ENTRADA
Esta semana estou em Belém participando da 15ª edição do festival gastronômico Ver o Peso da Cozinha Paraense.
O evento deste ano está sendo no Shopping Boulevard, a Feira de Produtores trouxe muitas novidades deliciosas como a Tapioca com diversos sabores; farofas de mandioca com jambu ou farofa de tapioca incrementada com jambu e camarão; chocolates elaborados com cacau do Pará ou com amêndoas de cupuaçu conhecido por cupulate; e muito mais que estarão nas fotos abaixo.
A receita de hoje é uma homenagem a dona Anna Maria Martins, mãe do chef Paulo Martins e inspiração para toda a família. Foi ela que iniciou o movimento de valorização da cozinha paraense, levando os sabores regionais para os eventos, antes de abrirem o restaurante Lá em Casa junto com o filho Paulo.
Os dois transformaram a culinária paraense em sucesso reconhecido no Brasil e exterior servindo pratos como pato no tucupi, maniçoba, casquinha de caranguejo, doces com frutas regionais e pratos com temperos amazônicos.
O Festival Ver o Peso da Cozinha Paraense foi idealizado pelo chef Paulo Martins, tendo sua primeira edição em 2000 na Estação das Docas. O evento não aconteceu durante um período e por isso que esse ano se comemora a 15ª edição com vários nomes da cozinha nacional e internacional.
Semana que vem estarei falando mais sobre o festival e trarei mais receitas.Até o próximo sábado!
PRATO DO DIA
Silverinha de CamarãoReceita D. Anna Maria Martins
INGREDIENTES: 10 ovos500g camarão regional (de rio da Amazônia)2 tomates médios2 cebolas médias1 pimentão verde grande3 dentes de alho1 limãoA gosto farinha d’água de mandiocaA gosto temperos verdes (alfavaca, chicória do Pará)A gosto azeite de oliva e Sal MODO DE PREPARO: Lavar os camarões em água corrente com 1 limão e temperar os camarões com limão, sal e azeite a gosto.Em uma caçarola com azeite refogar, o alho bem picadinho, a cebola cortada bem miudinha, o tomate cortado em cubinho, o pimentão picadinho e os temperos verdes todos bem picadinhos, sal a gosto e o camarão já temperado. Quando o camarão já estiver bem refogado reservar.Em uma frigideira grande com o azeite quente colocar os camarões, os ovos, mexer para misturar bem. Quando os ovos estiverem quase fritos acrescentar a farinha d’água de mandioca. Tornar a mexer até ficar no ponto. Como servir:Em pratos individuais colocar o camarão mexido com os ovos e a farinha em volta guarnecer com alface cortada em tirinhas. Essa entrada é deliciosa e a receita é para cinco porções.
FOTOS DAS NOVIDADES DA FEIRA DE PRODUTORES DO FESTIVAL VER O PESO DA COZINHA PARAENSE
Tapioca – feita com tapioca flocada com os seguintes sabores: coco, castanha do Pará, açaí e salgada.
Tempero completo para a cozinha com jambu e pimenta ou somente jambu em pó com sal do Himalaia.
Farofa de tapioca crocante com jambu e camarão pronta para o consumo.
Linha de chocolates De Mendes feitos com cacau do Pará 100% sem lactose, apenas um deles é elaborado com leite de búfala. A marca De Mendes já foi premiada no Salon Du Chocolat em Paris.