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RECEITA DO DIA Risoto de Tucupi com cogumelos
INGREDIENTES: 200 gr de arroz arbóreo, carnaroli ou bomba; 500 ml de tucupi (clique aqui para comprar); 200 gramas de cogumelo; Manteiga; 1/4 de cebola cortada; 3 colheres cheias de parmesão ralado na hora; 1 copo de vinho branco seco; Azeite. MODO DE PREPARO: Comece limpando os cogumelos com uma toalha de papel molhada e corte em fatias. Corte a cebola em cubinhos pequenos e, em uma frigideira grande, frite com bastante azeite. Em seguida adicione os grãos de arroz e misture bem e adicione um terço dos cogumelos e deixe refogar. O próximo passo é adicionar o vinho e quando a frigideira estiver quase seca ir adicionando, aos poucos, o tucupi que precisa estar quente em uma outra panela – quente e não fervendo – pro tucupi não reduzir demais. Em uma frigideira separada frite metade dos cogumelos que sobraram em manteiga e junte eles ao risoto quando todos estiverem dourados e os grãos já no ponto de finalizar. Quando o grão de arroz estiver no ponto – em que está macio mais ainda al dente no seu centro, coloque uma última concha de tucupi, uma colher de manteiga gelada e o parmesão e misture avidamente por dois minutos. Salpique os outros cogumelos por cima e sirva! Serve até 3 pessoas.
Por Esther Weyl @naonasciprasermagra
AS EXPERIÊNCIAS DE TURISMO GASTRONÔMICO DA MIOLO EM TRÊS TERROIRS BRASILEIROS
Quando a Vinícola Miolo abriu as portas do porão da casa de pedra erguida pelo imigrante Giuseppe Miolo para receber turistas, o Vale dos Vinhedos estava florescendo. As estradas ainda eram de chão batido. Naquela época, no início da década de 1990, a Família Miolo já dava as primeiras investidas no enoturismo, antes mesmo de o roteiro se tornar oficial. A Osteria Miolo, como era chamado o pequeno restaurante, foi onde a vinícola recebeu os primeiros grupos em torno da boa mesa italiana e de uma bela taça de vinho. O turismo de experiência vem crescendo e hoje a Miolo Wine Group (MWG) oferece nove atrações enoturísticas. Três delas estão entre
as novidades: o Roteiro Terroirs no Vale dos Vinhedos e os Roteiros Expedição Lendária e IP Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento. O Roteiro Terroirs chega para proporcionar uma viagem através de vinhos elaborados nas quatro regiões onde a Miolo Wine Group produz, sendo elas: Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, RS (Miolo), Campanha Meridional – Candiota, RS (Seival), Vale do São Francisco – Casa Nova, Bahia (Terranova) e Campanha Central – Santana do Livramento, RS (Almadén). São quatro rótulos, um de cada terroir. Única no Brasil a produzir em quatro diferentes regiões vitivinícolas, a Miolo cultiva 55 variedades de uvas viníferas, além de outras 14 em fase de teste. Com isso, a marca se distingue por oferecer a maior variedade de produtos ao mercado com 112 rótulos próprios. “Nos dedicamos todos os dias do ano à nossa maior fortaleza, nossos vinhedos. Hoje são mil hectares de vinhedos próprios. É deles que nascem nossos vinhos e espumantes. E ao abrir cada garrafa e compartilhar nossa produção, estamos dividindo com todos o que de melhor sabemos fazer”, destaca Adriano Miolo, diretor superintendente da MWG. Somente no Vale dos Vinhedos são mais de 200 mil turistas por ano, número que vem crescendo de 10% a 15% a cada safra. Com o lançamento do Roteiro Terroirs, a empresa espera atrair ainda mais apreciadores em torno da cultura do vinho. A oferta na unidade se completa com o tradicional Roteiro Turístico, Roteiro DOVV Vinhos, Roteiro DOVV Espumantes e Roteiro Os Sete Lendários. São cinco vivências com duração de 1h a 2h. Com exceção do Roteiro Turístico, as demais exigem agendamento prévio.
Novidades também na Campanha Outra novidade em operação é o Roteiro IP Campanha Gaúcha, que proporciona um passeio por aromas e sabores do terroir, com rótulos que exibem o Selo da Indicação de Procedência (IP). A visita pelo local inclui o Museu Semente, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques, salas de degustação e o grande diferencial da unidade: o primeiro free shop de vinhos brasileiros em uma vinícola. O novo modelo de venda oferece todos rótulos da Miolo Wine Group com preços até 30% mais baixos. Outra opção para quem busca viver uma experiência única no mundo do vinho é o Roteiro Expedição Lendária, que passa a integrar as opções da Vinícola Almadén, em Santana do Livramento, na Campanha Central do Rio Grande do Sul. É lá, em uma propriedade de 1.200 hectares, sendo 450 destinados, exclusivamente, ao cultivo de uvas, que o grupo inaugurou em setembro o Roteiro Enoturístico Almadén, com a expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O lançamento, com 5h de duração, entra em ação durante a Vindima 2023, permitindo ao visitante degustar os ícones da MWG num almoço campeiro harmonizado.
Enoturismo no Sertão
Uma das experiências mais inusitadas do grupo fica no nordeste brasileiro, na Vinícola Terranova. É o Roteiro Turístico aliado ao Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico, no Vale do São Francisco. Surpreendente, o tour parte de Juareiro, com degustação de espumantes Terranova no barco até chegar à vinícola, onde os visitantes encontram vinhedos em meio ao semiárido, além de uma estrutura composta por cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo. Lá, são degustados quatro rótulos que nascem
LETRAS SABOROSAS POR DENISE ROHNELT ARAUJO