AFONSO RODRIGUES

Força nem sempre é poder

“Dos dois poderes que governam o mundo, a força e a inteligência, é a força que sai sempre vencida”. (Napoleão Bonaparte)

A verdade é que nem sempre podemos mergulhar nesse assunto sem nadar na política. Confusão que vem nos prejudicando há milênios. E pelo que vemos, iremos continuar marchando sobre o mesmo trilho, por mais alguns milênios. Mas, tudo bem. O importante é que comecemos a abrir nossas mentes, para o desenvolvimento racional. Nada de violência. Podemos ser superiores sem inferiorizar o próximo. O que deveria passar pelas cabeças dos políticos que acham que o poder está na força. Todos os grandes ditadores do mundo pensaram, e pensam, assim. Vamos parar um pouco com os pensamentos sobre o poder e ser mais racionais. E o importante é que não tentemos fazer disso uma religião. A racionalidade é o aprimoramento da mente. A liberdade mental é uma arma poderosa. E por isso deve ser educada, para saber escolher a vereda a ser seguida.

Você, jovem, independentemente do seu sexo, mantenha sua mente aberta para o racional. Sem racionalidade não chegaremos ao progresso necessário para o desenvolvimento humano. Continuaremos caminhando por veredas escuras, seguindo orientações dos desorientados. Estamos nos aproximando das próximas eleições e o que vemos, nos preparos, não vai além do que vem de longe. Reflita sobre você, e vá em frente no que você é. O que exige desenvolvimento mental para o equilíbrio mental. Não permita que os outros dirijam você, levando-o para destino que você não foi capaz de escolher. Vamos nos educar, politicamente, para sermos realmente cidadãos. E a política está na educação. Porque quando somos educados sabemos o que escolher, dentro dos padrões racionais.

Sempre que nos concentramos nos desmandos de políticos de tempos passados, só nos deparamos com absurdos considerados como política. Quando na verdade, política não é absurdo. Vamos ser mais racionais e agir como merecedores do respeito que queremos e devemos buscar, com nossa educação. Estude com racionalidade sobre o caminho que você deve tomar para reclamar, educadamente, o seu direito à cidadania. E esta só existe com democracia. E por enquanto não temos nem uma coisa nem a outra. Tenha em mente que ainda precisamos nos educar para merecer o voto facultativo. E sem ele não há liberdade no voto. Sem ele continuaremos votando por obrigação e não por dever. Vamos nos educar para merecermos a liberdade que desejamos e precisamos. Mas vamos com calma. Nada de briguinhas comadrescas, que é o que vemos no nosso dia a dia. Reflita sobre isso e vá devagar. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460