Letras Saborosas

Letras Saborosas 14759

OLÁ QUERIDOS LEITORES! 

RECEITA DO DIA Ambrosia da Dona Iracema 

INGREDIENTES: 700g de açúcar 04 xícaras de água 02 paus de canela 04 cravos-da-índia 04 ovos 01 litro de leite 02 colheres de sopa de vinagre de vinho branco 02 colheres de sopa de suco de limão. MODO DE FAZER: Faça a calda com 500g de açúcar, duas xícaras de água, a canela e os cravos. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, uma a uma, cuidadosamente e misture bem. Junte o leite aos poucos e adicione essa mistura à calda. Junte o vinagre e o suco de limão e deixe talhar. Abaixe o fogo. Em outra panela, coloque o açúcar restante, deixe no fogo até ficar cor de caramelo e acrescente um litro de água. Espere dissolver e junte à mistura de leite e ovos para dar cor. Deixe cozinhar em fogo brando por aproximadamente 1h30min, mexendo de vez em quando. Aproveite- não deixe de aproveitar- o tal cheiro de ambrosia no ar. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por duas horas. Depois sirva em pequenas taças e aprecie sem moderação. Receita para oito pessoas. 

Pela chef Roberta Sudbrack

UM TAL CHEIRO DE AMBROSIA – UMA HOMENAGEM PARA VÓ IRACEMA 

Há anos não sentia tanto amor, saudades e até uma certa nostalgia, ao ler um livro. Acompanhei durante a pandemia, as “conversas” da chef gaúcha Roberta Sudbrack com sua avó Iracema pelas redes sociais. Em tempos difíceis como aqueles que passamos, essas conversas traziam um acalento e muita emoção para quem lia. Conheço a chef Roberta Sudbrack desde 1996, quando ela comandava a cozinha do Palácio da Alvorada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Acompanho seu trabalho desde então, os livros que escreveu, os restaurantes que abriu e as inúmeras aulas e palestras que fez. 

Mas Um tal cheiro de ambrosia – conversas com Vó Iracema, é pura emoção. Confesso que recebi o livro e tentei ler diversas vezes, mas lembrava das minhas avós, com as quais convivi por muitos anos e agora já fazem quase 20 anos que se foram, deixando muitas saudades. Um livro que fala de amor e traz muito amor nas conversas, nas estórias, nas receitas e nas fotos, é como um aconchego de vó. Roberta teve muitas conversas com sua avó durante a pandemia, umas alegres, outras sofridas, algumas pedindo conselho, e muitas onde ela ouviu suas broncas “Em frente que atrás é vem gente, Beta! Porque quem fica parado é poste e mesmo assim está fazendo o seu trabalho”, “Toca o bonde, Beta!”. Dona Iracema era , ou melhor, é seu guia, sua fortaleza e sua inspiração. Dona Iracema se foi em 2018 aos 96 anos, mas seu legado está vivo com sua neta Roberta. Ela divide com o leitor no seu livro as 37 conversas, e traz um pequeno caderno de receitas da Dona Iracema com 11 receitas divididas em salgadas e doces, como a famosa Ambrosia, que a chef Roberta fala que a salvou muitas vezes e de muitas formas. “Ela dá nome a este livro e é a razão de tantas saudades que deixo cozinhar em fogo brando. Repito-a muitas vezes. Esse cheiro que ela deixa no ar me abre caminhos por dentro, me dá forças, me reconecta e me faz descansar… Por muito mais que duas horas…” O prefácio foi feito por Adriana Calcanhotto, tem ainda diversas participações como Anna Samico, Zélia Duncan, Tamara Klink, Renata e Kelly Quaresma, Laura Góes; e a coordenação Editorial, capa, projeto gráfico, diagramação e vinheta da escritora Andréa Samico que é uma amiga irmã que acompanha há muitos anos Roberta Sudbrack. O livro é da Interseção Ediçoes, pode ser encontrado em diversas livrarias do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília; ou pode ser adquirido pelo e-mail da editora: [email protected] . Eu recomendo a leitura desse lindo livro, leve, emotivo e amoroso, e só posso agradecer à amiga Roberta Sudbrack por dividir seu sentimento e a Vó Iracema comigo e com todos que também querem sentir no ar “Um tal cheiro de ambrosia”.