Apรณs duas dรฉcadas, novos viadutos serรฃo um passo importante para a mobilidade urbana
Jessรฉ Souza*
Quando o entรฃo governador Ottomar Pinto inaugurou o Viaduto Pery Cardoso Lago, no dia 16 de dezembro de 2000, no fim de seu segundo mandato, encerravam-se ali anos de severas crรญticas de opositores que alegavam que estava sendo erguida ali, no cruzamento das avenidas Glaycon de Paiva e Venezuela (trecho urbano da BR-174), uma obra desnecessรกria para um Estado com uma populaรงรฃo pequena.
Duas dรฉcadas se passaram, e o tempo se encarregou de provar a grande importรขncia do viaduto para o ordenamento do trรขnsito e ร seguranรงa da vida dos condutores, uma vez que, desde dรฉcadas atrรกs, mesmo com pouco trรกfego naquela รฉpoca, muito acidentes graves com vรญtima fatais ocorreram naquele cruzamento, inclusive com vรญtimas sobreviventes sofrendo sequelas atรฉ hoje.
Com certeza, muitas vidas foram poupadas, prejuรญzos e sofrimentos evitados, bem como transtornos no trรขnsito superados com dรฉcadas de antecedรชncia. No entanto, 23 anos se passaram e nada mais de substancial intervenรงรฃo na engenharia do trรขnsito foi realizada na Capital, especialmente ao longo das avenidas Venezuela e Guiana, as quais recebem um grande fluxo de veรญculos nรฃo apenas de passeio da cidade, mas de transporte de cargas vindos de outros estados e paรญses.
As duas avenidas fazem cruzamento com as principais vias arteriais que recebem todo trรกfego de quem transita dos populosos bairros da zona Oeste em direรงรฃo ao Centro, e vice-versa, alรฉm do fluxo de veรญculos que vรชm (ou vรฃo) de Manaus (AM), Venezuela e Guyana, bem como aqueles que estรฃo em trรขnsito para todos os 14 municรญpios do interior de Roraima. ร um trecho de grandรญssima importรขncia para a mobilidade urbana.
Sem contar que nestas avenidas ainda estรฃo localizadas as principais lojas de autopeรงas e oficinas mecรขnicas, hospitais, rodoviรกria, hotรฉis, postos de combustรญveis, Distrito Industrial e ponto de recepรงรฃo de venezuelanos que chegam diariamente ao Brasil. Jamais aquele setor da cidade deveria ter sido negligenciado quando se fala de ordenamento do trรขnsito. Mas foi, historicamente e infelizmente.
Os fatos indicam que, finalmente, uma autoridade decidiu agir. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, durante entrevista ร Rรกdio Folha, neste domingo, anunciou a construรงรฃo de dois viadutos, um deles na Avenida Venezuela, no chamado โsinal do Ibamaโ, e outro na Avenida Centenรกrio, no entroncamento tambรฉm com o trecho urbano da BR-174.
O prefeito ainda anunciou que estรฃo sendo realizados projetos para construir outro viaduto, desta vez no cruzamento das avenidas Venezuela e Guyana, ponto chamado de โbola do Trevoโ, e outra ponte sobre o Rio Cauamรฉ no segmento da Avenida Minas Gerais, na zona Leste da Capital, que interligarรก aquele setor da cidade ร zona rural de Boa Vista.
Enquanto o viaduto รฉ importante para ordenar o conturbado trรกfego daquelas importantes avenidas, somando-se ao jรก existente Viaduto Pery Lago e ao que serรก erguido no sinal do Ibama, a construรงรฃo da nova ponte รฉ imprescindรญvel para tambรฉm acabar com a balbรบrdia no trรขnsito que se forma na saรญda da cidade pelo trecho norte da BR-174, sobre a estreita ponte sobre o Rio Cauamรฉ.
O trรกfego naquele setor complicou a partir da expansรฃo urbana da Capital, com o surgimento de bairros como Said Salomรฃo e Pedra Pintada, alรฉm da franca urbanizaรงรฃo da regiรฃo do Bom Interno, que em breve se tornarรก outro importante centro urbano. E por lรก ainda tem o fluxo do trรขnsito para o complexo penitenciรกrio de Monte Cristo, usinas termoelรฉtricas, Venezuela e Serra do Tepequรฉm. Daรญ a importรขncia desta nova ponte para garantir a mobilidade para aquela regiรฃo, dando mais uma opรงรฃo de locomoรงรฃo para moradores e trabalhadores daquela nova รกrea da cidade em expansรฃo.
Entรฃo, o que a populaรงรฃo espera รฉ que o prefeito de Boa Vista concretize as obras de construรงรฃo dos dois viadutos, alรฉm dos projetos para captaรงรฃo de recursos para erguer outro viaduto e a nova ponte do Cauamรฉ. Com certeza, serรฃo obras que vรฃo dar o passo definitivo para melhorar nรฃo apenas a mobilidade urbana, mas tambรฉm garantir mais bem-estar e seguranรงa ร populaรงรฃo, que atรฉ hoje sofre com o conturbado trรขnsito roraimense. A Histรณria se encarregarรก de mostrar este grande feito.
*Colunista