Minha Rua Fala

Minha Rua Fala 1 15 01 2020 9618

RUAS DE BOA VISTA – FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

RUA AGNELLO BITTENCOURT (no Bairro São Francisco).   

 Essa rua nasce no Centro Cívico (ao lado da Receita Federal) e termina na Avenida Adolfo Brasil, no Bairro São Francisco. O personagem Agnello Uchoa Bittencourt, foi, dentre outras coisas, Prefeito de Manaus. Ele nasceu em Manaus/AM, em 14/12/1876. Formou-se professor pelo Instituto Normal Superior, hoje Instituto de Educação do Amazonas. Lecionou em vários colégios de Manaus. Foi também Diretor do Ginásio Amazonense Pedro II e da Escola de Comércio ´´ Sólon de Lucena“. Pertenceu à Academia Amazonense de Letras e ao Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, do qual foi membro fundador. 

Em sua longa e atuante vida, foi, sobretudo, professor, tendo principiado seu sacerdócio em 1895. Exerceu paralelamente outras atividades no jornalismo, na administração pública e nas letras. Era um pesquisador nato, com o dom da investigação, da procura, do exame meticuloso, o que mais tarde se tornaria a sua característica literária. Suas principais obras são os ensaios: ´´ Chorografia do Estado do Amazonas (1925), “Notas Históricas sobre a Navegação do Amazonas (1949)”; “Bacia Amazônica, vias de Comunicação e meios de Transportes (1957)”; “O Homem Amazonense e o Espaço (1969)”; e o ´´Dicionário Amazonense de Biografias (1973)”. 

O professor Agnello Bittencourt faleceu no Rio de Janeiro em 19/07/1975. 

RUA ANTONIO BITTENCOURT (no Centro da cidade).

Coronel Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt (pai do professor Agnello Bittencourt). Antônio Bittencourt nasceu em Belém do Pará no dia 23/11/1853. 

Como político, foi um dos signatários da primeira Constituição do Estado do Amazonas, prefeito de Manaus em 1891, e Governador do Estado do Amazonas, com início de governo no dia 23/07/1908. Porém, no dia 7 de outubro de 1910 foi deposto num golpe dado por seu vice, Sá Peixoto, que resultou no bombardeio de Manaus. Antônio Bittencourt reassumiu o cargo de governador, vinte dias depois por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal e com a ajuda de dois batalhões do Exército, comandados pelo general Pedro Paulo da Fonseca Galvão, enviados pelo presidente da República Nilo Peçanha.

Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt faleceu em Manaus, no dia 03/03/1926.

Em sua homenagem há em Boa Vista a Rua Antônio Bittencourt, no Centro da Cidade. Esta rua, próxima ao Hotel Aipana, está situada entre o Restaurante “La Gôndola” e a “Drogaria Bahia”. É uma rua pequena.  É a rua onde está atualmente o salão de beleza do Miro Cabeleireiro.

Inicia na Rua Benjamin Constant e termina em frente ao “Supermercado DB”.

 RUA ARAUJO FILHO (Centro da cidade)

O Advogado Francisco Pedro de Araújo Filho nasceu em 09/09/1870, em Pernambuco. Araújo Filho decidiu morar no Amazonas para fugir de injunções políticas em sua cidade natal. Foi por muitos anos o “Advogado dos pobres”, como ficou conhecido em Manaus. Faleceu aos 61 anos de idade.

A Rua Araújo Filho, outrora conhecida como “A Rua do Ouro”` – devido às inúmeras casas comerciais de compra e venda de ouro e diamante (na décadas de 1980/90), inicia na Rua Sebastião Diniz e finda na Avenida Villerroy (Centro) ao lado do Hotel Ideal – atrás do Fórum Sobral Pinto.