Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 14606

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES “DR. JOCELYN LEOCÁDIO ROSA” ____________________

  

 No início de fevereiro de 1945 o Prefeito de Boa Vista, Mário Homem de Melo, criou o “Serviço de Controle da Raiva Canina”, o primeiro serviço público de combate a Zoonoses.      Zoonoses são doenças infecciosas causadas por um vírus que afeta os mamíferos e podem ser transmitidas dos animais para o homem. A vacina contra a raiva foi desenvolvida pelo cientista francês Louis Pasteur em 1886.      Em 1949 veio para Boa Vista o veterinário cearense Dr. Jocelyn Leocádio Rosa e foi nomeado Diretor do Serviço de Controle da Raiva Canina. Ele passou a desenvolver remédios similares à vacina para uso em pacientes mordidos por cães, gatos e morcegos. 

     Em 1950 o Dr. Jocelyn Rosa foi nomeado Diretor da Divisão de Terras e Colonização do Território Federal do Rio Branco.  E, no campo político, no final de 1954, era suplente do deputado federal eleito Felix Valois de Araújo que o nomeou para o cargo de Prefeito de Boa Vista, permanecendo até 1956 quando foi indicado para ser o “Representante” do Território Federal do Rio Branco em Belém do Pará, e membro da Comissão de elaboração do Plano de Valorização Econômica da Amazônia.  Em 1957 o Dr. Jocelyn Rosa retornou a Boa Vista e passou a dedicar-se novamente às pesquisas e controle da raiva canina.

    Em 1962 o Dr. Jocelyn Rosa, com a família, deixou Boa Vista e retornou para Fortaleza, no Ceará, onde foi nomeado “Diretor da Defesa Sanitária Animal” e professor da Cátedra de Veterinária na Universidade Estadual do Ceará, onde, tempos depois, foi eleito Reitor.     O Dr. Jocelyn também atuou na iniciativa privada, como Diretor do Laboratório Alfa-Conlab em Fortaleza, e foi um dos responsáveis pela fabricação da Vacina Antirrábica produzida por aquele Laboratório no Ceará.  

    O Dr. Jocelyn Rosa era casado com a senhora Circe Palma da Rosa, com quem teve dois filhos: Egon Palma da Rosa e Lenise Rosa de Carvalho. Deles descendem seis netos: Silvana, Valéria, Fernando, Marco, Geórgia e Davi. E, oito bisnetos: Felipe, Rômulo, Sarah, Marina, Renam, Rodrigo, Vitória e Raul. O Dr. Jocelyn Rosa faleceu em Fortaleza/CE, no dia 17 de agosto de 1987.     Aqui em Boa Vista em 1989, o à época Prefeito Barac da Silva Bento regulamentou o “Centro de Controle de Zoonoses” (órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde), conforme Lei Municipal de nº 194, de 04 de julho de 1989, e depois de acrescentados alguns artigos, foi publicada como Lei nº 195/89, no Diário Oficial do Município de Boa Vista – nº 127, de 10/07/1989.     

     No ano de 2003 a Prefeita Teresa Surita, denominou de: “Dr. Jocelyn Leocádio da Rosa” o prédio do “Centro de Controle de Zoonoses”, situado no Bairro Centenário, conforme Lei Municipal nº 705/03, de 15/10/ 2003, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, nº 1098, de 17/10/2003.      Em virtude do amplo e diversificado atendimento, hoje a unidade de saúde animal tem o nome de: “Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses” – (UVCZ)-, e tem como objetivo a realização da vigilância e controle de animais que tenham doenças que possam ser transmitidas ao homem, e também o acompanhamento da saúde dos animais suspeitos do acometimento da raiva. 

Ao contrário do que muita gente pensa, não é atribuição da Unidade de Controle de Zoonoses o recolhimento de animais (cães e gatos) que se encontram soltos nas ruas. Mas, sim, é uma atribuição das autoridades de Trânsito, conforme o Capítulo XVII do Novo Código de Trânsito, no Art. 269: “A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas: “O recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos”. – Inciso X (10), do Art. 269.