convenceu e lavou a alma no Maracanã. E pouco importa se faltou um gol para devolver o placar de Quito. O 4 a 0 sobre o Independiente del Valle na noite de quarta-feira foi construído com autoridade e coletividade. Resposta na bola para as declarações de Miguel Angel Ramirez de que tinha um time melhor.  O Flamengo teve uma atuação inteligente desde o primeiro minuto, e o Independiente del Valle caiu na armadilha de Jordi Guerrero. Os três homens de frente faziam sombra na marcação da saída de bola e deixavam os zagueiros trocarem passes sem tanta pressão até o grande círculo. A partir daí, se deparavam com um adversário sólido defensivamente. Bem ajustado, o Flamengo roubava a bola e espetava com muita velocidade. Vertical, explorava os espaços nas costas justamente daqueles defensores que tiveram campo para avançar até serem efetivamente pressionados. O Del Valle tinha a bola, o Flamengo tinha a agressividade. E foi assim o jogo todo.

Bruno Henrique e Arrascaeta comemoram gol do Flamengo contra o Independiente del Valle — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Lincoln comemora seu gol, o primeiro do Flamengo contra o Del Valle — Foto: Staff Images / CONMEBOL

LIBERTADORES – SÃO PAULO

O São Paulo não tem mais chances de classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. O Tricolor foi eliminado da competição após a derrota por 2 a 1 para o River Plate, nesta quarta-feira, em Avellaneda, pela quinta rodada do Grupo D. Julian Álvarez fez os dois gols do River, enquanto Diego Costa marcou para o Tricolor. Foi a primeira vitória da equipe argentina sobre a brasileira em seis confrontos pela Libertadores. Justamente no momento mais crítico para Fernando Diniz em um ano de trabalho no clube. A queda foi a 22ª eliminação do time desde o último título conquistado, a Sul-Americana de 2012. Neste ano, o time comandado por Fernando Diniz caiu nas quartas do Paulistão para o Mirassol e agora parou na fase de grupos da Libertadores.

São Paulo foi eliminado na Libertadores após derrota para o River Plate — Foto: Staff Images/Conmebol

São Paulo foi eliminado na Libertadores após derrota para o River Plate — Foto: Staff Images/Conmebol

LIBERTADORES – PALMEIRAS

O Palmeiras, enfim, deslanchou! Depois de uma sequência de cinco empates seguidos em casa, a goleada por 5 a 0 sobre o Bolívar, pela Libertadores, traz um pouco mais de esperança para os torcedores. Foram dois tempos distintos da equipe. Apesar de abrir o placar nos primeiros minutos, o Palmeiras chegou a correr riscos na etapa inicial e foi salvo por Weverton. Mesmo assim, ainda conseguiu criar. Já o segundo tempo foi um massacre: intensidade, velocidade e pressão fizeram a equipe encontrar espaços, envolver a defesa do Bolívar e marcar um gol atrás do outro. Foi 5 a 0, mas poderia ter sido mais.

Jogadores do Palmeiras comemorando um dos gols — Foto: Cesar Greco\ Ag. Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemorando um dos gols — Foto: Cesar Greco\ Ag. Palmeiras

BRASILEIRO – CORINTHIANS

Um empate com sabor amargo. O torcedor do Corinthians, na esperança de uma reação da equipe a curto prazo, sofreu mais um duro golpe na noite da última quarta-feira, no empate sem gols com o Atlético-GO, na Neo Química Arena, em jogo adiado da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Uma semana depois da derrota para o Sport fora de casa, o Timão mostrou pouco para um time que começa a flertar com a parte de baixo da tabela. Apenas dois pontos separam a equipe de Coritiba, Bragantino e Botafogo, todos com 11 pontos e na zona de rebaixamento. O lento processo de reconstrução após a saída de Tiago Nunes tem frustrado até o mais otimista dos corintianos. Com semanas livres para treinos, o Corinthians de Dyego Coelho ainda não se comporta como o técnico interino deseja e segue sofrendo coletivamente.

Jogadores do Corinthians unidos antes da partida contra o Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

Jogadores do Corinthians unidos antes da partida contra o Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

BRASILEIRO – BOTAFOGO

Sofrer e não conseguir vitórias virou rotina para o Botafogo no Campeonato Brasileiro. Há alguns jogos, porém, a frustração era acompanhada da aposta no trabalho, pois avaliava-se que o resultado era injusto pelo desempenho. Interna e externamente, essa confiança virou incerteza na última quarta-feira. Mais do que o resultado, a atuação do time foi decepcionante. Em casa, o Bota não conseguiu se impor e deixou o adversário desconfortável em poucos momentos do jogo. O time começou com três zagueiros, mudou para um 4-2-3-1 no segundo tempo, mas não conseguiu corrigir os grandes erros da partida: problemas na saída de bola, pouca mobilidade e pouca aproximação.

Além da derrota, time fez outro jogo ruim — Foto: André Durão/ge

Além da derrota, time fez outro jogo ruim — Foto: André Durão/ge

NBA- FINAIS

Teve um bom susto nos primeiros minutos, é verdade. Mas o Los Angeles Lakers venceu com muita contundência e propriedade o jogo 1 das finais da NBA. Começou “muito bem, obrigado””, a caminhada do time angelino rumo ao 17º título de sua história. Embora LeBron, astro maior da companhia, tenha enchido os olhos apenas no fim, foi efetivo por todo o jogo e o time deu conta de presentear seu torcedor com um show ofensivo na vitória por 116 a 98, abrindo 1 a 0. Anthony Davis foi o nome da noite com 34 pontos, 9 rebotes, 5 assitências e 3 tocos. LeBron não precisou ser brilhante, entregando o que se espera do camisa 23: foram 25 pontos, 13 rebotes e 9 assistências. O triplo-duplo ficou por um triz. Além da força da dupla, o L.A. teve boa movimentação de bola, se agigantou nos rebotes (54 a 36), teve mais de 50% de aproveitamento dos arremessos na maior parte do jogo, e agora o Heat amarga um começo difícil. Os times voltam a se enfrentar na sexta-feira, às 22h.

Los Angeles Lakers Anthony Davis – 34 pontos, 9 rebotes, 5 assistências e 3 tocos LeBron James – 25 pontos, 13 rebotes, 9 assistências, 1 roubada K. Caldwell-Pope – 13 pontos, 2 rebotes, 2 roubadas e 1 toco Danny Green – 11 pontos, 4 rebotes, 1 assistência, 2 roubadas e 3 tocos Alex Caruso – 10 pontos, 4 rebotes, 2 assistências e 1 roubada

Miami Heat Jimmy Butler – 23 pontos, 2 rebotes, 5 assistências, 2 roubadas Tyler Herro – 14 pontos, 4 rebotes, 3 assistências Jae Crowder – 12 pontos, 2 rebotes, 2 tocos Bam Adebayo – 8 pontos, 4 rebotes

Los Angeles Lakers x Miami Heat - jogo 1 final — Foto: Nathaniel S. Butler/Getty Images