Bom dia,

Hoje é segunda-feira (04.04). Findo o prazo de filiações partidárias e reveladas as pré-candidaturas de alguns partidos ao governo do estado, até agora os eleitores e as eleitoras de Roraima não podem reclamar de falta de opções. Pelo menos seis postulantes a governar Roraima a partir de janeiro de 2023 já foram citados. Por ordem alfabética: Antônio Denárium (PP); Isamar Ramalho (PSC); Juracy Escurinho (PDT); Petrônio Araújo (PTB); Rudson Leite (PV/PT/PC do B); e Teresa Surita (MDB). Resta aos eleitores e as eleitoras fazer sua parte, investigando a vida de cada um deles e suas propostas; bem como avaliar suas companhias, ou seja, seus companheiros e companheiras de partido e coligações para garantir suas possíveis governabilidades. Já é tempo de começar as escolhas.  

 EDUCAÇÃO

O deputado federal Haroldo Cathedral (PSD) falou ontem, na Rádio Folha FM 100.3 sobre educação brasileira e roraimense. Para ele, a pandemia de Covid19, que ainda não terminou, vai demarcar um novo tempo no processo educacional brasileiro, que terá que encontrar um meio-termo entre aulas presenciais e à distância, como estratégia para preservar a qualidade do processo de aprendizado. Entre outras coisas, Haroldo Cathedral diz que seja qual for a forma da educação ministrada é necessário que sejam preservados os valores culturais de cada sociedade onde ela se realiza, sob o risco de perda de identidade, que é fundamental para o crescimento econômico, social e cultural da população.

INDEPENDENTE

O deputado federal Haroldo Cathedral, que não é candidato à reeleição, preside o PSD em Roraima. Disse que seu partido até agora priorizou a formação de nominata tanto para disputar, com competitividade, a eleição para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Ainda, segundo o parlamentar, não está decidido se o PSD de Roraima terá candidatos ao Senado Federal e ao governador do estado, cuja definição ainda vai ser discutida no âmbito interno do partido em consonância com a direção nacional da sigla. “Somos um partido de centro e temos entre os filiados, pessoas com diferentes visões doutrinárias. Do ponto de vista das eleições deste ano temos independência em relação a todas as alternativas que até agora foram apresentadas”, disse Haroldo Cathedral.                

BOLSONARISTA

O médico cardiologista Petrônio Araújo é o pré-candidato ao governo do estado pelo PTB. Ontem, domingo, em entrevista ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3 ele se apresentou como o bolsonarista mais puro sangue entre todos os que até agora se apresentaram ao eleitorado roraimense. Argumentou que os demais têm a seu redor, na ilharga como dizem os paraenses, gente de esquerda capaz de confundir os eleitores. “Só o PTB tem políticos claramente de direita e que não têm dúvida no apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Nós queremos os votos de quem acredita nos princípios defendidos pela direita, que inclui a defesa da família, dos valores cristãos e da liberdade. Queremos ser uma alternativa à esquerda, que só traz miséria e violência para a população”, disse.

MÉDICO

Petrônio Araújo é formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e fez residência em cardiologia na Universidade do Estado de São Paulo (USP). Sobre a saúde pública estadual ele garantiu que se eleito for, vai nomear para dirigir a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) um médico, ou médica, com experiência em administração fruto de entendimento com a classe de servidores da área de saúde do estado. É preciso, segundo Petrônio Araújo, que o dirigente do setor entenda de saúde, para poder cobrar adequadamente os profissionais que trabalham junto aos pacientes. O pré-candidato não entrou em detalhes com relação à forma de escolha dos futuros dirigentes.

CAUTELA

Apesar do fim do prazo para filiações partidárias, os dirigentes locais dos partidos continuam adotando muita cautela na divulgação da nominata completa para a disputa tanto à Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa. Na verdade, a definição das candidaturas só deverá ocorrer mesmo nas convenções dos partidos, que serão realizadas no junho próximo, mas a cautela na divulgação dos nomes decorre da possibilidade de troca de partidos, que ainda pode ocorrer nos bastidores, mediante acordo entre os partidos, até o encaminhamento das filiações à Justiça Eleitoral. Até lá, as pressões e ofertas vão continuar intensas.

REGULARIZAÇÃO

A partir de amanhã, terça-feira (05), o Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) vai montar um stand para atendimento dos interessados em regularizar as ocupações dos lotes no bairro Pedra Pintada, que surgiu em decorrência de uma invasão de terras de propriedade do estado. O ponto de atendimento será montado em frente ao centro de atendimento de adolescente do estado, que fica na entrada do novo bairro. A meta do Iteraima é regularizar ainda este ano algo em torno 600 ocupações de boa-fé e devidamente comprovadas através de documentação e vistoria pessoal dos técnicos do órgão.