Letras Saborosas

Letras Saborosas 14613

Olá queridos leitores ! 

 

RECEITA DO DIA Damorida de cogumelos autoral 

INGREDIENTES: 300g de cogumelos shitake e shimeji 15g de cogumelo Yanomami Sonoma 02 colheres de sopa de pó de cogumelo Yanomami 2,0 litros de água 08 pimentas ardosas variadas inteiras  10 pimentas de cheiro que não ardem 02 colheres de sopa de tucupi negro  Pedaços de beiju de mandioca. Sal a gosto MODO DE PREPARO: Em uma panela de barro colocar a água, todas as pimentas inteiras, o pó do cogumelo  e os cogumelos Yanomami hidratados para ferver. Em uma frigideira antiaderente, grelhe os cogumelos shitake e shimeji e coloque na panela com os outros ingredientes.  Deixe cozinhar por 30 minutos tampado, até as pimentas ficarem cozidas e macias.  Colocar o tucupi negro e tampar a panela até a hora de servir. Servir em tigelas fundas ou cumbucas de tacacá com um pedaço do beiju de mandioca.  porção 2 pessoas  DICA– podem utilizar os cogumelos que mais gostarem ou encontrarem. Assim como as pimentas, se não gostam de comidas picantes, colocar apenas duas pimentas dedo de moça ou malagueta inteiras.pp A picância da pimenta está nas suas sementes,  por isso cozinho inteiras.

Receita: Chef Denise Rohnelt Araujo

O NOVO MENU DO SÉTIMO MELHOR RESTAURANTE DO MUNDO 

Estive nessa semana em São Paulo e não poderia deixar de conhecer o novo menu da Casa do Porco Bar, eleito este ano o sétimo melhor restaurante do mundo, segundo a lista dos 50 Melhores restaurantes do mundo.

A chef Janaina Torres Rueda assina o menu de inverno junto com outras mulheres do seu staff.

Se observa uma delicadeza a mais no novo cardápio e como o anterior utilizam palavras como Recriar, Replantar,Recolher, Reconstruir e Adoçar para dar orquestrar os cinco passos do serviço.

No início são servidos os embutidos curados e cozidos elaborados pelo chef Jefferson Rueda que trazem a marca Porco Real lançada recentemente e alguns itens já disponíveis nos mercados de São Paulo. São servidos o salaminho, a mortadela, o guancialle, a copa curada com um caldo de legumes tostados delicioso. Na sequência as entradas que contam com os clássicos que estão no cardápio desde sua inauguração, que são o sushi de papada com tucupi negro e o torresmo de pancetta com goiabada. Os novos são: o steak tartar sobre tempurá de batata doce; terrine de joelho, fígado e morcilla sobre telha de inhame e gel de romã; e um milanesa mil folhas de codeguim (tipo de linguiça italiana) com mel e milho criolo. A delicadeza do prato Mandioca em texturas com bacon e glacê de porco mais um sorvete de tucupi.

E com inspiração oriental é servido o Porcoyaki, a versão do clássico japonês Sukiyaki com lardo, vegetais e caldo de pé de porco. E após é servido o Dalplin de porco com ricota e couve mais um purẽ de feijão.

Como principal o famoso e saboroso Porco San Zé, assado lentamente por 6 a 9 horas, e mais o que veio da nossa horta. Os chefs servem no restaurante insumos do Sítio Rueda onde criam seus porcos e cultivam seus vegetais, legumes e demais ingredientes servidos no local. Para adoçar seus clientes, a sobremesa muito refrescante é feita com chocolate, menta, morango e ervas.

O menu de cinco etapas e muitos sabores finaliza com uma tábua com queijos Reblochon (Serra das Antas-SP), Cuesta (Pardinho) e Azul Britânnia (Bela Fazenda) e doces brasileiros como broa de milho, cocada, doce de abóbora, belisquinho de goiabada e a torta de chocolate com massa feita com banha de porco, e um café Tocaya de Minas Gerais.

O menu desta temporada sai por R$220,00 e caso queira harmoniar com drinks da casa, acrescenta mais R$140,00. Vale muito à pena conhecer e saborear o menu desse restaurante estrelado que preza pelos ingredientes, serviço e por seus clientes, com um preço acessível para todos.