Letras Saborosas

LETRA SABOROSAS 06 04 2019 7952

ENTRADA

Hoje não vou falar sobre ingrediente amazônico, mas de um prato que traz lembranças da minha infância no Rio de Janeiro.

Há 60 anos começou a história do restaurante La Mole, mais exatamente em abril de 1958, quando o italiano de Turim, Domenico Magliano, fundou uma pequena sorveteria e pizzaria com nome La Mole, na Rua Dias Ferreira no Leblon.

O restaurante introduziu novos conceitos na gastronomia carioca, como o famoso couvert e o medalhão à piamontesa.

Aos sábados ou domingos íamos sempre almoçar no restaurante, vivíamos no bairro e é do La Mole que vem um dos primeiros pratos que reproduzi: medalhão à piamontesa.

Apesar do nome, o prato não é típico da Itália, é um medalhão de filé mignon envolvido em uma tira de bacon servido no molho madeira e que tinha como guarnição o arroz a piamontese. Na época, ainda sem a globalização, não tínhamos acesso aos arrozes italianos carnaroli ou arborio, usados para fazer o risoto e que liberava uma grande quantidade de amido ficando mais cremoso.

Para trazer essa cremosidade ao arroz brasileiro, foi acrescentado o creme de leite.

Então com saudades dos anos que não voltam mais, fiz no final de semana o arroz a piamontese, e trago a receita para vocês. Façam e depois me digam se não é delicioso. O arroz pode acompanhar carne bovina ou suína, a minha receita fiz com cogumelos Paris frescos porque encontrei na cidade, mas pode-se utilizar cogumelos em conserva.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA Arroz a piamontese

INGREDIENTES:

02 xícaras de arroz parboilizado cru 05 xícaras de caldo de legumes ou galinha 01 cebola pequena em cubinhos 02 dentes de alho amassados 02 colheres de azeite para refogar 375 ml de creme de leite sem soro ou fresco 200g de mussarela ralado grosso 50g de parmesão ralado  200g de cogumelos fatiados

MODO DE FAZER:

Picar a cebola e o alho em cubinhos, os cogumelos em fatias. Refogar no azeite a cebola e o alho, colocar o arroz, refogar mais um pouco. Colocar os cogumelos e o caldo escolhido, deixar o arroz cozinhar, colocando caldo sempre sem deixar ficar seco. Acertar o sal, finalizar com o creme de leite, queijo parmesão e mussarela, misturar bem para ficar cremoso. Na receita original é utilizada manteiga para dar brilho no final antes de servir, mas eu preferi finalizar com um azeite extra virgem.

NOTAS

OITO ANOS DE SABORES E GASTRONOMIA NA COLUNA LETRAS SABOROSAS IMPRESSA NA FOLHA DE BOA VISTA

Para comemorar os oito anos de coluna no jornal, faremos semanalmente no mês de abril sorteios de livros e presentinhos gastronômicos no Instagram @letrassaborosas.

Para participar precisam seguir nosso Instagram, curtir a foto do sorteio e convidar mais duas pessoas para curtir a foto. O sorteio será feito toda terça feira de manhã e quando sair a chamada do programa Letras Saborosas na rede, será divulgado o nome do sorteado.

Mas os sorteios dos brindes serão entregues aqui em Boa Vista, na capital do extremo norte brasileiro.

Hoje já irei postar a foto do primeiro brinde do nosso sorteio, o livro da Editora Mol “Eu Amo Comida” com estórias de 50 personagens que amam comer ou cozinhar.

Ainda neste mês iremos inaugurar a cozinha Letras Saborosas na Plataforma 8 WorkSpace que fica na Rua Pedro Rodrigues, fiquem atentos aos cursos pelas redes sociais da coluna no Facebook e Instagram. Serão cursos de culinária sem “mimimi“, para que todos possam cozinhar em casa e se alimentar melhor, sem desperdício e reaproveitando alimentos.

MOVIMENTO #EUAMOGELEIABRASILEIRA LANÇADO NO FOODFORUM EM SÃO PAULO

Essa semana em São Paulo cinco marcas de geléias artesanais elaboradas com sabores brasileiros lançaram a hastag “Eu amo geléia brasileira”. As marcas Manioca (PA), e as empresas paulistas: Soul Brasil Cuisine, Mermeleia Geléias Artesanais, Douceur do Céu e La Conserveria.

As empresas mostraram no evento Food Forum que as geléias podem acompanhar muitos alimentos e não somente a torradinha no café da manhã, e fizeram uma embalagem apresentando as cinco marcas.

Foram apresentados vários tipos de harmonizações com as gelei, como queijos, lombo de porco, bolos, terrines, o que sua imaginação gastronômica quiser combinar.

Durante o evento a marca paraense Manioca apresentou os novos sabores de geléias: cacau com cumaru, manga e muruci.

Em breve teremos algumas dessas marcas em exposição para venda na cozinha Letras Saborosas no Plataforma 8.