Letras Saborosas

Letras Saborosas 14989

Olá queridos leitores ! 

RECEITA DO DIA Pérolas negras de Sabará

INGREDIENTES: Polpetone de tambaqui 1 kg de lombo de tambaqui moído 03 unidades de Limão siciliano 50g de alho repicado Sal de parrilla q/b Mix de pimenta p/peixe q/b 300g creme de cebola 300g de cream cheese gelado 01 maço de Salsa fresca picada Empanar 200g farinha de trigo 500 ml de leite integral 03 Ovos inteiro 500g farinha panko 02 lts de óleo de girassol Purê de Inhame 01 kg de Inhame 200g de Manteiga sem sal 01 lt creme de leite fresco 200 ml azeite de oliva 01 galho de Tomilho fresco 08 dentes de alho roxo inteiros com casca Puxuri ralado na hora q/b, Molho de jabuticaba 01 litro de Jabuticaba fresca 02 garrafas de cerveja lager 300g açúcar demerara 01 litro de água filtrada Mix de legumes 01 Cebola roxa 01 maço de cebolinha 01 Pimentão amarelo médio 01 Pimentão vermelho médio 100 ml vinagre de maçã Micro verde diverso. Micro verde de coentro.  

MODO DE PREPARO: 

Polpetone de tambaqui Tempere a carne moída de tambaqui com sal de parrilla, alho, mix de pimenta, suco de limão, 100 ml de azeite, creme de cebola, salsa repicada amasse tudo junto. Com a massa do polpetone de tambaqui faça bolinhas com um furinho no meio coloque o recheio feito com o cream chesse e modele no formato de polpetone ou almôndega, reserve. Pegue o polpetone de tambaqui passe na farinha de trigo, no leite misturado com ovos em seguida na farinha panko e reserve. Numa panela funda coloque o óleo para aquecer, frite o polpetone já empanado por imersão, até dourar, retire e coloque no papel toalha. Molho de Jabuticaba Em outra panela coloque a casca de jabuticaba para cozinhar na água filtrada até ficar quase macia, retire a água entre com o açúcar a cerveja e deixe finalizar o cozimento da casca sem secar total o líquido, reserve. Purê de Inhame com jabuticaba Numa panela coloque água para ferver, abrindo fervura entre como o inhame, após cozido, retire 3/4 da água e coloque a polpa de jabuticaba para cozinhar junto por 5 minutos. Numa tigela com a jabuticaba já higienizada, retire a casca de uma por uma reservando, pegue a polpa da jabuticaba passe na peneira para retirar a semente, reservado a polpa. (separe a casca para o molho e a polpa para o purê). Ainda quente bata com um mixer o inhame já cozido junto com a polpa de jabuticaba acrescentando 500ml de creme de leite fresco, 100g de manteiga, rale o puxuri a gosto,uma pitada de sal deixando uma textura bem lisa e reserve. Numa panela aquecida, entre com a manteiga, azeite, dente de alho inteiro, galhinho de tomilho, deixe a manteiga dourar e aromatizar, retire o alho e os galhinhos de tomilho em seguida entre o creme de inhame com jabuticaba envolva tudo, deixei por aproximadamente 5 minutos, acrescente o creme de leite fresco restante misture muito bem confira o sal e reserve. 

Mix de legumes Depois de higienizar os pimentões,a cebola, corte tudo em quadradinhos pequenos, corte a cebolinha bem fininha reserve. Em uma tigela coloque a cebola roxa, os pimentões, o vinagre, os micro verdes diversos, a compota de casca de jabuticaba com um pouco do líquido que foi cozida envolva tudo. Coloque a cebolinha, o azeite, suco de um limão siciliano, confira o tempero reserve. Montagem: Num prato coloque a musseline de inhame com jabuticaba, o polpetone de tambaqui completando com o vinagrete de jabuticaba, finalize com micro verde de coentro. 

Chef Valdelícia Coimbra (MG) Polpetone de Tambaqui Água Doce Pescados (RR) 

CHEGOU A ESTAÇÃO DOS ESPUMANTES 

Vem chegando o Verão, Réveillon, período de férias e o que não pode faltar é aquele espumante gelado. Nas festas, na praia, na piscina, em casa ou no destino de descanso, abrir uma garrafa é sempre um bom motivo para brindar. O espumante nacional caiu no gosto dos brasileiros e de consumidores do mundo inteiro em qualquer época do ano, mas é no Natal e Ano Novo que ele ganha a preferência mundial. A Miolo Wine Group é a única marca genuinamente brasileira que engarrafa espumantes em quatro diferentes terroirs, valorizando o que cada região tem a oferecer. São 17 rótulos que carregam as marcas Miolo, Seival, Terranova e Almadén, indo do Moscatel ao Sur Lie Nature com 10 anos de cave, com preços que variam de R$ 25 a R$ 500. A brasilidade está presente na cor, nos aromas e nos sabores. Em todas as opções, das descontraídas até as mais sofisticadas, todo portfólio é 100% vegano, exibindo o Selo da The Vegan Society. O Terranova Tropical Moscatel, espumante que nasce no sertão do Nordeste brasileiro, é o mais vendido do grupo, sendo apreciado de Norte a Sul do país. Ideal para o verão, ele traz a alegria e descontração do povo brasileiro. As uvas Moscatéis estão entre as que melhor se adaptaram ao terroir devido a influência do sol. A leveza do espumante retrata o que o solo do Vale do São Francisco é capaz de oferecer. Elaborado com uvas colhidas o ano inteiro, já que os vinhedos são irrigados por sistema de gotejamento com as águas do Velho Chico, traz como grande diferencial um frescor único que só é possível nesta região. Outro destaque é a linha Miolo Cuvée, o primeiro espumante da Miolo. Com quase 30 anos, a linha traz o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV) nos rótulos Brut, Nature, e Brut Rosé. As borbulhas finas e persistentes e, principalmente, o frescor, elegância e versatilidade dos espumantes Miolo Cuvée conquistaram o mundo, com presença em 15 países. O reconhecimento chegou na França, onde o Miolo Cuvée Brut é o espumante brasileiro mais vendido em Paris, além de ser a bebida oficial do Natal Luz de Gramado há quase 20 anos. Para quem busca sofisticação, a recomendação é o Miolo Íride Sur Lie Nature 10 Anos, o Miolo Millésime Brut DOVV ou o Miolo Millésime Brut Rosé DOVV. Para entregar toda essa pluralidade típica do Brasil, a Miolo mescla espumantes varietais com cortes equilibrados. Esta operação inclui o cultivo de uvas como Chardonnay, Pinot Noir, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Verdejo, Moscato, Grenache, Pinot Gris, Shiraz e Semillon, o que permite fazer combinações sempre mantendo constância na qualidade. 

Frisantes Outra boa dica da empresa para a estação são os frisantes, elaborados com uvas moscatéis cultivadas no Vale do São Francisco. O clima tropical seco da Bahia é perfeito para este tipo de uva, agregando mais frescor e intensidade aromática ao produto. O Almadén
Moscatel Frisante nas versões Blanc e Rosé traz a leveza do verão. Coleção de espumantes da Miolo Wine Group: Íride Miolo Sur Lie Nature 10 Anos DOVV, Miolo Millésime Brut DOVV, Miolo Millésime Brut Rosé DOVV, Miolo Cuvée Brut DOVV, Miolo Cuvée Nature DOVV, Miolo Cuvée Brut Rosé DOVV, Miolo Cuvée Demi-Sec DOVV, Terranova Brut, Terranova Brut Rosé, Terranova Demi-Sec, Terranova 

Moscatel, Almadén Brut, Almadén Brut Rosé, Almadén Demi-Sec, Almadén Moscatel Rosé , Miolo Seival by Brut, Miolo Seival Brut Rosé.