Moysés Teixeira Hausen foi o primeiro Administrador em Boa Vista- Roraima, do Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Maria (do Rio Grande do Sul), quando o Campus foi instalado em 1969 num prédio na Avenida capitão Ene Garcez dos Reis, sendo o primeiro passo para a futura criação de uma Universidade em Roraima.
Moysés T. Hausen era também Bacharel em Artes, com créditos na disciplina de Escultura, e Licenciado Pleno como professor no Ginásio Orientado para o Trabalho – GOT- (no Bairro Calungá). Foi um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas “Nova Querência”- CTG, e Mestre Maçom.
Ele nasceu na cidade de Santa Maria/RS, no dia 08/01/1918 e era filho do casal Adolpho G. Hausen e Gemina Teixeira Hausen. Além da sala de aula, Moysés T. Hausen era um aplicado artesão e produziu aqui em Boa Vista várias peças artesanais, entre elas o conjunto em pedra sabão: “Evolução” e “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, que hoje estão expostos no Ministério do Trabalho, em Brasília. Há, ainda, o belíssimo trabalho artesanal chamado: “Roraima, a menina moça”, que ele considerava o seu melhor trabalho. Muitas outras peças suas foram adquiridas por italianos e americanos.
Em Boa Vista, Moisés Teixeira Hausen ocupou diversos cargos: foi Administrador do Campus, Coordenador de Cursos do Centro de Artesanato, Presidente da Comissão Especial da Coordenadoria Regional do Extremo Norte – subordinada ao INCRA-, pesquisador de novas tecnologias na agricultura e coordenador do Projeto de Assentamento de colonos nas regiões de Normandia, Bonfim e Boa Vista.
Além de ser um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência – o CTG, também, com mais sete Maçons, fundou em 1970 a “Loja Maçônica 20 de Agosto” (ao lado do 1º Distrito Policial). No filossofismo na Maçonaria participou da fundação da Loja de Perfeição, do Capítulo Rosa Cruz Roraima e do Conselho de Cavaleiros Kadosch. E, como membro ativo do Grande Oriente do Brasil / Região de Roraima, estava organizando a Delegacia do Supremo Conselho da Maçonaria, quando veio a adoecer e teve que fazer o tratamento em Brasília, onde faleceu em 2001.
O vereador Ruben da Silva Bento apresentou na Câmara Municipal de Boa Vista o Projeto de Lei nº 018/2001, redenominando a ex-Rua “K”, no Bairro Caranã, como: Rua Moysés Teixeira Hausen. O Projeto foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo prefeito Iradilson Sampaio como Lei nº 571/01, de 24/08/2001. Esta Rua nasce na Rua Chile, atravessa todo o Bairro Caranã, e finda na Avenida Carlos Pereira de Melo.
Moysés Teixeira Hausen Moisés T. Hausen morava com a família à Rua Sebastião Diniz, 430 – São Vicente. Seu nome hoje denomina uma Loja Maçônica do Grande Oriente Estadual de Roraima, instalada no Município de Iracema: a Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Moisés Teixeira Hausen nº 3.107”, fundada em 17/08/1997.