CANARINHO
Começamos nosso primeiro Giro Esporte com uma pergunta: Teremos bolo de oito anos da reforma no Estádio Flamarion Vasconcelos, mais conhecido como Canarinho?
Nesta semana a Folha de Boa Vista com a brilhante reportagem de Fabrício Araújo publicada no dia 03/04 relembrou que a reforma do Estádio com promessa de ser subsede da Copa do Mundo de 2014 já dura sete anos. A reforma foi anunciada em 2010, teve inicio em 2012, ficou alguns anos parada e foi retomada em 2015. Enquanto isso Roraima sequer tem um local adequado que atenda todos os requisitos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para partidas oficiais a nível nacional.
Neste ano o São Raimundo disputou a Copa do Brasil contra o América-MG. Até o dia do jogo, o clube viveu uma novela até que se decidisse o local que receberia o confronto. Entre Ribeirão e Vila Olímpica, o palco escolhido foi a Vila. Tudo certo se a torcida pudesse participar, o que não ocorreu. O jogo foi de portões fechados.
O resultado dentro das quatro linhas foi um empate sem gols e eliminação na primeira fase da equipe roraimense que precisaria vencer para avançar. A reclamação no dia da eliminação tanto dos atletas quanto do treinador era de que faltou o 12º jogador (o torcedor).
Até quando teremos que viver esse impasse? Até quando o dilema de onde jogar competições nacionais? Será que finalmente o dinheiro dos cofres públicos serão convertidos em: ‘que bom te reencontrar Canarinho’, ou então em ‘prazer em conhecer suas dependências, só lhe conhecia por fora’. Resta-nos esperar pelas cenas dos próximos capítulos dessa novela no que se refere à conclusão da obra.
FUTEBOL FEMININO
Nesta semana tivemos representantes roraimenses no Campeonato Brasileiro Feminino A2. Devemos ressaltar o ímpeto das jogadoras do São Raimundo contra as mato-grossenses. O time feminino do Mundão empatou na última quarta-feira, 03, em 1 a 1 com o Operário-MT fora de casa e merece todos os aplausos possíveis. A partida foi na Arena Pantanal, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, localizado na cidade de Cuiabá-MT. Atual campeão Estadual, o Mundão é o representante de Roraima na competição nacional.
Serão cinco jogos, destes, dois serão realizados aqui em Boa Vista com data, hora e local a ser definido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A roraimenses estão no Grupo 2 da competição nacional junto com Operário-MT, 3B Sports-AM, Atlético-AC, Pinheirense-PA e Porto-RO.
As jogadoras e toda a comissão técnica chegaram a Boa Vista nesta quinta-feira, 04, e a volta da preparação será feita de olho confronto contra o Atlético-AC, marcado para o dia 14 deste mês na Arena da Floresta em Rio Branco. Vale lembrar que neste tipo de competição, marcar pontos fora de casa faz toda diferença.
COMEMORAÇÃO EM RORAIMA
Saudações a Osmar de Matos, que agora aparece fortemente na direção da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) como vice-presidente de competições da entidade. Após eleição realizada no dia 30/03 a chapa encabeçada por Marcos Madeira foi aclamada e que tomou posse no dia 31/03. Com a nova missão no futsal brasileiro, Osmar de Matos renunciou a FRFS (Federação Roraimense de Futebol de Salão) após 22 anos na presidência.
Juntamente com Madeira e outros dirigentes, Osmar irá exercer a nova função no próximo quadriênio. O novo mandatário da Federação que cuida do Futsal no Estado será Vicente Nascimento, até então vice e que agora assume o posto de presidente. Parabéns Osmar, pela conquista e sucesso nessa nova caminhada!
ANIMAÇÃO NO ESTÁDIO RIBEIRÃO
Se você frequenta ou irá frequentar o Estádio Ribeirão nos jogos do Campeonato Roraimense, você já deu ou vai dar de cara com um animador de jogos super carismático: o Barezinho. Com seu humor irreverente ele puxa a animação do público presente nas arquibancadas. Nos intervalos faz perguntas e distribui brindes aos acertadores, além de colocar a famosa música “caxiri na cuia”, que animam os torcedores que visitam o Raimundo Ribeiro de Souza.
Barezinho é sempre atração à parte. Não podemos deixar de agradecer a ele, já que por vezes ele entoou o nome do Jornal Folha de Boa Vista com nosso slogan: Um Jornal Necessário, todas as vezes que notou a presença da equipe de esporte deste grupo. Nosso muito obrigado.
PELO MUNDO
O brasileiro Vinicius Júnior mostrou no treino desta quinta-feira, 04, que sua recuperação está sendo um sucesso. O jovem atacante do Real Madrid deu um passo importante para seu retorno com a camisa merengue.
Esta é a primeira vez que Vinicius Júnior aparece nos treinamentos do Real desde que se machucou no jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Ajax. A recuperação do brasileiro tem seguido todos os critérios de forma rigorosa para ele retorne ao time e esteja à disposição do técnico Zidane. A previsão é que esse retorno seja no final deste mês.
Safra da nova geração brasileira, Vinicius Júnior tem a pretensão de voltar o quanto antes para quem sabe defender a camisa amarelinha na Copa América, que neste ano será disputada no Brasil entre junho e julho. Vale lembrar que o atacante era titular no Real Madrid quando se machucou e tinha sido convocado por Tite para os últimos amistosos. Será que dá?