MAÇONARIA – Excelsa Loja de Perfeição.
A Loja Maçônica, Loja Simbólica, Loja de São João ou apenas Loja é estrutura fundamental organizada por assembleias, onde os maçons se reúnem periodicamente para trabalharem de forma ritualística segundo o rito que adotam. Não confundir com o Templo Maçônico, que é o edifício onde comumente encontram-se as lojas.
As Excelsas Lojas de Perfeição ou Inefáveis, são as oficinas de recepção aos altos Graus da maçonaria e continuação da evolução do Mestre dentro da Maçonaria, é nesta série que se adquire os conhecimentos necessários para desenvolver através dos estudos filosóficos a história e o simbolismo do Rito Escocês, Antigo e Aceito – R.’. E.’. A.’. A.’.
Não há como se tornar um Mestre Perfeito, sem ingressar numa Loja de Perfeição, não há como atingir a plenitude Maçônica sem caminhar na Senda dos Graus Filosóficos (do 4º ao 33º), onde a “Loja de Perfeição” se caracteriza como a porta de entrada, ou se preferirmos, seu degrau inicial.
Em verdade, todos os Graus da maçonaria tem sua filosofia, e isso começa já no Grau de aprendiz, ainda na Loja Simbólica. O termo “Graus Filosóficos” acabou se tornando, por uso e costume, utilizado para diferenciar os Graus Superiores da maçonaria em relação aos chamados Graus Simbólicos (1 ao 3).
Os Graus Superiores dividem-se em 4 Séries: Série dos Graus Inefáveis “Lojas de Perfeição” (4 ao 14), Série dos Graus Capitulares “Rosa-Cruz” (15 ao 18), Série dos Graus Filosóficos “Kadosch” (19 ao 30) e, por fim, a Série dos Graus Administrativos (31 ao 33).
A maçonaria, especialmente o R.’. E.’. A.’. A.’., possui um vasto sistema de aprendizagem que não se resume apenas aos três Graus Simbólicos. Para ter acesso a todo o cabedal de conhecimento que a maçonaria proporciona é necessário que o maçom conclua os 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.
O Requisito para ser aceito em uma Loja de Perfeição, dentre outros é: Ter sido exaltado há 6 meses e ter recebido todas as instruções do Grau. Estar em situação regular perante a Potência Simbólica e a respectiva Loja.
Graus Inefáveis ou de Perfeição – assim são denominados os Graus compreendidos entre o 4 e o 14 e são concedidos pelas Lojas de Perfeição. A denominação “Inefável” significa que não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza, força, beleza, não se pode exprimir por palavras, e este conceito está intimamente ligado aos Graus estudados em toda Série de conhecimento.
Em Boa Vista há a Loja de Perfeição Coronel Pinto. E, no município de Mucajai, a Loja de Perfeição Venâncio Igrejas Lopes II, corpo maçônico subordinado ao Supremo Conselho do Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a república Federativa do Brasil.
A Loja de Perfeição Venâncio Igrejas Lopes II é uma instituição Filosófica e Filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1988, na cidade de Mucajaí, Estado de Roraima, onde tem sede e foro.
São algumas de suas finalidades: Auxiliar materialmente, com descrição os necessitados; combater a ignorância em todas as suas formas; ensinar e praticar a Solidariedade Humana e o conceito de que todos os homens são irmãos, devendo-se mútuo respeito, consideração e afeto; pugnar pela liberdade de consciência.
No dia 10 de dezembro de 2018, a Loja completou 30 anos de existência. Mas, a comemoração foi antecipada para o dia 01/12/2018, por escolha dos próprios maçons.
Na ocasião, foi inaugurada a “Galeria de Presidentes” da Excelsa Loja de Perfeição Venâncio Igreja Lopes II. A Galeria recebeu o nome do mestre maçom (e, já falecido) “Alciole Souza Evangelista”, e concedidos Títulos de Membros Honorários aos maçons que contribuíram com o seu trabalho, para o engrandecimento daquela Loja de Perfeição.
Nos seus 30 anos, a Excelsa Loja de Perfeição Venâncio Igreja Lopes II, em Mucajaí, teve como Presidentes, os Mestres Maçons:
Valmir Pereira da Rocha (†1989/1990), Cláudio Barbosa de Araújo (†1990/1991), Ademir Pinheiro Viana (†1991/1992), Vicente Mouta Rodrigues (†1992/1994), José Ivanildo Dantas (1994/1995), Gerson Rodrigues de Oliveira (2002/2003), Raimundo Nonato Costa (2004/2006), Valdecir Ferreira dos Reis (2007/2009), Lincoln
Pinheiro Marinho (2009/2010), Sérgio Cordeiro Santiago (2010/2012), Evaldo Thomes (2012/2014), Tadeu Peixoto Duarte (2014/2016), José Borges Mendes Neto (2016/2017), Luis Javier Urbina Medina (2017/2018).
O Presidente atual é o Mestre Maçom Mateus da Silva.