ENTRADA
Olá queridos leitores!
Essa semana perdemos um ícone da gastronomia mundial. Faleceu o chef francês Pierre Troisgros, aos 92 anos, na sua casa em Coteau, próximo a Roanne, na França.
O chef Troisgros revolucionou a culinária francesa ao lado do seu irmão Jean, de Paul Bocuse e Michel Guérard, iniciou o movimento da Nouvelle Cuisine na década de 70, com uma cozinha mais leve, delicada e com ênfase na apresentação dos pratos. O chef Pierre Troisgros era pai do chef Claude Troisgros apresentador dos programas Mestre do Sabor (Globo) e Que Marravilha (GNT), e avô do chef Thomas Troisgros (restaurante Olympe).
Nessa segunda, dia 28 de setembro às 18hs, estarei dando uma aula online sobre a cultura alimentar indigena da Amazônia e sobre cozinha amazônica para os alunas de gastronomia da Universidade Federal da Bahia. A aula será transmitida pelo google meet, para quem quiser acessar o código é: moh-ntjx-cqo
A receita de hoje foi enviada pelo chef Melchior Neto e tem uma mistura de sabores terra e mar, é um risoto de camarão com bacon, muito prática e pode ser feita nesse final de semana.
E continuem se cuidando, infelizmente ainda estamos com esse vírus circulando pelo mundo, e sem os cuidados já ditos como o uso da máscara nada poderá ser evitado. Principalmente, nada de aglomerações, festas e bares lotados, só o distanciamento e o isolamento funcionam com essa doença.
Até a próxima semana!
PRATO DO DIA
Risoto de camarão e bacon
Chef Melchior Neto
INGREDIENTES
01 e ½ xícara (chá) de arroz arbóreo
03 xícaras (chá) de água
400g de camarão limpo
03 tomates sem pele e sem semente
½ cebola roxa picada
150g de bacon picado
01 colher (sopa) de manteiga
01 colher (sopa) de azeite
01 folha de louro
50g de parmesão
Coentro a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela refogue o bacon, depois de dourado acrescente o camarão refogando rapidamente e reserve. Na mesma panela refogue a cebola e o alho, junte o arroz, o tomate e água. Ainda com o arroz molhado, coloque o bacon, o camarão. Mexa bem e deixe mais uns minutinhos cozinhando com a folha de louro por cima. Desligue e finalize com a manteiga, parmesão e o coentro.
23° FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA PRÓ-TIRADENTES SERÁ DE 1 A 4 DE OUTUBRO EM FORMATO DIGITAL
Na próxima semana acontece o primeiro e mais tradicional festival de gastronomia do Brasil o 23° Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes. De 1 a 4 de outubro, o festival vai acontecer no formato digital, inovador e com um objetivo principal: ajudar na recuperação econômica da cidade que o abraça há 23 anos.
A programação conta com cerca de 250 atrações gastronômicas e culturais, em mais de 100 horas de conteúdo que estarão disponíveis no site (farturabrasil.com.br), que vai direcionar o público também para outras plataformas (Instagram, Youtube etc.).
Enquanto não pode reunir 50 mil pessoas, como aconteceu em 2019, o 23° Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes terá diversos conteúdos online e vai até o público em um formato inédito. Chefs renomados como Alberto Landgraf, Bela Gil, Rafael Costa e Silva, Rodrigo Oliveira e muitos outros nomes importantes da gastronomia criaram receitas com chefs locais, entre eles Rodolfo Meyer, Rafael Pires, Ricardo Martins e Juliana Ferreira selecionados pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher. Quem estiver em Tiradentes e região poderá pedir os pratos em casa. Além disso, o Festival contratou cozinhas e equipes em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, onde o público poderá pedir, também para ser entregue em casa, os pratos desenvolvidos pelos chefs.
“Desde 1998, o Festival sempre foi um incentivador da gastronomia e contribuiu significativamente para o crescimento econômico e social da cidade. Junto ao patrimônio histórico e natural, o evento ajudou a alavancar a turismo local. Um exemplo disso é que quando aconteceu a primeira edição havia três restaurantes na cidade, atualmente são mais de 150, com índice de desemprego zero até a pandemia. Neste cenário, decidimos reafirmar esse compromisso, alterando toda a nossa marca e comunicação. Ao mesmo tempo, estamos recomeçando dentro de um formato digital. E em recomeços, nada melhor que revisitar as origens. Vamos resgatar a história do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, relembrando essa trajetória de mais de duas décadas.”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor geral do evento.
Na programação gastronômica o público poderá assistir vídeos do preparo dos menus, desenvolvidos especialmente para o Festival com produtos da região. Nas cidades do Campo das Vertentes, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro os menus serão disponibilizados em pré-venda e em quantidades limitadas, para o público pedir em casa. Em Tiradentes, além do delivery, os restaurantes recebem os clientes de acordo com os protocolos estabelecidos na cidade.
Ainda acontecerá “Chef em Casa”, 14 duplas de chefs, sendo um de Belo Horizonte e outro da região do Campo das Vertentes, criam receitas exclusivas para o Festival. Os vídeos desses preparos estarão disponíveis e os pratos serão entregues em Tiradentes e região.
“Receita do Chef”, o público de casa pode aprender, interagir e se divertir em 21 lives de temas diversos com renomados profissionais, como o francês Laurent Suaudeau, ícone da gastronomia que aborda suas origens, e amantes da boa comida. Carolina Ferraz mostra sua cozinha afetiva; Danielle Dahui aborda a cozinha para seduzir; o paraense Saulo Jennings leva sua cozinha da floresta; o intelectual da gastronomia André Boccato conta sobre a cozinha literária, entre muitos outros nomes com aulas de pães, vinhos, bolos.
Em “DICA DO CHEF”, dicas simples fazem a diferença no sabor e nesta seção, chefs e cozinheiros compartilham seus truques e sugestões em 40 vídeos rápidos no site. Desde harmonizações, técnicas de preparo, até utensílios corretos para cada etapa de um prato.
“ORIGEM AO PRATO” vai mostrar o caminho que o ingrediente percorre até chegar “a mesa, e será mostrado em 27 mini documentários, gravados em todos os estados brasileiros.
“MERCEARIA FARTURA”, o curador Glenio Martins foi em busca de pequenos produtores de Tiradentes e da região do Campo das Vertentes e os produtos de origem serão disponibilizados por e-commerce na Mercearia Fartura. As irresistíveis peças do Casa Grande Cerâmica Artesanal; a Cachaça Século XVIII, de Coronel Xavier; os queijos da
Lúcia Maria, da Sabores do Sítio, ou o premiado Catauá; além de cafés, geleias, artesanato, entre outros.
As cidades de Brumadinho e Mário Campos, diretamente atingidas pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, também foram contempladas na curadoria, como forma de ajudar em sua recuperação econômica. Ao todo serão 50 produtores cadastrados na Mercearia Fartura.
Ainda acontece o TALENTO EM CASA; EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO; FILMES E LIVROS.
O Fartura de Amor, vai convidar a audiência do Festival a doar valores em dinheiro direcionados para a compra de materiais de proteção para COVID-19, alimentos e outras necessidades da população da região. Além disso, a produção do evento prepara refeições para a população carente do Campo das Vertentes.
Ao longo da programação, serão exibidas, em parceria cultural com o Sesc, cerca de 50 lives de artes cênicas e shows de artistas nacionais como Hamilton de Holanda, o pianista e compositor Vitor Araújo e o renomado arranjador Wagner Tiso. E também locais, para dar mais visibilidade aos trabalhos autorais de músicos como Fabrício Conde, Dudu Lima, Adriano Capagnane e Túlio Araújo.
Ainda terá uma galeria virtual com a exposição “23 anos do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes”, preparada pelo fotógrafo Eugênio Sávio. Será uma viagem no tempo, em que o público verá os melhores momentos de mais de duas décadas de evento.
Não deixem de assistir o 23° Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, nos dias 1 a 4 de outubro através do site www.farturabrasil.com.br. E toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, e-commerce etc.).
Duas especialistas em Itália criam Box de experiências gastronômicas com clássicos do País da Bota
Conheça o novo projeto da chef Silvia Percussi e da jornalista Leticia Rocha, ambas premiadas em seus nichos. Com a novidade, você vai aprender a fazer, em casa, ícones como carbonara, cacio e pepe e pesto
Foram meses de trabalho, muita pesquisa e atenção em cada detalhe: da concepção do produto em si até a escolha da fita que envolve esse filhote: o Box Sensazioni!
As duas são loucas pela Itália e especialistas em seus nichos que há tempos já trabalham na missão de contar a #italiadeverdade e, agora, juntas querem levar essa experiência múltipla que envolve cultura, comer e beber, história. A chef proprietária da Vinheria Percussi, Silvia Percussi é italiana da Liguria, região ao noroeste do País da Bota, há 36 anos é referência no país em enogastronomia e em Itália. Leticia Rocha é premiada jornalista gastronômica, que atua na área há 16 anos, fissurada em Roma, cidade em que cursou um Mestrado em Cultura Gastronômica Italiana e que fez nascer o seu site @romesweetrome.A colab tem quatro edições e envolve, claro, os dois universos em que elas são experts e seus clássicos: cacio e pepe, carbonara e amatriciana, da cozinha romana; e pesto, o ícone da Liguria. Seria uma edição por mês e, a princípio, a ideia eram só 20 unidades, por tema, mas em 4 horas venderam 38 caixas.
A estreia foi em meados de agosto com cacio e pepe! Receita que mostra que a magia da comida italiana está na simplicidade: leva só dois ingredientes, queijo e pimenta, mas o sucesso do seu preparo tem muitos segredos – não é só juntar os dois! O Box Sensazioni tem: 1 pacote de spaghetti grano duro, 1 pecorino romano, 1 moedor com pimenta-do-reino, custa: R$ 150 + frete.
O segundo tema: carbonara! A primeira entrega acontece na sexta-feira, 18/09; com pedidos até quinta-feira. A Box traz: 1 pacote de spaghetti grano duro, 1 pecorino romano, 1 moedor com pimenta-do-reino e 250 g de guanciale. Custa R$ 200 + frete.
No Box vem um QR code para assistir um vídeo exclusivo criado para o projeto, no qual vão ensinar o passo-a-passo do preparo da receita; ainda pode participar de um Zoom, com as duas, para tirar dúvidas e falar dessa terra que tanto amam. A receita também vai impressa, com a história do prato feita pela Letícia. Você ainda pode acrescentar à sua caixa, uma louça de cerâmica personalizada e pintada pela chef, como saleiro, porta azeite, bowl, que custam entre R$ 70 e R$ 150.
Vendas via Instagram: @silvia_percussi e @romesweetrome. Entregas em todo o Brasil.
Informações Leticia Rocha, e-mail: [email protected] ou Silvia Percussi, e-mail: [email protected].