EDITORIAL
O governo do estado do Pará passou essa semana realizando uma ação para divulgação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia que vai acontecer em Belém de 21 a 24 de setembro.
Estive participando do jantar especialíssimo elaborado pela chef Daniela Martins do restaurante paraense Lá em Casa, no restaurante Dalva e Dito em São Paulo.
Daniela apresentou um menu em quatro etapas com os melhores ingredientes da Amazônia.
Ela iniciou com uma entrada feita com feijão manteiguinha de Santarém e crisp de pirarucu salgado, com dois pratos principais e uma sobremesa. Ela apresentou a receita do peixe que fez no Super Chefs do programa global Mais Você, um filhote temperado com tucupi preto em crosta de farinha d´água acompanhado com um purê rústico de macaxeira e uma redução de tucupi amarelo.
O outro prato foi uma costela de porco desossada, com molho de taperebá e uma farofa feita na banha do porco, super crocante, que fez o maior sucesso.
E finalizou com uma das sobremesas mais simples, mas que é uma das mais pedidas no restaurante em Belém, a castanhada, feita com castanha do Pará fresca, e que é a nossa receita de hoje. Um presente da chef Daniela Martins para os leitores da coluna Letras Saborosas.
Os ingredientes que a chef Daniela Martins utilizou nos almoços e jantares em São Paulo são da Manioca, que são elaborados com produtos naturais e artesanais da Amazônia.
Falando em Manioca, todos os produtos da marca estarão disponíveis nas lojas da rede Pão de Açúcar através do programa Caras do Brasil, que tem a curadoria do Instituto Brasil a Gosta comandado pelo chef Ana Luiza Trajano que faz um trabalho maravilhoso pela valorização da cozinha brasileira. A escolha dos produtos desse projeto é que eles sejam “bons, limpos e justos” e valorizem as pequenas comunidades e a natureza.
Até o próximo sábado!
RECEITACastanhada com calda de licor de jambuReceita chef Daniela Martins INGREDIENTES: 500g de castanha do Pará fresca ralada03 ovos200 ml de leite de castanhauma xícara de açúcar MODO DE FAZER: Misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio-baixo, até reduzir o líquido. Desligue o fogo quando a mistura estiver cremosa.A castanhada pode ser servida com a calda de licor de jambu reduzida como está na foto ou sozinha.
FÔRNO A NOVIDADE DO CENTRO DE SÃO PAULO
Aberto há apenas um mês, o Fôrno já é um sucesso, misto de restaurante e bar tem ambiente descontraído, com som pop rock e drinks clássicos.
A nova casa do trio de sócios do Holy Burguer: Gabriel Prieto, Filipe Fernandes e Marcus Vinicius, está situada numa antiga casa no centro paulista.
Funciona de terça a domingo a partir do meio dia com duas opções de almoço parmegiana com fritas ou salada, e papardelle ao funghi, além das pizzas e sanduíches do cardápio.
Destaco a Burrata como entrada com tomate confitado, molho pesto, azeite e um pão feito na casa. O cardápio é assinado pelo Filipe, as pizzas são feitas com farinha napolitana e com fermentação natural, são bem crocantes e finas, com quatro tipos de recheios. Os sanduíches são servidos com pães feitos na casa como focaccia, campagna, brioche e ciabatta, destaque para o sanduíche de pastrami que também é feito por eles.
Os drinks são clássicos da coquetelaria como Manhattan, Dry Martini, Gin Tônica, Old Fashioned, Negroni, entre outros, mas serve cerveja, vinho e coquetel sem álcool.
Mas além de ser um local agradável com excelente comida, bebida e música, tem um lindo e nobre propósito, viabilizar recursos para dois projetos sociais que esses “caras do bem” trabalham por um mundo melhor.
O FÔRNO fica na Rua Cunha Horta, 70, Vila Buarque. Funciona de terça a quinta de meio dia às 16h e das 19h à meia noite; sexta e sábado até 1h; e domingo de meio dia às 23h. Busquem informações pelas redes sociais @forno_sp .SEGUNDA TEMPORADA DO MASTERCHEF PROFISSIONAIS COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇAA segunda temporada do reality gastronômico MasterChef Profissionais exibido pela Band, promete ser bem competitivo pelo currículo dos 16 participantes.
Na terça-feira, dia 05 de setembro, será dada a largada para 16 cozinheiros profissionais e terá 14 episódios, com muita emoção.
Nessa temporada dois nomes são conhecidos da coluna Letras Saborosas, são eles: Angélica Vitali, paulista, ex-publicitária, se especializou em gastronomia molecular em Portugal e Espanha. Atualmente é chef dos produtos do Ferran Adrià no Brasil, e referência na área aqui no país, ministrando aulas e workshops sobre gastronomia molecular. É proprietária da Gastrô Brasil, um espaço gourmet para aulas e eventos na região de Alphaville, São Paulo.
Pablo Oazen, mineiro formado em turismo e hotelaria, trabalhou em restaurantes estrelados na França, Espanha e Portugal, foi consultor de eventos e professor universitário de gastronomia. É proprietário do Garagem Gastro Bar em Juiz de Fora (MG).
Serão oito mulheres e oito homens, não temos nenhum representante da Amazônia, a maioria é de São Paulo, mas tem representante do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe.
Aumentaram para 16 participantes nessa temporada, com currículos de peso e com trabalhos no exterior, essa será uma competição bem acirrada.
Não percam a partir da próxima terça na Band a partir das 22h30 horário de Brasília e reprise no canal a cabo Discovery Home & Health, às sextas feiras a partir do dia 08 de setembro às 19h20.