Olá queridos leitores!
O ano começou, mas parece que teremos que vivenciar 2020 ainda nesse primeiro semestre, até termos uma quantidade acima de 50% de pessoas vacinadas no estado, as pessoas devem fazer sua parte com distanciamento, máscara e álcool em gel, e quem puder ficar em casa, fique com sua família e pratique o isolamento. Nada de festas, shows ou aglomerações desnecessárias.
Vamos trabalhar todos juntos para vencer essa guerra.
A novidade na capital do extremo norte é o Barracão do Poeta da chef Yasmine Benaion, que inaugurou novo espaço no Plataforma 8, com uma area fechada climatizada e muitas novidades no cardápio. Agora o cliente escolhe o tamanho, a massa, o recheio e o topping (a cobertura) do seu Nake Cake e ele é montado na hora. Anote o novo horário de atendimento: de terça a sexta das 7h às 11 h e das 16h às 20h; sábados e domingos das 7h às 11h. E se quiser Delivery ligue (95) 98104-2119. Acompanhem as novidades pelo Instagram @barracaodopoeta .
A receita de hoje é uma criação minha para as festas do ano passado. Resolvi fazer um bolo com ingredientes roraimenses, amazônicos e usei o tucupi negro mais doce que tinha; os produtos da Castanha do Pará: o óleo de castanha do Acre, a farinha de castanha e as castanhas do Pará; o cumaru que é conhecida como baunilha da Amazônia ou Fava Tonka; a mangarataia cristalizada (o nosso gengibre).
É um bolo fácil de fazer, gostoso e bem amazônico. Quem provou gostou muito do sabor e não acreditou que tinha tucupi negro.
Se forem fazer, provem o tucupi negro e escolham o mais adocicado.
Até a próxima semana.
PRATO DO DIA
Bolo de tucupi negro com castanha do pará e cumaru
INGREDIENTES:
165g de farinha de castanha do Pará
04 ovos
80 ml de óleo de castanha do Pará
250 ml de leite vegetal de castanha
300g de açúcar mascavo
330g de farinha de trigo
10g de fermento em pó
30 ml de tucupi negro
COBERTURA DE AÇÚCAR E CUMARU
400g de açúcar de confeiteiro peneirado
50 ml de leite de castanha
Cumaru o quanto baste (Q.B.)
MODO DE FAZER:
Misturar os ingredientes secos peneirados: a farinha de trigo, a farinha de castanha e o fermento, reservar.
No liquidificador colocar os ovos, o leite vegetal, o óleo, o açúcar mascavo e o tucupi negro, misturar bem por cinco minutos.
Misturar os ingredientes secos com os liquídos até a massa ficar bem lisa.
Untar com óleo e enfarinhar uma forma de bolo inglês grande de 18X7 com 5cm de altura. Forno pré aquecido 180°C por 40 minutos
COBERTURA DE AÇÚCAR E CUMARU
Misturar o açúcar de confeiteiro peneirado com o leite de castanha do Pará, rale um pouco de cumaru para perfumar a cobertura.
DICA- em cima da cobertura coloque umas castanhas cortadas e uns pedaços de mangarataia cristalizada para dar um toque à mais.