AFONSO RODRIGUES

Liberdade é viver para si mesmo

“Os bons governos têm por objetivo a liberdade, isto é, querem que os homens vivam para si mesmos. Os cidadãos, com efeito, não pertencem aos cônsules, nem o povo ao rei, mas pelo contrário, são os cônsules que pertencem aos cidadãos e o rei ao povo”. (Dante Alighieri)

O pensamento sobre cidadania vem de longas datas. O problema é que nunca fomos educados para entender isso. Continuamos nos curvando para os que foram eleitos por nós, para trabalhar por nós. Ainda não nos disseram que quando elegemos, pomos o eleito na posição que ele escolheu para trabalhar para o cidadão. E nunca iremos entender o simples, enquanto continuarem complicando. Continuamos crendo que somos realmente cidadãos. E por isso, vamos continuar como marionetes dos que foram eleitos por nós. Mas, vamos nos controlar e fazer o que pudermos fazer para que mais cedo, ou mais tarde, quem sabe, alguém faça alguma coisa para melhorar nossa Educação. Porque só quando formos realmente educados seremos realmente cidadãos. Então faça sua parte como ela deve ser feita. Controle seus arrufos e procure esclarecimentos na Educação para ser realmente educado. E só aí você irá votar por dever, e não por obrigação. Mas não nos esqueçamos de que o dever exige educação.

Mas um mês já se foi. E pelo que vemos, continuamos na mesma estrada ínvia, pulando por cima de árvores caídas. Mas viva seu dia, hoje, com calma, respeito, e sobretudo, com muito amor. Tudo de que necessitamos para sermos felizes está dentro de nós mesmo ou mesma. “O reino de Deus está dentro de nós”. A dificuldade está em entendermos isso e ficarmos procurando Deus, na orientação de desorientados. Valorize-se no que você realmente é. Viva a vida, vivendo na vida. Ela é sempre curta, independentemente de sua idade cronológica. Procure viver o novo mês como ele deve ser vivido. E você pode fazer isso, desde que acredite nisso. Preste mais atenção a coisas e momentos que valham realmente sua atenção. Não permita que a tristeza tome conta de você. Não nos esqueçamos de que tudo que acontece na vida faz parte da vida. Que os erros, tanto quanto os acertos, são lições que fazem parte do aprendizado. E quando aprendemos, vencemos. Tudo que você fizer hoje, faça com amor e dedicação. O que exige de você um fazer sempre dentro da racionalidade. E não esqueça de que você, seja quem for, é da mesma origem de todos os seres de origem racional. Logo, somos todos iguais nas diferenças. E quando respeitamos as diferenças, respeitamo-nos no que somos. E devemos, sempre ser o que somos, mas na caminhada da prosperidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460