ENTRADA
Continuo esta semana trazendo mais um pouco da minha viagem de imersão na cozinha do sul do país através do Food Safari, uma viagem gastronômica elaborada com muito carinho e atenção pelo chef Paulo Machado e pela turismóloga Polliana Thomé.
A receita de hoje é do chef gaúcho Fabrício Goulart, que é mentor do projeto “Feitosa Gourmet” e participou da quarta edição do reality gastronômico The Taste Brasil da GNT. Fabrício, além de chef de cozinha e pesquisador, apóia os movimentos de valorização de produtos locais e ecológicos. Durante sua pesquisa, idealizou a startup Feitosa Gourmet, que são produtos à base de banana com foco no sabor e na saudabilidade.
Amante da fruta, ele desenvolve projetos de pesquisa que busca trazer as variações da fruta na alimentação e além dos catchup de banana nas versões: original, com pimenta biquinho, com pimenta malagueta, com beterraba e cachaça; e a mostarda de banana; ele está com os novos produtos com a fruta como cerveja, cachaça, suco, leite e chips.
A receita de ceviche de banana foi ensinada para o grupo do food safari no Parador Hampel em São Francisco do Sul – RS.
Se quiserem saber mais sobre o produto podem enviar email para: [email protected]é o próximo sábado!
PRATO DO DIACeviche de Banana
Receita do Chef Fabrício Goulart
INGREDIENTES: 2 bananas bem amarelinhas (sem marcas pretas pode ser prata ou nanica)1/2 cebola roxa fatiada fina1 colher de chá de alho fatiado fino1 colher de chá de pimenta dedo de moça sem semente fatiada fino½ suco de limão1 colher de sopa de coentro picado
MODO DE PREPARO: Coloque a banana cortada em meia-lua em uma tigela. Junte a cebola, o alho, a pimenta, o coentro e misture bem.Acrescente o suco de limão para cozinhar a banana e mexa bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.Sirva em copos ou tigelas bonitas e decore com um pouco de coentro.Rendimento: 2 porções
PETISCOS FESTIVAL BRASIL SABOR COMEÇOU E VAI ATÉ 3 DE JUNHO
No dia 17 a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes – Abrasel apresentou o Festival Brasil Sabor que traz para o público da capital, pratos especiais elaborados pelos restaurantes associados.
No lançamento a presidente Teresa Mota apresentou os dez restaurantes que estão participando do evento e falou da retomada das atividades da associação, que esteve por mais de quatro anos sem atividade.
Os amantes da boa comida podem experimentar os pratos do festival nos seguintes restaurantes: Aipana Plaza Hotel, Amazônia Regionais, Guaraná Mania, Peixada Tropical, Pizza.com, Recanto da Peixada, Seven Steak & Burguer, Vila Takuara, Pizzaria & Choperia Trevo, e Tulipa Restaurante.O festival da Abrasel Brasil Sabor é uma ação da associação em todo o país e por isso é considerado o maior evento da gastronomia brasileira.
Um dos pratos que me surpreendeu foi o Pirarucu à moda Aipana, que foi feito com o peixe amazônico recheado com queijo regional e servido com arroz com tucupi negro e jambu. Fiquei muito feliz de ver que depois de sete anos divulgando esse ingrediente, o tucupi negro, ele começa a aparecer nas cozinhas dos restaurantes da nossa capital.
Para conhecer e escolher os pratos para experimentar, até o dia 3 de junho acesse o site: www.brasilsabor.com.br e busquem os restaurantes de Roraima.
NOVIDADE EM BUFFET NA CAPITAL
A empresária Bruna Sack agora está se dedicando ao seu Buffet, a Sack Buffet e Eventos. Especializado em coffee break ou coquetel, entre outros tipos de eventos conta com receitas exclusivas da chef Fernanda Nogueira.
A empresa tem experiência e pode atender o público com receitas especiais para intolerantes alimentares. Além disso, ainda continua com seu cardápio de tortas e sobremesas diferenciadas sob encomenda.
Informações e orçamentos pelo telefone (95) 99124-6685.
A FERRO E FOGO, UMA GRANDE ATRAÇÃO DO PARADOR HAMPEL
Um lugar inesquecível, aprazível, com conforto e atmosfera serrana, esse local tem nome, Parador Hampel em São Francisco de Paula, na serra gaúcha.
O local foi comprado pelo chef Marcos Livi, que diz que é o seu projeto de vida, na cidade em que nasceu. Apesar de ainda continuar administrando seus outros empreendimentos em São Paulo que são: os restaurantes Botica, Veríssimo, Quintana; a padaria gourmet Officina; a Napoli Centrale e o C6 com seu sócio Gil Guimarães; além do Bioma Pampa, todos no Mercado de Pinheiros.
O Hampel é uma construção de 1899 que foi construída pelo médico Alfredo Hampel, para ser uma espécie de hotel-sanatório. Em 1924, era conhecido como Pensão Hampel e famosa por ser excelente local de veraneio.
Na década de 50 foi inaugurada a nova construção em alvenaria que abriga as principais instalações do Parador hoje.
A grande atração, além do local, é a gastronomia, que traz uma programação especial elaborada pelo chef Marcos Livi. O café da manhã traz os principais ingredientes da serra como a nata, queijos, embutidos, uma infinidade de delícias servidas para os hóspedes. Aos domingos o almoço é um show de churrasco autêntico, de fogo de chão, denominado a Ferro e Fogo, aberto ao público.
Além da diversidade de carnes, como carneiro, porco, galeto, boi, também tem legumes, frutas, embutidos, tudo na brasa. Na cozinha do Parador o visitante pode ainda escolher os acompanhamentos que são: saladas variadas, arroz, feijão, polenta, entre outros.
À noite, no Parador, os hóspedes podem aproveitar e se deliciar com os pinhões, que são servidos em volta das fogueiras.
Uma experiência maravilhosa que recomendo para quem gosta de tranquilidade, natureza, boa comida e clima saudável.
Informações e reservas podem ser feitas pelo site: www.paradorhampel.com