Olá queridos leitores! E na cidade continuam acontecendo as novidades gastronômicas. Esta semana foi lançado a pré venda do vinho Boa Vista do Rio Branco Reserva Merlot, uma homenagem da Casa Freitas, feito pela Vinícola Pizzato Vinhas e Vinhos da Região do Vale dos Vinhedos-RS. A pré venda de lançamento do vinho ao custo de R$149,90 é para entrega do vinho em 30 dias na chegada da primeira remessa, pois será edição limitada. E vocês sabem de alguma novidade gastronômica na cidade? Mandem para mim para o e-mail: [email protected], que irei divulgar na coluna. A receita de hoje é de uma entradinha ou petisco para fazer final de semana. Ela foi enviada pelo chef Cesar Brandelli da Tramontina, uma Caponata de frigideira, que pode ser servida com pão italiano, torradinhas ou até fazer parte de uma salada. Acompanhem na próxima semana pelo YOUTUBE.COM/FARTURABRASIL, a Semana do Conhecimento Mineiro que vai falar sobre a Gastronomia Mineira: cénario atual e novas perspectivas; através de palestras, debates e aulas de cozinha mineira. Programação pelo Instagram @farturabrasil. E a programação para a quarta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA em Manaus, que será no Centro de Convenções Vasco Vasques, nos dias 21 a 23 de outubro. Apesar de ser presencial, estaremos obedecendo todas as orientações vigentes da OMS por causa da Covid-19. Já tomou a vacina? Eu estou perto de tomar a segunda dose, mas seguirei utilizando a máscara e álcool em gel, mantendo o distanciamento. Até a próxima semana!
PRATO DO DIA Caponata de Frigideira Cesar Brandelli, chef da Tramontina
INGREDIENTES: 01 pimentão vermelho; 01 pimentão amarelo; 02 cebolas roxas médias; 01 abobrinha verde (zuchini); 100 ml de azeite de oliva; Orégano; Alecrim; Sal e pimenta Q/B; MODO DE PREPARO: Lavar bem os legumes; retirar as sementes e cascas dos legumes que necessitem. Cortar em cubos de tamanho uniforme. Em uma frigideira, com azeite de oliva e alecrim refogar um ingrediente por vez e ir reservando-os, quando refogar todos legumes, voltar com todos eles na frigideira, acrescentar todo o azeite de oliva e refogar por mais alguns minutos (fogo médio). Temperar com sal, pimenta e orégano o quanto basta.
Servir como acompanhamento de carnes, ou servir com pão italiano como antepasto. É possível deixar a caponata guardada em potes de vidro, para isso, cobrir com azeite. Se a frigideira suporta a ida ao forno, é bem-vinda a idéia de dar uma gratinada no forno. Rendimento: 4 porções.
PROJETO “COZINHEIRA & BRASILEIRA” VALORIZA PRATOS TÍPICOS E AS MULHERES QUE FIZERAM DE
SUAS RECEITAS, UMA PROFISSÃO.
Em junho deste ano, aceitei o convite para fazer parte do conselho consultivo do Instituto Brasil a Gosto, fundado pela chef Ana Luiza Trajano. Foi eleita para o biênio como presidente a chef Janaína Rueda, e foram agregados mais cinco nomes ao conselho consultivo do qual faço parte. O Instituto tem como missão preservar e promover o conhecimento da nossa própria culinária e criar uma rede pela cozinha brasileira. Acessem o site: brasilagosto.org ou o Instagram – @institutobrasilagosto , para saber informações, receitas, projetos ou participar como voluntário. PROJETO COZINHEIRA & BRASILEIRA Mas o assunto hoje é o projeto 'Cozinheira & Brasileira' que tem o objetivo de valorizar as raízes brasileiras e a comida local, a 99Food lançou o projeto que tem uma seleção de receitas de pratos típicos de diferentes regiões, todas ligadas à histórias de famílias e tradição, executados por mulheres que são também as responsáveis pelo preparo de pratos caseiros sucesso na plataforma. As receitas serão disponibilizadas no portal (www.cozinheirabrasileira.com.br). A iniciativa conta com a parceria do Instituto Brasil a Gosto, responsável pela curadoria dos conteúdos. O Instituto tem como missão pesquisar, divulgar e valorizar a cozinha brasileira, seus ingredientes, receitas, modos de fazer e histórias. Também está em processo de desenvolvimento uma emocionante websérie em que as cozinheiras vão dividir um pouco de suas histórias, sobre o preparo de pratos que as tornaram pequenas empreendedoras e o por que a cozinha foi o caminho encontrado para a geração de renda da família. Por meio desses conteúdos, a 99Food contará, ao longo desse segundo semestre de 2021, histórias de cozinheiras populares, valorizando seu papel na sociedade. Promovendo essas trabalhadoras que preparam comida do dia a dia, a partir dos vínculos afetivos que a comida traz. Além de destacar a cadeia de pessoas envolvidas em levar comida cotidiana para a mesa dos brasileiros.
PESQUISA DATAFOLHA E IPSOS Desde seu lançamento em dezembro de 2019, o aplicativo de delivery de comida 99Food tem promovido e apoiado os pequenos negócios gastronômicos. São empreendedores reconhecidos pelo preparo de pratos considerados do dia a dia,
muitos destes típicos de suas respectivas regiões. Para entender melhor qual é a relação do brasileiro com a comida, especialmente, com pratos que têm valor sentimental e cultural, a plataforma encomendou pesquisas aos Institutos Datafolha (quantitativa) e Ipsos (qualitativa). O estudo revela dados importantes que demonstram a ligação dos brasileiros com a comida regional como forma de valorização das tradições familiares e o aumento do consumo deste tipo de refeição também nos aplicativos de delivery. Segundo os estudos, 83% dos entrevistados têm o costume de comer pratos típicos de seus estados. Entre as cinco regiões brasileiras, o Nordeste se destaca como a região com a mais forte ligação com sua cultura gastronômica (93%), seguida da região Sul (87%). Entre os participantes, 41% consideram que consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região, enquanto 29% entendem que a comida local os conecta com seus familiares. Muitas famílias possuem uma receita que é passada de geração para geração, a comida típica une as pessoas, a história da família e é uma forma de valorização de suas raízes,28% afirmam que consumir a comida local é uma forma de manter as tradições. Pratos típicos mais consumidos Um comportamento interessante do consumidor identificado na pesquisa é o uso das plataformas para o consumo dessa comida no dia a dia. 64% passaram a pedir mais delivery na pandemia, sendo que 65%pedem ao menos uma vez por semana. “Há dois dados bem importantes e que acabam direcionando o negócio para um caminho que, a meu ver, ainda ia demorar um pouco para acontecer: a transição da indulgência para o uso cotidiano dos apps. Já que metade (50%) das pessoas afirmam que já estão em busca/pedem opções de pratos que fazem parte da alimentação diária. É importante destacar que o saudável não significa saladas ou pratos com baixas calorias, mas sim, comida caseira. Já 50% afirmam que entre os últimos 10 pedidos realizados está a escolha por comida típica brasileira. Enxergamos uma tendência e um novo comportamento do consumidor a partir desses dados”, comenta Danilo Mansano, diretor-executivo da 99Food. Entre as preferências, muitos pratos foram citados na pesquisa, mas três se destacam. O churrasco é consumido por 30% dos entrevistados do Sul, região que é reconhecida pelo preparo de carnes, especialmente, no Rio Grande do Sul. Essa marca é quatro vezes maior que a média nacional (7%). Nacionalmente, a feijoada foi a mais lembrada pelos entrevistados d
e todo Brasil (13%). No Sudeste, essa iguaria feita com feijão preto e carne de porco teve um índice um pouco maior (17%). Partindo para o Nordeste, destaca-se o famoso cuscuz (22%), consumido tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar (aqui pode entrar um acrescido de carne ou outra proteína). Essa marca é muito maior que a média nacional (6%). As cozinheiras levam a comida caseira até a mesa dos brasileiros A demanda por consumo de comida típica caseira aumentou nos apps de delivery de comida. Considerada uma forma de valorização da cultura gastronômica e de conexão com as memórias afetivas familiares, a comida regional é valorizada por 83% dos
brasileiros, segundo dados do Datafolha. Seu consumo cresce nas plataformas de entrega de comida. Esse comportamento e demanda do consumidor foi mais percebido em restaurantes regionais, que são liderados principalmente por mulheres. Historicamente, são elas que sempre estiveram à frente das cozinhas. 76% declaram que são responsáveis pela alimentação e/ou preparação da comida contra 61%dos homens. Quando se trata de mulheres que são mães, essa porcentagem é ainda maior: 91%. Esse dado confirma uma realidade no setor, hoje são elas que estão também à frente de suas empresas, em que viram no cozinhar, uma fonte de geração de renda e de sustento para suas famílias. E, para isso, buscaram apoio em plataformas de delivery, que tem fortalecido seus negócios, principalmente neste período de pandemia. O que pensam sobre os momentos em que se alimentam? A pesquisa mostra ainda que o ato de se alimentar vai além de saciar a fome ou de repor as energias. A comida também tem relação com afeto e a possibilidade de partilhar aprendizados e momentos de alegria junto com os familiares. A experiência ao comer, 62% relacionam a ocasião a momentos felizes, com destaque entre os entrevistados acima de 45 anos (71%). O brasileiro ainda valoriza muito o momento o "família ao redor da mesa” e esse sentimento pode ter aumentado por conta do distanciamento causado pela pandemia, já que são nessas ocasiões que há trocas e compartilhamento de tradições e histórias de família. 36% relacionam o momento ao aconchego familiar com mãe, pai e avós, principalmente durante o preparo e compartilhamento de pratos especiais de família. Metodologia Datafolha: Pesquisa quantitativa, realizada mediante autopreenchimento online de questionário estruturado em painel de internautas, entre os dias 8 de abril a 7 de maio deste ano. Foram entrevistadas 1.515 pessoas (46% homens, 54% mulheres), distribuídas em todas as regiões do Brasil. Os entrevistados possuem entre 16 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas e que utilizaram apps de delivery de comida no último mês, anterior à pesquisa. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Metodologia Ipsos: Pesquisa qualitativa, realizada em janeiro de 2021 com homens e mulheres de 25 a 55 anos, moradores de São Paulo e Jundiaí, através de entrevistas em profundidade online. Os resultados foram usados como base e direcionamento para a elaboração da etapa quantitativa posterior, conduzida pelo instituto Datafolha. Sobre a 99Food A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing ("DiDi") e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais em https://food.99app.com.