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GURU A NOVA APOSTA DA TRAMONTINA QUE CONECTA A COZINHA COM O MUNDO DA INTERNET DAS COISAS (IOT)
Crédito: Debora Zandonai/ Divulgação
Definitivamente entramos na era Jetson, lembra dos desenhos da família espacial do futuro? Essa semana a empresa gaúcha Tramontina fez o lançamento virtual de um produto inovador que promete ser a evolução da cozinha, e do livro de receitas também. Em dezembro de 2021, no ano em que completou 110 anos, a Tramontina apresenta o GURU – cooktop conectado que ajuda a cozinhar. O lançamento é o primeiro da marca a utilizar a Internet das Coisas (IoT) e garante a qualquer usuário o preparo dos mais diversos pratos a partir de receitas guiadas, controles de temperatura, peso e tempo. “Muito mais que um equipamento, o GURU será o mais novo parceiro da casa conectada, que vai tornar fácil a criação de uma lista de receitas em constante crescimento, da mais simples à elaborada”, afirma Riccardo Bianchi, diretor da Tramontina.
Neste lançamento, a marca une três públicos: os fascinados por novidades em tecnologia, os que curtem se aventurar na cozinha e aqueles que são iniciantes no preparo de refeições em casa – seja para si, para a família e também para receber e impressionar amigos. A experiência completa acontece por meio de um aplicativo – no celular ou tablet – conectado ao cooktop que pode ser utilizado em qualquer lugar, basta estar plugado na tomada e com acesso à Internet. Depois de escolher entre as mais de 150 receitas já disponíveis no sistema – número que irá crescer ao longo do tempo -, o usuário é guiado passo a passo por meio de vídeos e textos. O sensor de temperatura e a balança integrados são o segredo para a precisão no processo, transformando quem usa num cozinheiro de mão cheia, sem se preocupar com o tempo, quantidade de calor, entre outros detalhes de cada receita. O funcionamento por indução – ou seja, quando o calor gerado do fundo da panela é transferido diretamente para o alimento por meio de campo eletromagnético abaixo da superfície vitrocerâmica – garante a segurança e eficiência no preparo. Todas as receitas da lista foram criadas e testadas pelo chef da Tramontina, Elzio Callefi. O GURU, ainda, vai possibilitar maior conexão da marca com o cliente que, via aplicativo, poderá avaliar as receitas e o próprio produto, sempre aberto a evoluções. O aplicativo acompanha o usuário desde a lista de compras dos ingredientes e utensílios, até a hora de servir. Também permite o acesso a informações nutricionais, como quantidade de calorias dos pratos. E, quando o usuário se sentir seguro, pode também optar pelo modo manual, improvisando em suas próprias receitas. “De repente, você está cozinhando e quando vê, já trocou o app que te ajuda a pedir, pelo app que te ajuda a fazer comida”, destaca o diretor. O GURU será vendido como parte de um kit que conta, também, com régua e colheres medidoras e duas panelas da marca – uma caçarola de inox da linha Brava e uma frigideira antiaderente da linha Mônaco – que são ideais para o preparo das receitas do aplicativo. Essas, junto com mais três modelos Tramontina – a espagueteira e frigideira de inox Brava e uma caçarola antiaderente Mônaco – garantem precisão e eficácia no resultado final, pois foram a base para os testes no GURU, ainda antes do lançamento.
O valor do kit com 2 panelas + régua e colheres + GURU será de R$ 2.099,00. Pode ser encontrado nos canais próprios da Tramontina – lojas T factory, T store e e-commerce, além no clientes FAST Shop e nas lojas exclusivas Via Inox e Supreme Inox.
RECEITA DO DIA
A sugestão de hoje é para o almoço de Natal, que tal substituir as aves natalinas como peru, chester que estão com preços altos e fazer um prato bem bonito e saboroso usando frango.
Rolê de frango com ricota e tomate seco
INGREDIENTES 01 kg de filé de coxa de frango 100g de tomate seco 100ml de azeite 10g de sal 02 limões 150g de ricota 10g de cebolinha Cebola e alho a gosto
MODO DE PREPARO: Tempere os filés com sal e limão. Desmanche a ricota. Descanse e pique o alho e a cebola. Pique o tomate seco. Reserve. Em um bowl, misture todos os ingredientes e recheie os filés. Coloque em uma travessa e leve ao forno por 45 minutos. Sirva em seguida.
A receita é da franquia Divino Fogão, acessem: www.divinofogao.com.br
Tropicalidade, diversidade e comemoração nas borbulhas
A retomada dos eventos, o aumento da imunização, o gradual retorno da vida pré- pandemia e a aproximação das festas de final de ano indicam que este Natal e Reveillon serão inesquecíveis. O desejo de celebrar a vida, de reunir a família e os amigos, de brindar o Ano Novo que está por vir chega carregado de emoções e sentimentos que ficaram aprisionados durante quase dois anos. E nesta hora o que não pode faltar é um espumante bem gelado. A Miolo Wine Group tem 16 rótulos com as marcas Miolo, Terranova, Miolo Seival e Almadén que trazem brasilidade na cor, nos aromas e nos sabores, com opções descontraídas até as mais sofisticadas. São espumantes para todos os gostos e momentos, indo do Moscatel ao Sur Lie Nature com 10 anos de cave, com preços que vão de R$ 25 a R$ 400, além de todo portfólio ser 100% vegano, exibindo o Selo da The Vegan Society.
O Terranova Tropical Moscatel, espumante que nasce no sertão do Nordeste brasileiro, é o mais vendido do grupo, sendo apreciado de Norte a Sul do país. Ideal para o verão, ele traz a alegria e descontração do povo brasileiro. As uvas Moscatéis estão entre as que melhor se adaptaram ao terroir devido a influência do sol. A leveza do espumante retrata o que o solo do Vale do São Francisco é capaz de oferecer. Elaborado com uvas colhidas o ano inteiro, já que os vinhedos são irrigados por sistema de gotejamento com as águas do Velho Chico, traz como grande diferencial um frescor único que só é possível nesta região. Isso porque as uvas são colhidas o ano todo e o espumante é elaborado nas quatro estações, chegando ao mercado muito mais fresco, como deve ser. Os rótulos das marcas Terranova, Miolo Seival e Almadén colocam na taça toda pluralidade que o Brasil esbanja com um excelente custo-benefício. Elaborados com cultivares tradicionais com a expressão de três terroirs, como Chardonnay e Pinot Noir, mas também com castas diferentes como Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Verdejo, Moscato, Grenache, Pinot Gris, Shiraz e Semillon, são espumantes ideais para celebrar, fáceis de beber.
Outro destaque é a linha Miolo Cuvée, o primeiro espumante da Miolo. Os 25 anos do produto foram comemorados em 2020 com o lançamento de um Nature, além do Selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV) nos quatro espumantes da linha. Suas borbulhas finas e persistent
es e, principalmente, seu frescor, elegância e versatilidade conquistaram o mundo, com presença em 15 países. Assim, o espumante brasileiro mais vendido em Paris também é a bebida oficial do Natal Luz de Gramado há 15 anos. Agora, quem busca sofisticação, a recomendação é o Miolo Íride Sur Lie Nature 10 Anos, o Miolo Millésime Brut DOVV ou o Miolo Millésime Brut Rosé DOVV. Hoje, 24% da produção anual da Miolo é de espumantes. No ano passado, a empresa comercializou 1,9 milhão de garrafas de espumantes. A meta até o final de 2021 é de ultrapassar as 2,2 milhões de unidades.
FRISANTES Outra boa dica da empresa para a estação são os novos frisantes, elaborados com uvas moscatéis cultivadas no Vale do São Francisco. O clima tropical seco da Bahia é perfeito para este tipo de uva, agregando mais frescor e intensidade aromática ao produto. O Almadén Moscatel Frisante nas versões Blanc e Rosé traz a leveza do verão. E ainda tem o fenômeno do consumo do Miolo Seleção Rosé, o ‘queridinho’ brasileiro que atualmente é o principal player do mercado.
COLEÇÃO DE ESPUMANTES DA MIOLO WINE GROUP Íride Miolo Sur Lie Nature 10 Anos DOVV Miolo Millésime Brut DOVV Miolo Millésime Brut Rosé DOVV Miolo Cuvée Brut DOVV Miolo Cuvée Nature DOVV Miolo Cuvée Brut Rosé DOVV Miolo Cuvée Demi-Sec DOVV Terranova Brut Terranova Brut Rosé Terranova Demi-Sec Terranova Moscatel
Almadén Brut Almadén Brut Rosé Almadén Demi-Sec Miolo Seival by Brut Miolo Seival Brut Rosé
Etiqueta Preventiva e Eventos pós Covid-19
Crédito: Patricia Vargas/ Divulgação
Semana passada estive conversando com a jornalista Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta e comportamento sobre como as pessoas devem se comportar com relação ao momento pandêmico que estamos vivendo e que teremos que conviver ainda mais um tempo. E ela me mandou esse artigo sobre a etiqueta preventiva que quero compartilhar com vocês.
Por Claudia Matarazzo A pandemia de Covid19 que teve início em 2020 ameaça continuar conosco (com vacinas e outras variantes) pelo terceiro ano. Temos duas direções claras no tange o comportamento: manter o negacionismo leviano ou tomar as rédeas de nossas vidas aplicando com rigor não apenas as medidas de isolamento e distanciamento, mas também a Etiqueta Preventiva. Ora, se antes da pandemia Covid 19 a Etiqueta era considerada importante, nesse retorno as atividades presencias ela é essencial, pois a Etiqueta Preventiva acrescenta fator fundamental nessa delicada transição: a Bio Segurança. O Desafio – enquanto a Etiqueta tradicional sempre focou em aspectos como o trato agradável e um cenário que embeleze as relações pessoais, na Preventiva temos que agregar os elementos de segurança de forma a manter um certo glamour. O “Novo Receber Bem” – principalmente na empresa, onde a tendência é de maior circulação de pessoas, priorize a informação ao cliente ou convidado quanto a: número de pessoas presentes tamanho e formato do espaço roteiro do que vai acontecer e como tipo de serviço, se há ventilação suficiente etc. Assim o convidado ( ou sua assessoria) pode se preparar e, como pode ter outras aflições, terá a chance de perguntar, tirar dúvidas e deixar clara a sua posição… Convite – sempre que possível, é interessante retomar o convite por voz ao vivo: um telefonema ou em áudio. Assim, é possível explicar quantas pessoas serão, que cuidados está tomando etc Máscaras – quando tirar? Tanto em ambientes sociais quanto empresariais é importante o anfitrião dar um sinal no sentido de perguntar se a pessoa quer continuar com a máscara – deixando claro que ele não se incomoda (ou quer se incomoda e que prefere que continue)… Isso vai depender do número de convidados/pessoas no recinto, da distância, e sempre, sempre mesmo é interessante chegar de máscara e permanecer com ela. Máscaras descartáveis – ter sempre a mão um estoque delas. E não ter medo de oferecer. Deixe-as a vista em um recipiente charmoso.
Refeições – em jantares ou almoços sociais ou de negócios é preciso tirar a máscara. No caso de eventos sociais esse momento seria na hora do “aperitivo”. No caso de refeições de negócios, passa-se a mesa diretamente. Serviço – pelo menos por enquanto é mais indicado o serviço “a inglesa indireta em que um só profissional serve os pratos a cada convidado. Ou o empratado simples. Saquinhos sim: o anfitrião oferecer saquinhos plásticos na sequência para que todos tenham onde guardar – e não se veja um festival de máscaras largadas sobre mesas, sofás etc. Cafezinho – ideal é que sejam entregues com pires (mesmo copinhos descartáveis) para a pessoa evitando tocar em copos e xícaras que irão direto aos lábios do outro Distância correta: não tem jeito 1metro é o mínimo do mínimo – sem máscara. Mantenha o espaço pronto para mesas maiores ou duas mesas com mais espaço entre as pessoas.