Leila Malouf celebra 30 anos de sabores e elegância no Mato Grosso

Leila Malouf no lançamento do seu livro em 2024. Foto: Samuel Neto
Leila Malouf no lançamento do seu livro em 2024. Foto: Samuel Neto

A cuiabana Leila Malouf é uma referência no estado mato-grossense quando se fala em elegância e banquetes. Em setembro do ano passado foi lançado o livro “A Cozinha é minha vida”, uma homenagem à trajetória e ao legado de Leila Malouf e aos trinta anos da empresa que leva seu nome.

O livro é uma obra de arte com fotografias maravilhosas de Samuel Afonso Pereira Neto.

Tudo começou em 1994, em uma pequena cozinha improvisada no bairro de Goiabeiras, em Cuiabá, ali nasceu o Buffet Leila Malouf, um marco em empreendedorismo, gastronomia e trabalho em família.

Atualmente, a empresa opera um complexo de eventos que possui seis espaços, construídos em uma área de 90 mil metros quadrados, e em breve, irá abrir mais um com capacidade para 2.500 pessoas, com inauguração prevista para junho de 2025.

Segundo Alan Malouf, filho de Leila, “ O Grupo Ás, do qual o buffet faz parte, é a maior empresa de alimentação e entretenimento do Centro-Oeste. A marca Leila Malouf prima por um atendimento exemplar, com cardápios diferenciados e personalizados. Para fazer essa engenharia acontecer , contamos com uma equipe apaixonada pelo que faz, que cuida de cada detalhe, desde o primeiro dia de atendimento até o final do evento”.

O livro “ A Cozinha é minha vida” é uma celebração à vida, à gastronomia, às receitas de sucesso e a riqueza cultural mato-grossense.

Leila tem profundas raízes libanesas, seu pai, Elias Daud Ayoub, desembarcou no Brasil em 1914. Sua mãe Lourice, a inspirou na arte de cozinhar e a combinar o melhor da culinária árabe com os sabores contemporâneos.

O livro está dividido em três partes: “Antes de tudo: minha história com a cozinha”; “Receitas: sabores que fazem parte da minha vida”; e “Banquetes & Festas”. São treze capítulos que mesclam a história de Leila com títulos como: “Sou uma mistura”, contando sua origem; “Tempero de família”, falando sobre suas raízes libanesas; “À frente das panelas” no qual fala sobre como tudo começou; “Perto do fogo”, onde fala sobre o desafio de empreender aos 40 anos; “Desafios para todos os gostos”, no qual conta um pouco dos desafios do negócio ao longo dos anos e vários outros.

O livro tem receitas maravilhosas que vão desde entradas; carnes; culinária árabe com babaganush, kibe cru, charuto de folha de uva; canapés; Rio & Mar; Massas; e Sobremesas.

A culinária regional também está presente com receitas como o Involtini de pintado com banana da terra, Rigatoni pantaneiro com carne seca, e a cozinha internacional com pratos à base de camarão, bacalhau, lagosta. A receita de hoje, está no livro e foi encaminhada por Leila.

“Minha filha mais nova, Ariani, estudou e trabalhou por vários anos em São Paulo e na Europa. Ao retornar para Cuiabá, em 2005, trouxe com ela muito aprendizado e várias inovações. O Brie, queijo até então produzido apenas na França, foi uma delas. Formada na escola Le Cordon Bleu, a mais renomada e tradicional do mundo, ela se apaixonou por esse ingrediente e, ao voltar para o Brasil, descobriu que várias empresas brasileiras produziam uma versão de alta qualidade e mais acessível. Passamos, então a incluir o Brie em receitas especiais, com atualizações diferenciadas. E, ainda hoje, segue sendo um dos “queridinhos” das noivas, que fazem questão de trazer esse sabor para os cardápios de seus banquetes.”

A ideia de reunir as memórias e as principais receitas de Leila Malouf em um livro nasceu em 2022 e foi idealizado pela Mercatto Comunicação, e contou com apoio da Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Mato Grosso (Fecomércio-MT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) e da editora Entrelinhas.

O livro ainda não está disponível para o público em geral, foi feito apenas uma primeira edição para divulgação, e assim que estiver disponível irei divulgar, pois é uma obra de arte da cozinha de uma grande banqueteira que deve servir de guia para quem quer trabalhar no setor de grandes banquetes e festas.

Receita da Semana

Queijo Brie com massa filo, praliné de castanha e favos de mel – Por Leila Malouf

Ingredientes

  • 1 unidade de queijo Brie
  • 100g de massa filo
  • 50g de manteiga
  • 50g de castanha de caju
  • 50g de castanha do Pará
  • 50g de nozes
  • 50g de pistache
  • 100 ml de mel
  • Brotos de ervas
  • Flor de mel
  • 1 bandeja de morango
  • Favo de mel – opcional

Modo de Preparo

Em uma panela, misture as castanhas picadas com o mel em fogo médio até ferver. Reserve. Envolva o queijo Brie com a massa filo.

Pincele a manteiga derretida em cada camada da massa e por cima também. Leve ao forno pré-aquecido a 200° por 5 minutos. Cerca de 20 minutos antes de servir, leve o Brie ao forno pré-aquecido a 170° por 10 minutos ou até dourar a massa.

Tire do forno e acrescente o praliné de castanhas e o favo de mel e decore com brotos, flor de mel e morango.