ENTRADA
As pessoas costumam dizer que, no Brasil, o ano começa depois do carnaval, então vamos começar a coluna trazendo mais receitas regionais amazônicas.
A valorização da nossa cozinha regional é importante para mostrar mais sobre nossa identidade amazônica.
A receita de hoje é feita com farinha de tapioca granulada, muito utilizada no estado do Pará e que também se encontra em todos os estados da região.
A farinha de tapioca é um subproduto da mandioca brava, é feita a partir da goma de mandioca (polvilho hidratado), feita em tacho quente até secar e endurecer, tornando-se bolinhas duras, irregulares, muita usada em doces como bolo, pudim e até pão.
A receita de hoje é da grande cozinheira paraense Anna Maria Martins, matriarca da família Martins e que iniciou o restaurante Lá em Casa.
O pãozinho ou bolinho salgado de tapioca pode ser servido com uma geléia de cupuaçu, com requeijão ou queijo mussarela de búfala, pode estar do café da manhã, na entrada do jantar ou no lanche das crianças.
Não deixem de acompanhar toda terça feira o programa Letras Saborosas na TV Folha BV com dicas, entrevistas e receitinhas fáceis elaboradas para vocês.
Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o email: [email protected] ou através das nossas redes sociais.
Até o próximo sábado!
PRATO DO DIA
Pãozinho de tapioca
Chef Anna Maria Martins
INGREDIENTES:
500g de farinha de tapioca granulada 750 ml leite 150g manteiga 01 ovo 01 colher (de café) de fermento em pó Sal a gosto
MODO DE FAZER:
Misturar com as mãos em uma tigela todos os ingredientes, colocados um a um até obter uma massa não muito seca.
Fazer com a massa de tapioca 36 bolinhos, assar em forno pré-aquecido por 25 a 35 minutos até ficar dourado.
DICAS: enrolar as bolinhas molhando as mãos com água para não grudar.
E os pãezinhos podem ser congelados, para assar depois levar direto do congelador para o forno convencional sem descongelar. Não utilizar microondas.
Servir o pãozinho morno com manteiga, requeijão ou geléia de frutas amazônicas.
Quer aprender mais sobre preparação de café?
A cafeteria Café Expresso preparou uma oficina sobre preparação de café com degustação ministrada pela barista Camila Furlin.
O curso tem carga horária de três horas, sendo uma parte teórica para entender o processamento do café e os indicadores de qualidade. Em seguida a parte prática com demonstração de diferentes métodos de preparo e degustação de diferentes categorias de café.
Os métodos tradicionais de preparação de café coado, infusão e pressão que serão ensinados com os seguintes utensílios: coador de pano, de papel, de inox (pour over), cafeteria francesa (french press), Pressca e cafeteira italiana.
Ainda terá receitas de preparo de drinks feitos à base de café, e para acompanhar as degustações serão servidos pães de queijo e outros pães e bolos variados da produção da própria cafeteria.
A oficina será dia 17 de março das 9 às 12 horas, com valor de R$150,00 que pode ser pago em dinheiro, cartão de débito ou crédito, na cafeteria que fica na AV. Ville Roy 5023, São Pedro. Vagas limitadas, informações (95) 99139-9686.
Assista à versão em vídeo da coluna!