Folha Esports

FOLHA SPORTSFO 10855

FOLHA SPORTS

PEIXE CLASSIFICADO

Apesar de jogar fora de casa, o Peixe mostrou iniciativa e não se acomodou diante do Olimpia, tanto que abriu o placar. Depois, não conseguiu resistir à pressão paraguaia e levou a virada, mas no segundo tempo conseguiu os três pontos. Sánchez, Marinho e Kaio Jorge fizeram os gols da vitória. Agora, o Santos se isolou na liderança do grupo G da Libertadores, com 13 pontos, à frente de Defensa y Justicia, Olimpia e Delfín.  Kaio Jorge, Sánchez, Marinho e, principalmente, João Paulo. O quarteto, sem dúvidas, garantiu a vitória do Santos no Paraguai. O centroavante, ainda um garoto de apenas 18 anos, foi, mais uma vez, mais do que um camisa 9. Kaio Jorge saiu muito da área, armou o jogo e ainda marcou o gol da vitória do Santos no segundo tempo. Aliás, com uma tranquilidade invejável.

João Paulo salvou o Santos com ótimas defesas — Foto: Ivan Storti/Santos FC

João Paulo salvou o Santos com ótimas defesas — Foto: Ivan Storti/Santos FC

FORA DE COMBATE 

A manhã desta ultima quinta-feira foi de reinício para Gabigol. O atacante sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo direito na vitória do Flamengo sobre o Independiente del Valle e terá de usar muletas no começo da recuperação. Nas redes sociais, postou uma foto do objeto.

– Não te conhecia, mas já não gosto de você, minha sócia – escreveu o jogador.

Oficialmente, o Flamengo não dá previsão de retorno para os jogadores lesionados. Especialistas consultados pelo ge acreditam que o atacante precisará de, pelo menos, duas semanas de recuperação. Gabigol se machucou ao pisar em falso num lance no primeiro tempo da partida. Ao deixar o jogo, reclamou bastante do gramado. Ele deu uma assistência para o gol do Pedro, o segundo na goleada do Flamengo por 4 a 0 sobre o Independiente del Valle.

Gabigol muleta Flamengo — Foto: Reprodução

Gabigol muleta Flamengo — Foto: Reprodução

EM BUSCA DA RECUPERAÇÃO

Recuperado de Covid-19, Ramon Menezes voltou ao banco do Vasco no último domingo, contra o Bragantino. Durante o período, ele ficou dois jogos fora e viu o time ser eliminado pelo Botafogo na Copa do Brasil. Nesta quinta, em entrevista na Vasco TV, o treinador revelou que o mais difícil foi se afastar da rotina de trabalho.

– A minha rotina é muito forte de trabalho, sempre chego muito cedo no clube, trabalho praticamente 24 horas por dia, respiro Vasco da Gama. Foi isso o que eu mais senti. Vivemos uma situação atípica, todos nós profissionais corremos riscos. Testei positivo, mas graças a Deus não tive sintomas. Fiquei muito chateado com a notícia, tive essa preocupação com a saúde, com a família, mas fui bem representado nesse período pelo Thiago (Kosloski), Junior (Lopes) e Léo (Cupertino) – disse Ramon.

Há quatro jogos sem vencer – dois pelo Brasileiro e dois pela Copa do Brasil -, Ramon teve uma semana cheia para treinar, mas terá pela frente um desafio complicado no domingo, diante do líder Atlético-MG, em Belo Horizonte.

Vasco x Athletico - Ramon — Foto: André Durão

Vasco x Athletico – Ramon — Foto: André Durão

REFORÇO TRICOLOR

Lucca é a mais nova contratação do Fluminense para o Campeonato Brasileiro. O clube, que já tinha se reforçado para a competição com Danilo Barcelos, anunciou o atacante oficialmente na tarde desta quarta-feira. Indicação do técnico Odair Hellmann, com quem trabalhou no Inter em 2018, o jogador de 30 anos assinou contrato até abril de 2022, ganhou a camisa 7 e falou pela primeira vez como tricolor: 

– Estou muito feliz com a oportunidade. Tenho muitos companheiros aqui que eu já trabalhei junto, isso me deixa muito mais tranquilo. É um desafio gigante, estou super motivado e totalmente disposto a ajudar o clube da melhor maneira possível – afirmou ao site oficial do Fluminense.

Fluminense anuncia contratação do atacante Lucca — Foto: Divulgação/FFC

Fluminense anuncia contratação do atacante Lucca — Foto: Divulgação/FFC

REFORÇO ALVINREGO

O Botafogo está perto de anunciar a contratação do atacante Kelvin, de 27 anos. O jogador acertou a rescisão amigável com o Avaí, da Série B do Brasileirão. Faltam exames médicos para assinar até fevereiro de 2021. A informação foi publicada primeiro pelo jornal Lance!.

A princípio, o acerto é apenas até o fim do Campeonato Brasileiro, mas há cláusula que permite ao Bota renovação por mais duas temporadas em caso de bom desempenho. O atleta chega com os custos apenas dos salários e não é considerado caro. Kelvin é a aposta que a diretoria faz para repor ao menos uma opção de velocidade após as saídas de Luis Henrique e Luiz Fernando.

Kelvin, Avaí — Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC

Kelvin, Avaí — Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC

FORA DE COMBATE 

Otero será desfalque certo do Timão em duelo contra o Santos, na próxima quarta-feira, e contra o Ceará, no dia 11 de outubro. Ele também pode perder o jogo contra o Athletico-PR, no dia 14. Todos os compromissos são válidos pelo Campeonato Brasileiro.

Otero é titular do Corinthians há cinco jogos e tem um gol marcado. Se não for usado no jogo contra o Paraguai, tem chances remotas de retornar a tempo de estar em campo contra o Furacão, em Curitiba. A tendência, porém, é que seja desfalque.

Romulo Otero, meia do Corinthians, em ação pela Venezuela — Foto: Getty Images

Romulo Otero, meia do Corinthians, em ação pela Venezuela — Foto: Getty Images

SITUAÇÃO COMPLICADA

Alvo de fortes críticas por parte da torcida, Diniz segue como técnico do São Paulo. A terceira posição no Brasileirão e o fim da gestão do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, que sai em dezembro, são pontos a favor da permanência do treinador. O clu
be vai eleger um novo presidente no fim do ano. A mudança de gestão e a proximidade do fim do ano tornariam o contexto desfavorável para uma eventual troca no comando. Internamente o trabalho do treinador é bem avaliado, apesar dos resultados ruins. De agora em diante o São Paulo tem pela frente o Brasileirão (enfrenta o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira) e a Copa do Brasil (vai pegar o Fortaleza nas oitavas de final). Para entrar na Sul-Americana, competição ainda sem data para retorno, o time tem de ficar na terceira posição do Grupo D da Libertadores. A equipe fecha a participação nessa edição contra o Binacional, no Morumbi, no dia 20 de outubro. Um empate garante a terceira posição.

Fernando Diniz segue como técnico do São Paulo  — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Fernando Diniz segue como técnico do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

TIME MANTIDO

Muita gente pode ter estranhado a escalação do Palmeiras no jogo contra o Bolívar, na quarta-feira, pela Libertadores. Na ocasião, o técnico Vanderlei Luxemburgo deixou Gabriel Menino, Zé Rafael e Lucas Lima, até então titulares, no banco. A opção do treinador, porém, tem a ver com o jogo de sábado, contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. Os três citados acima estão suspensos e não poderão jogar. Assim, ele já quis trabalhar a equipe que mandará a campo.  Dessa forma, o meio de campo deve ser o mesmo do duelo com o Bolívar: Patrick de Paula, Bruno Henrique e Raphael Veiga. O último deles, inclusive, teve ótima atuação e fez um gol na quarta-feira. Mudanças no ataque também só devem ocorrer por questões físicas. Luiz Adriano e Gabriel Veron, em recuperação de lesões, são dúvidas. Se a dupla seguir fora, Luxa deve manter o trio formado por Rony, Wesley e Willian, destaque na goleada de 5 a 0 sobre o Bolívar.

A tendência é que o Palmeiras vá a campo com Weverton, Marcos Rocha, Felipe Melo, Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Rony, Wesley e Willian.

Luxemburgo conversa com Patrick de Paula, provável titular contra o Ceará — Foto: César Greco

Luxemburgo conversa com Patrick de Paula, provável titular contra o Ceará — Foto: César Greco

GRENAL 

O Grêmio realizou mais um treinamento tático na tarde desta quinta-feira no CT Luiz Carvalho com vistas para o Gre-Nal de sábado, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Como de costume em semana de clássico, Renato Portaluppi mantém as dúvidas na equipe.  A atividade, conforme relato do próprio clube, foi técnica e tática. Renato deve ter os retornos de Maicon e Jean Pyerre no meio-campo. E também poderá contar com Lucas Silva, que cumpriu suspensão na última rodada. Assim, a dúvida passa a ser a presença de Maicon ou Jean na vaga de Darlan, já que Lucas retomou a titularidade ao se posicionar como volante centralizado no tripé gremista.

Uma provável escalação tem: Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda (Rodrigues), David Braz e Cortez; Matheus Henrique, Lucas Silva, Darlan (Maicon ou Jean Pyerre); Alisson, Pepê e Diego Souza.

Vanderlei em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Vanderlei em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

INTERNACIONAL 

Eduardo Coudet começa a definir a escalação do Inter para o Gre-Nal do próximo sábado, às 17h, na Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão, com uma pitada do mistério que é tradicional no clássico. O treinador aguarda a nova bateria de testes para Covid-19 para definir quem será seu lateral-direito titular no duelo com o Grêmio. D’Alessandro e Yuri Alberto voltam a ficar à disposição. Após perder Saraiva para o restante da temporada devido à ruptura do ligamento cruzado do joelho direito, o treinador espera para saber se Rodinei terá condições de jogo. O lateral está fora de combate após contrair o coronavírus às vésperas do empate com o São Paulo e depende do resultado positivo para integrar a delegação. Caso não tenha condições, Heitor deve ser o titular da posição. Edenílson também retorna. Além da indefinição, Coudet conta com um retorno para o Gre-Nal. D’Alessandro está à disposição do treinador após ter ficado fora do empate em 0 a 0 com o América de Cali devido a problemas familiares.

O provável Inter tem: Marcelo Lomba; Heitor (Rodinei), Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Boschilia e Patrick; Thiago Galhardo e Abel Hernandez

D'Alessandro, em ação no treino do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

D’Alessandro, em ação no treino do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

COPA DO BRASIL – CONFRONTOS

O sorteio realizado pela CBF na ultima quinta-feira definiu os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. Os cinco times que avançaram na quarta fase se juntam às 11 equipes que entram direto na competição nas oitavas de final.

Confira os duelos e os mandos de campo:

Santos x Ceará, cearenses decidem em casa

Grêmio x Juventude, que decide em Caxias do Sul

Botafogo x Cuiabá (MT), a vaga será definida em Cuiabá

Fortaleza x São Paulo, paulistas decidem em casa

Athletico x Flamengo, com decisão no Rio de Janeiro

Atlético-GO x Internacional, gaúchos decidem em casa

Bragantino x Palmeiras, que decide em casa

Corinthians x América-MG, mineiros decidem em casa