Letras Saborosas

Letras Saborosas 13666

Olá queridos leitores ! 

RECEITA DO DIA Surpresa de Páscoa 

INGREDIENTES: Creme branco: 395 ml de leite condensado 750 ml de leite integral 100 ml de creme de leite 03 gemas peneiradas 01 colher de sopa de amido de milho 01 colher de chá de essência ou extrato de baunilha Creme de chocolate 395 ml de leite condensado 01 litro de leite integral ½ colher de sopa de manteiga sem sal 08 colheres de sopa de cacau em pó 02 colheres de sopa de amido de milho 50g de chocolate amargo ou ao leite em barra 50 ml de creme de leite Montagem: 200g de biscoito champagne Licor de café ou chocolate à gosto Gotas de chocolate 

MODO DE PREPARO::Creme branco: Coloque todos os ingredientes, menos o creme de leite, numa panela, misture bem e leve ao fogo baixo mexendo sempre até que se forme um creme grosso. Quando o creme estiver soltando do fundo da panela, deixe esfriar, misture o creme de leite e reserve. Creme de chocolate: Coloque todos os ingredientes numa panela, leve em fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Quando aparecer o fundo da panela, deixe esfriar e reserve. Montagem: A sugestão para servir em taças individuais, colocar duas ou três bolachas em pé banhada rapidamente no licor (cuidado para não desmanchar). Colocar o creme de chocolate no fundo, esfarelar uma bolacha champagne, colocar o creme branco. Finalizar com gotas de chocolate. Levar para a geladeira fechado com papel filme, servir gelado. (FOTO) DICA: Essa sobremesa pode ser feita numa travessa média, fazendo uma cama de bolacha champagne, creme de chocolate, castanha ou nozes esfareladas no meio, creme branco, gotas de chocolate ou mini suspiros. 

O TURISMO GASTRONÔMICO ESTÁ EM ALTA. VOCÊ CONHECE AS VIAGENS SABOROSAS DA BRASIL FOOD SAFARI? 

O turismo gastronômico é o segmento de maior crescimento na indústria do turismo, segundo a Organização Mundial de Turismo. O turismo associado a gastronomia, a cultura e a natureza é um mercado em rápida expansão, sobretudo se for combinado com outros segmentos turísticos como: aventura, saúde, desportos, entre muitos outros. Todo turista precisa se alimentar, mas muitos além de satisfazer a necessidade básica, viajam com o intuito de conhecer os sabores, os ingredientes e a cultura alimentar da cidade visitada. Hoje, as atividades culinárias incluem festivais gastronômicos, visitas a mercados locais, atividades de pesca, cursos em escolas de culinária, visitas a vindimas, degustações diversas e, claro, visitas a restaurantes famosos pelos seus chefes de cozinha ou por seus pratos regionais. Os destinos de turismo gastronômico mais populares são: França, Itália, Califórnia, México e Peru. 

No Brasil, uma agência que trabalha esse segmento é a Brasil Food Safari do chef sul mato-grossense Paulo Machado e de sua sócia Pollianna Thomé da agência Bravo Expeditions (MS). 

Conheci o trabalho da agência em 2016 em uma viagem com o grupo Food Safari que levou 20 turistas brasileiros para a Feira Mistura, que acontecia na capital peruana. O grupo esteve nos principais restaurantes de Lima, como: Central do chef Virgilio Martinez, Maido do chef Mitsuharu Tsumura, AMAZ de cozinha Amazônica, La Mar, Osso Carniceria; visitaram a feira Mistura por dois dias; conheceram a Casa da Gastronomia Peruana, um museu dedicado a cultura alimentar peruana; o mercado público para conhecer os ingredientes peruanos; e ainda tiveram uma aula de ceviches com o chef Pedro Schiaffino no restaurante Malabar que foi um dos pontos altos da viagem, na aula além de colocarem a mão na massa, puderam degustar todos os pratos feitos além de experimentarem e aprenderem o famoso drink Pisco Sour. De lá para cá são muitos roteiros saborosos feito pela empresa. Agora em maio estão abertas as vagas para duas viagens que super recomendo, a primeira é para os Pirineus, as montanhas que separam a Península Ibérica do restante da Europa, um cenário de sonhos na Catalunya. Nessa viagem de seis dias intensos irão conhecer e experimentar as iguarias da cozinha espanhola, vinhos naturais, azeites premium, trufas, queijos e muito mais, na companhia do chef Paulo Machado, de 23 a 28 de maio. E no Brasil, um dos roteiros mais charmosos acontece de 28 a 31 de maio, o Food Safari da Serra Gaúcha. As atividades programadas para a expedição são exclusivas, o anfitrião da viagem é o chef Fabrício Goulart, e a companhia do chef Marcos Livi, do professor doutor Marcelo Sulzbacher especialista em cogumelos, e do artesão Daniel Castelli. São três noites na cidade de São Francisco de Paula, no charmoso Parador Hampel, inclui aulas práticas de cozinha e de técnicas artesanais de produção de alimentos, degustação de pratos com ingredientes regionais, além de passeios na natureza e contato com moradores locais. Um dos pontos altos da viagem é a aula-degustação conduzida na cozinha e no quintal do Parador Hampel pelo chef Marcos Livi, onde as técnicas de preparo do churrasco a  

Ferro e Fogo serão ensinadas. É neste mesmo quintal que pinhões serão coletados e depois usados de diferentes formas para o preparo do jantar. Nos arredores da propriedade, pesquisadores conduzirão a coleta de trufas e cogumelos silvestres que mais tarde serão também ingredientes do cardápio do jantar. Eu recomendo aos amantes da boa mesa, aos pesquisadores e professores de gastronomia e principalmente aos estudantes que participem dessas viagens direcionadas para a pesquisa e com quem entende do assunto como o chef Paulo Machado, uma riqueza de conhecimento e sabores. Informações sobre as viagens gastronômicas Food Safari, no site: www.brasilfoodsafaris.com email: [email protected] ou pelo telefone: (67)99982 2708.