FALCÕES DOS ARES
No dia 23 de Outubro é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
♫♪“Vamos, filhos altivos dos ares / Nosso voo ousado alçar.// Sobre campos, cidades e mares / Vamos nuvens e céus enfrentar.// D’Astro-Rei desafiamos nos cimos / Bandeirantes audazes do azul / Às estrelas, de noite subimos / Para orar ao Cruzeiro do Sul.// Contacto! Companheiros! / Ao vento, sobranceiros / Lancemos o roncar / Da hélice a girar.// (…)” -♪♫ (Trecho do “Hino dos Aviadores Brasileiros”).
A data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados. As pessoas que, assim como Santos Dumont, o “pai da aviação”, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX.
Origem do Dia do Aviador – No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o inicio de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.
A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como “Dia do Aviador no Brasil”, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro!
O Decreto de Lei nº 11.262, publicado no Diário Oficial da União, decretou que 2006 seria o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação (em homenagem ao centenário do primeiro voo de Dumont).
No dia 23 de Outubro também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.
Em Boa Vista, Roraima, há a “Praça Tenente Aviador Fernando De Medeiros”.
O Tenente-Aviador Medeiro, foi o jovem piloto que sacrificou a própria vida para evitar que o seu avião não caísse na área residencial do Ríver Park, no Bairro Paraviana. O acidente aconteceu em Boa Vista no dia 04 de abril de 2007.
O que aconteceu: – Aviões de caças turboélice Super-tucano A-29, da Força Aérea Brasileira, que voltavam de um treinamento de três semanas na Base Aérea da Serra do Cachimbo (no Pará), fez uma escala para reabastecimento em Manaus/AM, antes de prosseguir o voo para sua Base aqui, em Boa Vista.
Eram quatro aviões em pleno voo, quando foram surpreendidos por uma repentina tempestade, com rajadas de vento, raios e chuva forte, impedindo a visão dos pilotos, que tiveram de ficar dando voltas, esperando vislumbrar a pista de pouso.
Três destes aviões fizeram pousos forçados (um às margens da BR-174, no sentido Venezuela; o segundo, que vinha logo atrás, pousou em um sítio também próximo da BR-174. E, o terceiro fez um pouso de emergência numa pista particular da empresa Paramazônica Táxi Aéreo Ltda., na zona rural de Cantá).
Já o quarto avião, que era pilotado pelo 2º tenente Fernando Wilmers de Medeiros, 25 anos, estava voando sobre Boa Vista, próximo do Aeroporto, quando uma das asas bateu numa Antena de Telefonia, no River Park, no Bairro Caçari.
Nestes casos, as normas de procedimentos aconselham que o co-piloto salte primeiro, para evitar sofrer queimaduras quando da ejeção do assento do primeiro piloto que está à sua frente. E, foi o que fez o co-piloto, o 2º Tenente-Aviador Leonardo André Haberfeld Maia. Ele conseguiu ejetar-se do avião e se salvou graças ao paraquedas acoplado ao assento. Mas, 1º Piloto, o Tenente Medeiros, mesmo ejetando o assento, já estava muito próximo do solo e não deu tempo do paraquedas abrir de forma correta, antes de cair em terra.
O Tenente Medeiros, ainda em pleno voo, teve a capacidade operacional de gerenciar o problema, evitando que o seu avião caísse sobre as residências próximas à praça. Em um ato heroico, ele preferiu se sacrificar oferecendo a própria vida para salvar muitas outras.
O Tenente-Aviador Fernando Wilmers de Medeiros, era filho do casal Roberto Carvalho de Medeiros e Priscila Isabel Aranha Wilmers Bruce, nasceu em São Paulo no dia 09/03/1982. Era casado com a senhora Aline Cristina Lopes Cinalli Medeiros – também Oficial da Força Aérea-, e, ambos servindo na Base Aérea de Boa Vista.
O Tenente Medeiros ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar em 07/02/2000, promovido a Aspirante-a-Oficial em 02/12/2005 e a 2º Tenente em 31/08/2006, na Academia da Força Aérea.
Serviu em 2006 no 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação em Natal, no Rio Grande do Norte, apresentando-se no 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação em Boa Vista, Roraima, em 05/01/2007. Era exímio aviador, com 295 horas de voo e, no avião Super-Tucano A-29, com 133 horas de voo. Havia ainda pilotado vários outros tipos de aeronaves.
Como se vê, experiência, técnicas e habilidades não lhes faltavam. É uma pena que o destino não lhe permitiu continuar patrulhando o espaço aéreo de Roraima e alçando voo no céu do Brasil. Faleceu no dia 04 de abril de 2007 no acidente aéreo.
A Prefeitura Municipal de Boa Vista, através do Decreto Municipal de Nº 171/E, datado de 06 de julho de 2007, assinado pelo Prefeito, à época, Iradilson Sampaio de Souza, denominou de: “Praça Tenente-Aviador Fernando de Medeiros”, – o espaço onde está a Área de Alimentação, ao lado do Portal do Milênio – na Praça das Águas -, na Avenida Capitão Ene Garcez. A Praça foi inaugurada no dia 06/07/2007.