Olá queridos leitores!
Essa semana a Prefeitura de Boa Vista impôs novas medidas para o combate à Covid-19 para os Bares e Restaurantes da cidade cumprirem até 12 de fevereiro. Os bares, restaurantes, bancas de açaí, lanchonetes, conveniências, sorveterias,, flutuantes, distribuidoras e similares só poderão ter atendimento presencial até às 15 horas, de segunda a sexta, respeitando o limite de 30% da capacidade. Depois desse horário, os estabelecimentos de alimentação só poderão funcionar com delivery ou drive-thru. Aos sábados, domingos e feriados somente delivery ou drive-thru.
Essa medida foi tomada por várias cidades no país onde o vírus aumentou a demanda de infectados e deixou os hospitais com mais de 90% de ocupação na UTI.
Vamos ajudar esses estabelecimentos a manterem os empregos do setor, na sua maioria são pequenos e micro empreendedores que precisam sobreviver durante essa pandemia.
Peçam delivery ou busquem comida em empresas de alimentação durante o final de semana para que possam manter os empregos dos seus funcionários.
Semana passada falei sobre a situação em Belo Horizonte e os empreendedores do setor em São Paulo tem se unido para ajudarem todos do setor micro, pequenos e médios. Chefs de cozinha com restaurantes de renome estão indo às ruas solicitando ajuda dos governos estadual, municipal e federal para continuarem mantendo os empregos dos seus funcionários.
Um amigo empreendedor, chef de cozinha, que tem mais de seis casas em funcionamento, antes da pandemia tinha 330 funcionários e depois de um ano, tendo ficado seis meses fechado , ele só pode manter 100 funcionários.
O setor de alimentação fora do lar engloba mais de dois milhões de estabelecimentos e empregava no país mais de seis milhões de empregos diretos, fora os indiretos, mas ainda não temos os reais números desde que iniciou a pandemia, pois muitos estabelecimentos fecharam.
Mudando de assunto, para quem não viu minha Live no Festival Panela de Barro Verão do Espírito Santo. Acesse o Instagram @i.paneladebarro e veja no IGTV a minha participação falando sobre os ingredientes que vieram da cultura indígena.
A receita de hoje é de caranguejo refogado, uma delícia para comer no final de semana. É possível encontrar em Boa Vista a carne de caranguejo catada e congelada vinda do Pará, além das patinhas de caranguejo.
E como estamos num período crítico dessa doença, peço que continuem se cuidando, usem máscaras, mantenham o distanciamento, usem o álcool em gel e para quem puder, fique em casa.
Até a próxima semana!
PRATO DO DIA
Caranguejo refogado
INGREDIENTES:
01kg de massa de caranguejo (carne do caranguejo catado)
Suco de 3 limões
03 colheres (sopa) de azeite
02 cebolas grandes picadas
03 dentes de alho picados
04 tomates em cubinhos sem pele e sem semente
05 pimentas de cheiro em cubinhos sem semente
01 maço de cebolinha verde em rodelas
01 maço de coentro picadinho
01 colher de sopa de molho de pimenta vermelha (para quem gosta)
Sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Lave a massa de carangueijo com o suco de limão e um pouco de sal. Reserve.
Em uma panela, com o azeite, refogue a cebola, o alho, a pimenta de cheiro, e acrescente o caranguejo.
Verifique o sal, corrija e coloque o tomate, a cebolinha, o coentro e o molho de pimenta vermelha, desligue o fogo.
Se gostar de um pouco de acidez, esprema meio limão no final.
Sirva com farofa simples e arroz branco