Bom dia,

PREVIDÊNCIA

O projeto de lei que traz mudanças no Regime Previdenciário dos Servidores Públicos de Boa Vista (Pressem), e aumenta a contribuição dos servidores de 11% para 14%, atenderia a uma imposição do governo federal, conforme informou o secretário de Administração, Márcio Vinícius Almeida, acompanhado do secretário de Comunicação, Marcelo Moreira. Durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha, ele explicou que, após notificação do Ministério da Previdência, a prefeitura precisa implementar mudanças para evitar problemas futuros.

TETO

O projeto chegou a ser apresentado em 2019, foi retirado na época, mas agora precisa ser retomado para garantir a regularidade do sistema. O secretário garantiu que a prefeitura de Boa Vista também fará sua parte, chegando a quase 20% de contribuição patronal, para ajudar a garantir a sustentabilidade do Pressem. Quanto ao teto de aposentadoria, que deverá ser fixado em torno de R$ 8 mil, o secretário esclareceu que ele se aplicará aos novos servidores, que terão a opção de aderir a uma previdência complementar. A medida, segundo o gestor, também é determinada pelo governo federal.

Em resposta às críticas sobre a falta de transparência e de discussão do texto com os servidores, o secretário Márcio Vinícius Almeida destacou que a administração municipal está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o projeto, e sugeriu que os servidores interessados agendem um horário no Pressem para tirar suas dúvidas.

AVANÇOS

Em Roraima, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o leilão para exploração de dois blocos na bacia sedimentar do Tacutu ocorrerá em novembro de 2025, com expectativa de gerar, de partida, até 5 mil empregos. O deputado federal Gabriel Mota (Republicanos) repercutiu a notícia durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha, e acrescentou que, no próximo mês, será anunciada a expansão da conectividade digital no estado, com a instalação de fibra óptica subaquática do Amazonas. A previsão é que, com isso, a velocidade da internet no estado seja ampliada em 13 vezes.

TUCURUÍ

A instalação das torres ao longo da BR-174 finalmente concretiza o que por anos viveu somente no imaginário roraimense: que o Linhão de Tucuruí está saindo do papel. Na última sexta-feira (21), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou as obras e informou que 80% do projeto já está concluído, com previsão de entrega em 2025. Certamente, a inauguração deverá ser tratada como um trunfo político, e muitos vão querer reivindicar participação nessa conquista.

GUIANA

Na última semana, Boa Vista recebeu uma comitiva ministerial da Guiana para discutir o fortalecimento da cooperação econômica com Roraima. A presidente da Câmara de Comércio Brasil-Guiana, Ilaine Heinz, comentou, durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha, o peso simbólico da visita, especialmente pela presença de ministros de alto escalão guianenses. Ela pontuou que a Câmara, além de ser um elo entre os dois países, está de portas abertas para orientar investidores brasileiros a encontrar “o caminho das pedras” na Guiana, oferecendo suporte para quem quer investir por lá. Segundo ela, o cenário nunca esteve tão favorável.

MILHÕES

A CPI que investiga o suposto desvio de recursos públicos em São Luiz do Anauá — o menor município de Roraima — solicitou documentos que comprovem o uso de mais de R$ 100 milhões em emendas parlamentares recebidas entre 2020 e 2024, período que abrange o fim do primeiro e toda a segunda gestão do ex-prefeito James Batista (Solidariedade). A primeira reunião da comissão ocorreu em São Luiz, na noite da última quinta-feira (20), e após a análise dos documentos, os deputados poderão convocar gestores, ex-gestores, servidores e empresários para prestar esclarecimentos. Vamos ver.

FEDERAL

Observadores mais atentos às publicações do Diário Oficial da União têm notado uma movimentação na Superintendência da Polícia Federal em Roraima. Nas últimas semanas, diversas trocas e alterações em cargos estratégicos vêm sendo registradas. As mudanças ocorrem após o Ministério Público Federal (MPF) anunciar inspeções em várias delegacias da PF no estado, para avaliar a regularidade dos procedimentos em algumas áreas. Embora não haja confirmação de que os episódios estejam relacionados, a coincidência chamou a atenção de um atento leitor da Coluna.

PENDURICALHOS

Continuando sua saga de ser protagonista da vida dos brasileiros, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de uma só canetada dobrou o salário dos magistrados deste país tupiniquim. A manobra é a seguinte: a partir de agora os “penduricalhos” recebidos por juízes e ministros não poderão ultrapassar algo em torno de passar algo em torno de 47.000,00 por mês. Ora, ninguém tem dúvida de que todos passarão a receber esse teto, que cairá nos bolsos desses magistrados isentos do pagamento de Imposto de Renda, afinal, são classificados como renda indenizável. Pode?

MULTA

E para não parar por aí, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que pais de não levarem seus filhos para tomar a vacina contra Covid 19 poderão ser multados. Mais uma vez, é o Judiciário assumindo a prerrogativa do Legislativo na maior cara-de-pau. Mas, a formiga sabe a folha que corta e certamente deputados e senadores não tomarão qualquer reação. Os presidentes da Câmara Federa, Hugo Mota (Republicanos-PB) e David Alcolumbre (União-AP) estão como comensais de comitiva de Lula da Silva (PT) que faz um périplo pelo Japão e Vietnã.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.