Minha Rua Fala

Minha Rua Fala 12 02 2020 9769

HAYDÉE MAGALHÃES.

No ano de 1829 chegam ao Forte de São Joaquim três jovens militares, os irmãos cearenses Manuel, Domingos e Inácio Lopes de Magalhães. Em companhia deles veio um primo, Emiliano Magalhães, que mais tarde se casaria com Teresa Castro.

            O capitão Inácio Magalhães comandou o Forte de São Joaquim durante um ano. Nesse período namorou Liberata, a filha do major Carlos Mardel, com quem se casou em cerimônia celebrada pelo avô da noiva, frei José dos Inocentes. Terminado o serviço militar, Inácio foi trabalhar na fazenda do sogro.

A partir de 1830, como parte da expansão dos negócios, fundou várias fazendas, uma delas a Fazenda Boa Vista, na margem direita do rio Branco, que deu origem à freguesia de Nossa Senhora do Carmo da Boa Vista do Rio Branco, embrião do Município de Boa Vista. No local em que foi construída a casa-sede da fazenda, situa-se hoje o prédio que abriga o restaurante Meu Cantinho.

            Inácio e Liberata fundaram também outras fazendas, dentre elas a Cunhã-Pucá, que no futuro viria ser comprada por Alcides da Conceição Lima, nascido na fazenda localizada no município de Cantá, próximo à área que abriga o bairro Santa Cecília.

            Com o casamento de Inácio Lopes de Magalhães com Liberata Batista Mardel, em 1851, começou efetivamente a epopeia da tradicional família Magalhães. O casal teve o filho Carlos Mardel (casou-se com Eliza Rodrigues Brasil, o que representou o entrelaçamento entre as famílias Magalhães e Brasil).

Da união de Carlos Mardel com Eliza Brasil, nasceu o filho Horácio Mardel de Magalhães em 07/05/1886.

Horácio Mardel de Magalhães, por sua vez, casou-se com Olindina Lopes de Magalhães (filha de Tereza Magalhães com Emiliano Lopes de Magalhães). O casal Horácio e Olindina, teve os filhos: Carlos Magalhães, Hélio Magalhães, Aór Magalhães, Deyce, Maria Sebastiana, e Haydée Magalhães.

A roraimense Haydée Brasil de Magalhães Lima representa a união de duas famílias das mais tradicionais de Boa Vista (Brasil e Magalhães).

Haydée nasceu no dia 07 de Janeiro de 1921, no Amajari. Era filha do casal Horácio Mardel de Magalhães e de Olindina Lopes de Magalhães. Casou-se com Alcides da Conceição Lima no dia 26 de dezembro de 1942.

Naquela época o juiz de Boa Vista (Dr. Maximiliano da Trindade Filho) estava de férias, e o casal foi para Manaus onde foi realizado o casamento civil.

Haydée foi para Manaus acompanhada pelo pai, Horácio Magalhães, que era prático da lancha “Ajuricaba” (recém-comprado pela família Brasil), que os transportava, uma irmã e o marido Alcides Lima.

Após o casamento em Manaus, o casal saiu em lua de mel para Belém do Pará a bordo do navio Afonso Pena. Permaneceram em Belém durante 18 dias e retornaram para Boa Vista.

O casal Haydée e Alcides Lima, teve os filhos: Carlos, Índio Parimé Lima (médico na cidade de Curitiba/PR; Alexandre Ferreira Lima Neto (Economista) e já exerceu o cargo de Secretário de Estado por diversas vezes, tanto aqui em Roraima como em Rondônia. Também exerceu função importante no DETRAN-RR.

Outro filho, Alcides da Conceição Lima Filho (Alcidinho), é engenheiro e advogado, e foi um dos parlamentares mais votados em Boa Vista. Iniciou como vereador e depois se elegeu deputado federal, com dois mandatos consecutivos, além de ocupar vários cargos importantes na área administrativa em Roraima, Amapá e Amazonas.

A residência do casal Alcides Lima e Haydée Magalhães, construída há mais de 60 anos pelo marido Alcides Lima, se situa diante da Praça capitão Fábio Barreto Leite (a praça em frente à Orla Taumanan, na beira do rio Branco).

Haydée Magalhães, já viúva, nos últimos dias estava morando com o filho Alcidinho (Alcides da Conceição Lima Filho), em sua residência à Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, diante do Parque Anauá.

A senhora Haydée Brasil de Magalhães Lima, faleceu em Boa Vista no dia 04 de Fevereiro de 2020, aos 99 anos de idade.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.