ENTRADA
Olá queridos leitores!
Espero que estejam aproveitando as férias e experimentando novos sabores.
Semana passada inaugurou em Manaus o restaurante Filhote do Pará que tem como proposta trazer os sabores do Pará para as terras manauaras. O casal Mário e Elisângela Valle trouxeram toda a cultura paraense para a capital amazonense, sigam pelo Instagram @filhotedopara.
Estarei por Manaus na próxima semana e irei trazer as novidades gastronômicas para todos pelo Instagram @letrassaborosas, acompanhem!
Na semana passada falei sobre o evento de bartenders que vai acontecer em São Paulo somente em junho, não sei por que, apesar de ter colocado a data correta, disse que seria essa semana, peço desculpas aos organizadores do evento.
Então ratificando a informação, a segunda edição do Bar Convent São Paulo – BCB 2020, vai acontecer nos dias 15 e 16 de junho no Expo Barra Funda em São Paulo. Mais informações em www.barconventsaopaulo.com.br.
Então, estão fazendo as receitas da coluna? Se tiverem dúvidas ou quiserem alguma receita específica, enviem mensagens para o email: [email protected].
Até a próxima sexta!
PRATO DO DIA
Farofa festiva
INGREDIENTES:
100g de bacon em cubinhos 100g de calabresa em cubinhos 250g de farinha de mandioca 01 cebola média picada 03 dentes de alho picados ou amassados 01 cenoura pequena ralada 50g de uva passa 50g de batata palha fina Cebolinha, salsa ou coentro picadinho a gosto 02 ovos cozidos picados Sal a gosto
MODO DE FAZER:
Faça todo o pré preparo dos ingredientes, deixando tudo cortado em vasilhas separadas antes de começar a cozinhar.
Numa frigideira grande coloque primeiro o bacon para soltar sua gordura, em seguida a calabresa, deixe fritar bem os dois.
Acrescente a cebola, o alho e a cenoura, depois a farinha de mandioca. Cozinhe até ficar dourada. Em uma tigela coloque as passas, cebolinha, salsa, coentro, os ovos e misture com a farofa ainda quente. Finalize na hora de servir com a batata palha.
Essa farofa por ser rica em ingredientes pode ser servida apenas para acompanhar um churrasco, uma carne de porco ou até um frango assado.
DICAS CERVEJEIRAS PARA O VERÃO
O mestre cervejeiro da X Craft Beer, Alexandre Xerxenevsky, explica algumas questões bastante discutidas quando o assunto é cerveja e a estação mais quente do ano.
O verão chegou e muitos aproveitam para se refrescar curtindo uma praia ou até mesmo uma piscina. Para acompanhar, a cerveja costuma ser vista com freqüência nas mãos dos banhistas. Porém, como o sol nesse período está mais forte do que nunca, muitos costumam ter dúvidas sobre a forma correta de armazenar as bebidas ou até mesmo qual é o estilo mais indicado para saborear no verão. Para ajudar quem costuma ter dúvidas, o mestre cervejeiro da X Craft Beer, Alexandre Xerxenevsky, lista algumas dicas para evitar imprevistos na hora de saborear sua cerveja favorita, confira:
1- Como deixar a cerveja gelada por mais tempo?
Os amantes cervejeiros sempre costumam discutir essa questão e muitas pessoas acabam criando alguns métodos na tentativa de manter a bebida gelada por várias horas, porém, não existe de fato uma fórmula certa que faz com que ela fique gelada por horas. Alguns truques ajudam como usar as famosas canecas com asas, pois elas evitam que a mão fique em contato com o copo. Suportes de isopor também contribuem para deixar elas geladas por mais tempo, principalmente em um local como a praia.
2- Existe um estilo de cerveja ideal para ser consumido no verão?
Na verdade a cerveja ideal é aquela que o consumidor aprecia, mas existem alguns estilos que combinam mais com o verão, como as Witbier. Elas são conhecidas por serem a versão belga das cervejas de trigo, e costumam ser produzidas com casca de frutas cítricas e especiarias. O resultado é uma cerveja saborosa e refrescante.
3- Colocá-las no congelador é melhor para gelar?
Essa questão é clássica e muita gente tem o hábito de colocar as cervejas no congelador com o objetivo de deixar elas geladas sem ter que esperar muito. O ideal é que elas fiquem na geladeira, já que deixando elas no freezer até o sabor pode ser comprometido.
4- Qual é a temperatura ideal da cerveja no verão?
O mais indicado é que elas não estejam muito geladas, entre 2º a 4ºC é o ideal, já que as cervejas mais indicadas para o verão são aquelas feitas para refrescar e com sabor mais leve.
5- Existe algum truque para gelar mais rápido?
Um método simples e eficiente é colocar em um recipiente bastante gelo junto com as cervejas de deixar por cerca de 10 ou 15 minutos.