Olá amigos leitores! Essa semana estive pensando muito sobre o desperdício de comida que muitos fazem nas suas casas. Mas será que é falta de informação? Passeando pelo big brother, que são as redes sociais, vi a digital influencer Neiliane Carvalho, que dá dicas de casa e é personal organizer, fazendo uma sopa com as sobras da sua carne assada e achei o máximo. Perguntei para ela se poderia me dar a receita para colocar na coluna e mostrar para as pessoas que a comida também pode ser transformada para não ser desperdiçada. Acessem pelo Instagram @dicaspracasa_rr, para conhecer mais sobre o trabalho da Neiliane. Então a receita de hoje pode parecer simples, mas é uma amostra do que pode ser feito em casa. E ainda tem uma matéria com dicas para a mudança de hábitos e para evitar de jogar ingredientes e comida no lixo.
RECEITA DO DIA Sopa do Dia
INGREDIENTES: A sobra da carne do almoço desfiada (chambari) 01 cebola pequena cortada em cubinhos 01 pimentão cortado em cubinhos 01 tomate cortado em cubinhos 01 batata cortada em cubos 01 abobrinha cortada em cubos 01 cenoura em rodelas 01 maxixe cortado 01 colher de chá de pasta de alho Sal a gosto. Água o quanto baste.
MODO DE PREPARO: Aproveitar a panela que fez a carne para fazer o refogado com cebola, pimentão,
tomate e a pasta de alho. Refogar a carne desfiada, acrescentar os legumes que tem na geladeira. Nesta sopa temos batata, abobrinha, cenoura e maxixe. Colocar a água para cobrir os ingredientes, acrescentar o sal e deixar cozinhar até os legumes estarem macios. Servir em seguida.
DICA- Utilizar sempre os legumes que estão sobrando na geladeira e a carne que sobrou, caso não tenha pode cozinhar ovos e colocar no final. E se gosta de massa pode colocar, de preferência as mais curtas como que são massas para sopas.
Receita Neiliane Carvalho
O QUE VOCÊ FAZ PARA NÃO DESPERDIÇAR
ALIMENTO NA SUA CASA?
Um assunto sempre polêmico é falar sobre o desperdício, um fator potencializador da insegurança alimentar e da fome no Brasil e no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO), mais de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada a cada ano entre as fases de pós-colheita e a venda no varejo. Os brasileiros sofrem com a desigualdade na distribuição de alimentos e a fome. E as causas para tanto desperdício são muitas, hoje toneladas de alimentos são jogados no lixo em função da alta perecibilidade, condições inadequadas de embalagem, manuseio, transporte e armazenamento. No Brasil, cerca de 10% dos alimentos são desperdiçados na casa dos consumidores, cada brasileiro desperdiça 41kg de alimentos por ano. Mas podemos reverter este quadro na nossa casa, basta mudar alguns hábitos com novas práticas e consumo consciente. Algumas dicas para começar essa mudança : 1- Aprenda a armazenar de forma adequada os alimentos, inclusive as sobras das refeições. Sobrou carne do churrasco, embale e congele para fazer, em outro dia, um arroz de carreteiro, ou colocar a carne no feijão, ou prepare um molho para massa, ou até usar numa sopa. 2- Use seu freezer para congelar alimentos, é uma das técnicas mais práticas e eficazes de não desperdício. Existem vários sites com dicas preciosas para o congelamento de cada ingrediente. Posso colocar dicas nas redes sociais, o que acham? 3- Não jogue fora nenhuma fruta ou legume por causa da sua aparência feia. Corte onde está “feio” e use o que sobrou. Alguns vegetais murchos se recuperam colocando alguns minutos em um recipiente cheio de gelo e água fria. 4- Crie cardápios semanais, planeje as refeições da semana e faça as compras com uma lista de tudo que vai precisar. Além de contribuir para o não desperdício, se faz uma boa economia no bolso. 5- Aproveite os alimentos integralmente, não jogue fora talos, folhas, utilize as cascas. É possível fazer caldos saborosos ou sucos, basta usar a criatividade. Pesquise receitas na internet sobre esse assunto. Vai se surpreender. 6- Confira sempre o prazo de validade dos alimentos armazenados em armários ou geladeira. Tire um dia por mês para olhar tudo, coloque os alimentos que
estão para vencer na frente, para que seja utilizados primeiro. Assim é possível evitar descartes desnecessários. 7- Preste atenção na comida que vai jogar fora, será que não é possível aproveitar em outra refeição? 8- Ensine as crianças a não desperdiçar alimentos, incentive a colocar no prato apenas o que vai comer. 9- Doe alimentos que não vai utilizar. Aquilo que você não usa pode fazer a alegria de alguém. 10- E façam como nossas avós, busquem receitas para a conservação dos alimentos como: compotas de frutas, geléias, conservas de legumes, defumação, desidratação e, mais atual, congelamento.
Sabiam que doar alimentos não é proibido?
A lei 14.016/2020, que entrou em vigor em 25/06/20 autoriza os estabelecimentos que produzem e fornecem alimentos a doarem gratuitamente os excedentes não comercializados e ainda próprios para o consumo. Os estabelecimentos responsáveis pela doação (doador) e o órgão ou empresa responsável por levar os alimentos até as pessoas não são mais responsáveis por eventuais danos causados pelos alimentos. A exceção existe quando fica provado que qualquer dano encontrado no alimento seja proposital (dolo). Então se você empresário quer ajudar, busque a lei para poder doar os alimentos que não vai usar. Os alimentos que podem ser doados são alimentos in natura, alimentos prontos para o consumo, já manipulados. Não podem ser doados restos de comida já consumido pelos clientes, alimentos vencidos e/ou alimentos que não tiveram controles de boas práticas de manipulação ao longo da sua produção. Algumas dicas são da Startup social Comida Invisível que atua com soluções de combate ao desperdício a partir do alimento. Então sugiro que sigam pelo Instagram @comidainvisivel
SE CUIDEM! Não esqueçam, ainda estamos em pandemia. Se vacinem, são três doses, usem máscara e o álcool em gel. Sigam todas as regras para que possamos levar a vida nesse “Novo normal”. Até a próxima semana!