RUA JOSÉ LACERDA, no Bairro Cidade Satélite.“Lacerda da Farmácia” (1952 – 2010)__________________________________________________________________________

O profissional farmacêutico é um orientador da saúde e sua maior recompensa é ajudar o próximo, afinal, o uso inadequado de um medicamento pode comprometer vidas; o convívio com equipes multiprofissionais de saúde, permite ao farmacêutico a aplicação de todo o conhecimento adquirido e a troca de experiências; a oportunidade de comandar seu próprio negócio, também é uma grande vantagem desse profissional.

O José de Ribamar Lacerda Chaves se tornou conhecido em Boa Vista como o “Lacerda da Farmácia”, haja vista que toda a sua vida foi dedicada à família e à atividade de Farmácia. Desde a sua adolescência trabalhou no ambiente farmacêutico, inicialmente como ajudante de serviços gerais, depois passou a atender diretamente o público no balcão e, por fim, dono de sua própria Farmácia.

Nasceu no dia 18/01/1952, na cidade de Bacabal, no Maranhão, e depois se mudou para a cidade de Crateús, no Ceará, em 1959, onde anos depois, conseguiu o seu primeiro emprego numa Farmácia, e dai em diante, esta atividade foi a que ele se dedicou toda a vida.

Em 1982 ele veio com a esposa France para Boa Vista, como convidado para o casamento do amigo Raimundo Rodrigues. Gostou da cidade e, em fevereiro de 1983, veio de vez com toda a família, e passou a trabalhar na Drogaria Central, em frente à Praça Capitão Clovis, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Boa Vista.

Em 1986 instalou a sua própria farmácia, na Avenida Villeroy, esquina com a Rua Barão do Rio Branco, pondo o nome de: “Farmácia Visão” (no local, hoje funciona a Sorveteria 80 sabores).

E, em 1989, mudou-se para um novo prédio, desta vez para a Avenida Villeroy, esquina com a Rua Coronel Mota. A este novo empreendimento, ele pôs o nome de: “Farmácia Lacerda” (hoje, no local, está a Drogaria Master).

Um fato que merece registro é que a “Farmácia Lacerda” foi a pioneira na entrega de medicamentos a domicilio. Na época, uma novidade. A pessoa pedia o medicamento por telefone e ele mandava o motobos, que trabalhava prá ele, entregar na casa do cliente. Hoje, a maioria das farmácias em Boa Vista oferece este atendimento, mas o Lacerda foi o primeiro a implantar este serviço gratuito.

O José Lacerda fazia questão de ajudar as pessoas menos favorecida e em muitas oportunidades, chegou a não cobrar por um determinado medicamento quando via que a pessoa não tinha condições financeiras para comprar. E, na área cultural, o Lacerda patrocinou muitos eventos sociais e educativos, e dava o apoio necessário que fosse a ele fosse solicitado.

Tempos depois, acometido por uma grave doença na laringe, o Lacerda teve que realizar várias viagens à Fortaleza, no Ceará, para tratamento. Ainda assim, não foi possível recuperar a sua saúde, vindo a falecer naquela cidade no dia 17 de junho de 2010.

Ele era casado com a senhora France Veras Lacerda. O casal teve as filhas: Luanna (Dentista, casada com Clássio Marcos, também Dentista), e Hianna (Farmacêutica, casada com João Figueiredo. Tem a filha: Isabela).

A Câmara Municipal de Boa Vista, reconhecendo o mérito empreendedor do senhor José de Ribamar Lacerda Chaves, aprovou um Projeto de Lei, de iniciativa do à época vereador Edilberto Veras, redenominando a antiga Rua “RJ”, no Bairro Cidade Satélite, com novo nome: “Rua José Lacerda”. O projeto foi transformado na Lei nº 1.760, de 13/01/2017, sancionada pela Prefeita Teresa Surita, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, de nº 4333, de 27 de janeiro de 2017.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.