Letras Saborosas

letras saborosas 29 09 2018 7000

Um estudo foi divulgado nesse mês falando sobre o aumento do desperdício de alimento no mundo. Uma questão que vem sendo discutida anualmente, mas que continua sem aparente solução, já que um terço de toda a comida produzida  pelo sistema agrícola global é perdido por ano. 

O que mais me assustou foi ler que os campeões das comidas jogadas no lixo diariamente nas casas brasileiras são o arroz e o feijão. E depois é a proteína que vai para o lixo, ou seja, só se come a comida feita naquela hora, não se aproveita as sobras. Isso é cultural, mas também é uma questão de se ensinar a fazer novos pratos para o jantar do que sobrou do almoço.

Está faltando ensinar as pessoas sobre como não desperdiçar os alimentos e também  deveria ser ensinado nas escolas, já que as crianças absorvem melhor os novos conhecimentos e repassam para seus pais. Essa tática já foi feita pela melhoria no trânsito, fazendo dos pequenos aprendizes os “grilos falantes” dos pais quando estão nos carros.

Aqui em casa dificilmente se coloca comida no lixo, começo sempre pelo planejamento do cardápio da semana e só compro o necessário para aqueles dias, evitando perder algum ingrediente.

Essa é a primeira lição que devemos ter em mente contra o desperdício. Que tal? Quer mais dicas para melhorar seu dia a dia, evitar o desperdício de alimentos e de dinheiro? Tenho certeza que seu bolso irá agradecer.

Hoje a receita é de um arroz com legumes feito com sobras de arroz e de alguns legumes variados que estavam guardados na geladeira.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA Arroz com legumes

INGREDIENTES:

02 xícaras de arroz pronto 01 cebola média picada 02 dentes de alho picados 01 xícara de cenoura cortada em cubinhos 01 xícara de abobrinha com casca cortada em cubinhos 01 xícara de abóbora com casca cortada em cubinhos 02 tomates cortados em cubinhos 03 folhas de couve cortada em tiras finas 01 talo de salsão em cubos 02 xícaras de caldo de legumes feito em casa 02 ovos mexidos Azeite a gosto Salsa e cebolinha a gosto Sal e queijo parmesão a gosto

MODO DE FAZER:

Corte todos os legumes, reserve. Refogue uma parte da cebola e do alho no azeite, coloque o salsão, a cenoura e os temperos aromáticos, como salsa e cebolinha, numa panela pequena que dê para colocar umas três xícaras de água fria, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe os ingredientes até ficarem al dente, reserve.

Numa panela maior, refogue o restante da cebola e do alho, coloque a couve, a abóbora e a abobrinha com um pouco do caldo do legumes para cozinhar, quando estiver al dente, coloque o arroz pronto, o restante dos legumes que estão no caldo, um pouco do caldo, os tomates, cozinhe mais um pouco.

Numa frigideira coloque os dois ovos ligeiramente batidos, mexendo sempre para que fiquem cozidos, mas não deixe ficarem ressecados.  Sirva o arroz com legumes e misture os ovos mexidos. Acrescente queijo parmesão ralado grosso no final, com o arroz quente, para que derreta.

‘EU SOU GASTRONOMIA’: SELO DA UNESCO IMPULSIONA FOLIA GASTRONÔMICA DE PARATY

Impulsionada pela conquista do selo de cidade criativa para a gastronomia da Unesco, a Folia Gastronômica 2018 em Paraty assume um novo formato, com ênfase nos saberes e sabores locais. Outra novidade é o lançamento do “Mapa do Gosto”, uma publicação com a indicação dos principais produtores e produtos agrícolas de Paraty e que será uma ferramenta de integração entre agricultores e restaurantes do Polo Gastronômico de Paraty.

A Folia Gastronômica 2018 será realizada de 30 de outubro a 4 de novembro com o tema “Eu Sou Gastronomia”. O evento contará com a participação de 30 restaurantes, que oferecerão um circuito variado de sabores típicos de Paraty.

A tenda principal do evento será instalada no Largo de Santa Rita, marco arquitetônico de Paraty, onde haverá aulas de gastronomia com chefs locais e convidados, barracas de restaurantes do Polo Gastronômico, barraca da Festa do Divino, e exposição e venda de cachaças e cervejarias locais. A Folia Gastronômica 2018 promoverá o terceiro concurso de receitas da merenda escolar de Paraty, com a premiação das melhores colocadas durante o festival.

Entre os estandes programados para o evento, a organização da Folia preparou também um espaço coletivo para os ceramistas locais e a montagem de um “Forno de Farinha”, com uma pequena mostra de como se utiliza a mandioca para fazer farinha da terra com forno de torra.

Também haverá programação voltada para o empreendedor, e de incentivo ao setor gastronômico local, de responsabilidade do Sebrae, e programação musical, workshops e apresentações artísticas patrocinadas pelo Sesc.

De 2 a 4 de novembro, a programação será aberta ao público, com shows, comida de rua, e restaurantes e aulas de gastronomia na tenda principal montada no Largo de Santa Rita.

Através da plataforma digital Foodpass é possível adquirir os convites para participar das aulas de gastronomia, comprar o prato do festival ou adquirir pontos para consumir nas barracas de comida. Acesse www.foodpass.com.

A NOVA GASTRONOMIA LATINO-AMERICANA  DÁ O TOM DO MESA SP 2018

Para quem não quer ficar de fora do maior evento gastronômico do país, é bom já se programar e comprar os ingressos para as diversas atrações do Mesa SP 2018. 

O evento acontece nos dias 9 a 11 de novembro, no Memorial da América Latina, um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital paulista. Reunindo em um único espaço o Mesa Tendências,  que é o principal congresso do setor na América Latina; o Mesa Ao Vivo, que traz uma extensa programação de aulas de cozinha e degustações com especialistas renomados dos quatro cantos do país; a feira de produtores Farofa do Brasil e o Brasa na Mesa, que é um módulo especial sobre carnes, com direito a um churrasco preparado pelos maiores experts no assunto; entre outras atrações e conteúdos para profissionais, especialistas, estudantes e amantes da culinária.

A edição deste ano destaca o tema “Cozinha que Emociona” e terá na programação do Mesa Tendências um time de pesos-pesados que estão revolucionando a mesa latino-americana como o argentino Francis Mallmann; Pia León, chef do Central de Lima (6º lugar na lista do 50 Best); Mitsuharu Tsumura, do peruano Maido (7º lugar na lista geral do 50 Best e 1º lugar na Latin America’s 50 Best); o colombiano Alejandro Cuellar, do projeto CoyarCocina e 5 Sentidos Catering; e Carlos García, do venezuelano Alto, de Caracas, entre outros.

Do Brasil, vão marcar presença: Alex Atala (DOM), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Morena Leite (Capim Santo), Paulo Shin (Komah) e Telma Shiraishi (Aizomê), Ana Bueno (Banana da Terra- RJ), Onildo Rocha (Cozinha Roccia – PB) e Timóteo Tinga (Gastrotinga – SE), entre outros.

E irão dividir o palco do Mesa Tendências, os maiores chefs franceses radicados no país: Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Laurent Suaudeau e Erick Jacquin, que vão falar sobre a história da gastronomia francesa no Brasil.

No Mesa Ao Vivo, com dezenas de aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria e degustações de vinhos, cerveja e cachaça conduzidas pelos melhores profissionais do Brasil. 

Para os fãs de carne vermelha, uma excelente notícia: esta edição do Mesa SP terá uma programação voltado exclusivamente ao tema, com aulas de cortes, defumação e outros assuntos do universo da carne. Com ingressos adquirid
os à parte, os participantes poderão assistir a módulos diários de 5 aulas recheadas de conteúdo, ministradas por feras do churrasco.

E como é impossível só falar do tema sem acender o fogo, o evento contará também com uma verdadeira celebração à carne no dia 9, das 17h às 22h: o Brasa na Mesa, um churrasco no estilo fogo de chão comandado por Francis Mallmann, Marcos Livi e outros experts no assunto.

No espaço Farofa do Brasil, a entrada é gratuita. Terá palco com atrações musicais e  feira com barracas de produtores locais do país inteiro, trazendo queijos, azeites, mel, café, farinhas e os produtos mais emblemáticos de cada região.

A Amazônia se faz presente com o estande do Pará e aula no Mesa ao Vivo com o chef Tapajônico Saulo Jennings do restaurante Casa do Saulo que fica em Santarém – PA.

Ingressos e programação completa: www.mesasp.com.br