Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 23 05 2023 15962

GENTE DA NOSSA GENTE. PERSONAGEM DA NOSSA HISTÓRIA

SYLLAS COUTINHO

______________________________________

Natural de Minas Gerais, Syllas Coutinho foi morar no Rio de Janeiro onde se tornou missionário pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1964, veio para Boa Vista e aqui se casou com a senhora Noemi Oliveira, com quem teve dois filhos. Sillas, como membro da Igreja Presbiteriana, junto a outros pastores evangélicos, foram para o interior, passando a realizar serviços de evangelização nas comunidades indígenas Ianomâmi, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Neste período  percorreu aldeias de Waicá, Surucucus e Auaris, com o objetivo de evangelizar. “Nós percorremos muitos lugares por via fluvial. Era sempre em um barco a remo, nada de motor. Parávamos em frente à uma aldeia e pedíamos permissão para lhes fazer uma visita. Se não aceitassem, o jeito era seguir viagem, rumo a outra aldeia”, contou.

Em uma dessas viagens, a embarcação em que Syllas e seus companheiros estavam, afundou. Vários pertences foram literalmente por água abaixo. “Perdi 128 fotografias minhas e também toda a roupa que levava. Tive que ficar só com a roupa que estava usando”, disse.

Os três primeiros meses junto aos índios foram difíceis para os missionários. “Era um choque cultural muito grande e por isso tínhamos que usar estratégias para conquistá-los”.

Syllas contou que as crianças, mais curiosas com a visita dos missionários, eram as primeiras a serem conquistadas. “Eu ensinei a muitas delas a cantiga do ‘Marcha Soldado’. Vários deles me seguiam em fila, alegres, pensando que se tratava de alguma brincadeira”, lembrou.

Na época, existiam 23 famílias de missionários, inclusive norte-americanos, convivendo em aldeias no interior de Roraima, pregando o Evangelho e participando da vida comunitária. Porém, por pressão da Igreja Católica que tinha interesse em adentrar nas comunidades indígenas, o Governo Federal passou a retirar as famílias dos missionários evangélicos. Assim, paulatinamente, foram instaladas nas regiões indígenas, as Missões católicas, com padres e freiras vindas da Itália e de outras regiões.

Syllas Coutinho retornou para Boa Vista e durante quase nove anos, trabalhou como pedreiro, na construção civil. Foi nesta época em que ele participou da construção do Palácio Senador Hélio Campos, do Aeroporto Internacional de Boa Vista, além da construção da Caixa D´agua do Bairro São Pedro.

Após essa temporada na construção civil, Syllas passou a vender pastéis em carrinhos próprios na Avenida Jaime Brasil, no Centro da cidade. Em 1980, resolveu montar o próprio empreendimento. Nasceu assim a “Pastelaria Confiança”, na Rua Costa e Silva, próxima à Maternidade de Boa Vista.

Syllas Coutinho, pelo seu trabalho empresarial gerando emprego, renda e pagamento de impostos e contribuição de melhoria para esta cidade, recebeu da Câmara Municipal de Boa Vista, o Título de “Cidadão Boa-Vistense”, conforme Decreto Legislativo de nº 519/11, datado de 12/07/2011, sendo publicado no Diário Oficial do Município, sob nº 2982, de 14/07/2011.

A solenidade de entrega aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, em Sessão Especial, no dia 13/07/2011. A Família do senhor Syllas Coutinho e várias autoridades do município se fizeram presentes à solenidade.

A esposa Noemi nasceu dia 25/09/1926 e faleceu no dia 25/10/2017. Com o passar do tempo, a administração e atendimento na Pastelaria Confiança, foi compartilhada pela família, filhos, netos e nora (Lanuza). São filhos: Samuel Oliveira Coutinho e Moisés Oliveira Coutinho. Tinha também a filha de criação, Arlete (esta já é falecida).

Samuel foi o que permaneceu mais tempo à frente do comércio.  Este faleceu no dia 15 de abril de 2021.O senhor Syllas Coutinho nasceu no dia 25/01/1929 e faleceu no dia 26/01/2022, aos 93 anos de idade.

São netos:

Fábio Coutinho (filho do Samuel com a senhora Clara Alves). E, Natália e Vívian Coutinho (filhos do Samuel com a senhora Janete Youssef), Ana e Davi Coutinho (filhos do Moisés com a senhora Lanuza Coutinho). E, há também seis bisnetos.

A Pastelaria Confiança perdeu o seu idealizador Syllas Coutinho, mas, a Família continua com o bom atendimento e trabalho que ele iniciou. Descanse em Paz mestre e missionário evangélico Syllas Coutinho junto a sua esposa Noemi Coutinho, o filho Samuel e a filha Arlete, no reino Celeste.

Publicidade