Letras Saborosas

Letras Saborosas 30 06 18 6485

ENTRADA

Estão acompanhando a coluna Letras Saborosas na TV Folha BV?

Já estamos no ar, ou melhor, na web, apresentando quatro programas com receitas regionais e fáceis para se fazer em casa.

A proposta é trazer receitas que possam ser feitas em casa e outras novidades sobre o mundo da gastronomia na capital do Extremo Norte, para os amigos de Letras Saborosas.

Estaremos colocando nas redes sociais do grupo Folha de Boa Vista os programas da coluna Letras Saborosas, todas as terças-feiras. Acompanhem pelo Youtube, Facebook, Instagram, Vimeo ou pelo site www.folhabv.com.br dentro do link Folha BV Play.

Hoje a receita é da gastrônoma mineira Josi Fidélis, uma Cheesecake Prática, que você pode ver a receita na TV Folha BV para tirar as suas dúvidas.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Cheesecake Prática

Chef Josi Fidélis

INGREDIENTES: 200g de biscoito Maria ou Maisena triturada 140g de manteiga sem sal 400g de cream cheese 395g de leite condensado 200g de creme de leite 1 limão (suco) 12g de gelatina incolor 250g de geleia de frutas vermelhas

MODO DE FAZER: Triturar os biscoitos e misturar com a manteiga, reservar. Fazer o creme branco com o leite condensado, o cream cheese, o creme de leite, o suco de limão e por último a gelatina já hidratada. Bater bem. Montar em um aro ou em uma forma de fundo removível, forrar o fundo com a massa do biscoito, colocar por cima o creme branco, levar para a geladeira até endurecer, por pelo menos três horas. Finalizar com a geleia de frutas vermelhas ou outra a sua escolha. Na foto, além da geleia, a chef enfeitou a cheese cake com physalis ou como é conhecida no Norte, camapu.

PÃES ARTESANAIS RECHEADOS E OUTRAS DELÍCIAS DO MR. BACON & BREAD

Apesar do nome americanizado, os pães e as delícias feitas pelo boulanger Renan Campelo são elaborados com ingredientes locais, como o pão Catarina Rústica recheado com carne de sol e queijo coalho, mas também tem outros sabores onde o bacon reina absoluto. O bacon pode estar misturado com filé, provolone e mussarela, costela de porco e barbecue, ou pode ser agridoce com ameixa. Os pães recheados são grandes e pesam aproximadamente um quilo e trezentos, os pães mais simples em torno de 800 gramas, ou podem solicitar quatro unidades de 300g.

Os pães são elaborados com fermentação natural (Levain) ou com fermento químico. O chef Renan disse que alguns pães podem ser adaptados conforme o gosto do freguês com ou sem açúcar, ou leite e derivados, mas todos são elaborados com glúten. O cardápio tem aproximadamente 35 tipos entre recheados, salgados, doces e pães sem recheio como pão de abóbora, linhaça, açaí, cerveja, entre outros. O cardápio está disponível no Instagran @mr.baconbread e os pedidos devem ser feitos com 24 horas de antecedência pelo WhastApp (95) 99111-2299. 

VOCÊ CONHECE A FARINHA CAROÇAÍ?

O fruto amazônico Açaí continua em alta no Brasil e no exterior pelo seu alto teor nutritivo, mas o que não sabíamos é que após o processamento da fruta, existe uma grande quantidade de caroço, que se não for aproveitado para a criação de bijuterias terá o lixo como destino.

Assim como o fruto, o caroço do açaí também tem um potencial energético e está sendo pesquisado para a criação de produtos alimentícios utilizando a farinha do caroço.

Trabalhar com o reaproveitamento dos resíduos gerados da utilização da polpa de açaí é objetivo do Projeto FARINHA Caroçaí, um dos 25 projetos selecionados para participar da etapa nacional da Mostra Inova Senai 2018. 

A farinha Caroçaí foi desenvolvida por estudantes do Senai de Roraima e consiste na utilização de caroços de açaí para a produção de uma farinha que pode ser utilizada em diversos alimentos como bolo, biscoito, pães.

As alunas do Senai Ana Paula Oliveira e Conceição Silva, foram orientadas pela instrutora de alimentos Eliana Lima.

Segundo Eliana “o projeto surgiu após a necessidade apresentada por uma empresa do estado do Amapá que não sabia como utilizar os resíduos da polpa do açaí. A partir do caroço de açaí criamos uma farinha para a produção de pães, tortas, bolos e biscoitos”. 

O poder nutricional desta farinha pode auxiliar no combate de doenças como hipertensão e diabetes, além de ter propriedades antiinflamatórias e também de ser um alimento sustentável.

A instrutora do Senai, Eliana, conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa no melhoramento do produto, do Centro Universitário Estácio da Amazônia com a elaboração da rotulagem nutricional, e com a empresa Trigolar que fornece a matéria prima para testes com o uso da farinha.

O projeto da farinha Caroçaí foi selecionado entre 310 inscritos e obteve a 18ª colocação nos 25 selecionados, sendo o único da Região Norte. E na próxima semana tem a missão de apresentar a farinha e os produtos alimentícios desenvolvidos na etapa nacional da Mostra Inova Senai, que acontece em Brasília de 3 a 8 de julho. Os alunos vão apresentar o projeto e irão participar de atividades para auxiliar no desenvolvimento de ideias inovadoras. 

A etapa nacional da Mostra Inova Senai, acontecerá em Brasília, entre os dias 3 e 8 de julho, e os projetos serão apresentados também na 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, entre 5 e 8 de julho. Os alunos dos projetos selecionados participarão de atividades e capacitações para auxiliar no desenvolvimento de idéias inovadoras e das propostas de negócios apresentadas. Os projetos classificados receberão auxílio financeiro de até cinco mil reais para melhoramento do seu protótipo.

Hoje a produção de açaí tem o estado do Pará como o maior produtor, mas já contamos em Roraima com uma grande produção no sul do estado.

Vamos torcer para que a nossa farinha de Caroçaí se torne uma realidade na indústria local na área alimentícia nutricional e que possa ser utilizada para implementar a merenda escolar.