Por Ribamar Rocha WhatsApp 98113 6002
Olá! Bom dia, boa tarde e boa noite.
Faltando apenas sete dias para o jogo entre São Raimundo x Cruzeiro de Minas Gerais, na abertura do Estádio Canarinho e válido pela Copa do Brasil, já se começa a perceber a movimentação de pessoas alheias aos trabalhos de jornalismo esportivo a querer ‘entrar’ no estádio. Como a Associação dos Cronistas Esportivos de Roraima (Acer) está desativada e a diretoria do São Raimundo – que é a responsável direta pelo jogo – não tem estrutura para isso, seria bom que a Secretaria de Comunicação do Governo tomasse para si a responsabilidade de fazer o credenciamento, confeccionar crachás e definir os profissionais de imprensa que vão trabalhar na cobertura do jogo.
Isso torna-se de grande importância para separar as pessoas que trabalham na cobertura de jogos em Roraima e aqueles que querem apenas aproveitar o fato da inauguração do estádio e a vinda do Cruzeiro (que apesar estar na Segunda Divisão é um clube de primeira grandeza), para fazer selfies e lives. Digo isso com experiência de estar há 20 anos acompanhando o futebol de Roraima e já vi muitas histórias deste tipo.
Muitos aparecem apenas nestes jogos da Copa do Brasil quando, geralmente, é um grande clube que vem disputar a vaga com nossos representes. Quando se trata de jogos do Campeonato Estadual, só os cronistas da Folha de Boa Vista, a Rádio Roraima e a TV Roraima são vistos no local. Não que queira dizer que os demais companheiros jornalistas não possam fazer seus trabalhos neste jogo de São Raimundo e Cruzeiro. Mas que possam também estar trabalhando e divulgando os jogos do Campeonato Estadual. Fica a dica!
Outro fator determinante para o credenciamento é quanto ao número de profissionais que podem ficar à beira do campo. Além da experiência de saber o que pode e o que não pode fazer próximo ao campo de jogo (existem algumas regras, sabiam?).
GERADOR
Como Roraima não tem energia confiável, a equipe da Secretaria Estadual de Infraestrutura já providenciou a instalação de um potente gerador no Estádio Canarinho, que vai garantir energia e consequentemente a realização do jogo entre São Raimundo x Cruzeiro Mineiro. É como diz o velho ditado popular “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”. A festa tá garantida, pode comprar seu ingresso.
ACORDO
Os torcedores do Flamengo estão na torcida para que a Globo e o clube da Gávea cheguem a um acordo e possam, enfim, acompanhar os jogos do seu clube no Campeonato Carioca pela TV. O que se comenta é que a diretoria rubro-negra e a Vênus Platinada podem chegar a qualquer momento a um acordo sobre os valores de direito de transmissão dos jogos. Que o final seja feliz para o bem da torcida rubro-negra.
ESTREIA
E por falar em Flamengo, os roraimenses e rubro-negros Bira Magalhães, Waney Vieira, Gelbson Braga, Eduardo Figueiredo e Alexandre Cordeiro, e tantos outros, estão na expectativa de verem Thiago Maia jogando com a camisa Rubro-negra neste sábado, dia 8, contra o Madureira. Sem depender de outros resultados, o Flamengo garantirá a vaga nas semifinais da Taça Guanabara no caso de vitória diante do Madureira, neste sábado, pela 6ª rodada do turno.
ARBITRAGEM
O árbitro Antônio Frutuoso, da Federação do Amazonas e CBF, e o ex-arbitro assistente da FRF/CBF, Gean Carlos de Oliveira, serão os ministrantes da Clínica de Árbitro de Futebol Campo que será realizada nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro na Escola Estadual Joselma Alves de Lima, em Rorainópolis. Ao final do curso, na tarde de sábado, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática o aprendizado teórico atuando em jogos do Campeonato Municipal. A realização da clínica é da Federação do Desporto Escolar do Estado de Roraima em parceria com o Instituto do Desporto de Roraima, com apoio da Prefeitura de Rorainópolis.
Você pode interagir e ajudar a fazer a Coluna enviando mensagens para o WhatsApp 98113 6002.