AFONSO RODRIGUES

Mudando os modos de pensar

“Os dogmas do passado tranquilo são inadequados para o presente tempestuoso… como o nosso caso é novo, temos que pensar de maneira nova e agir de maneira renomada”. (Abraham Lincoln)

Uma das maiores dificuldades para o ser humano é a racionalidade. Sempre que falamos em racionalidade o papo é confundido com religiosidade. Quando na verdade, tais coisas não se misturam. Ainda não acreditamos que somos todos da mesma origem, e por isso somos todos iguais. Mas há algo ao qual não damos atenção: as diferenças. E porque não acreditamos que somos iguais. E se é assim, não damos atenção às diferenças. A coisa parece mais um carretel de linha de crochê. E por isso continuamos pensando exatamente como pensavam nossos antecessores. O espetáculo universal no mundo da política a que assistimos atualmente, não difere do espetáculo dos políticos de milênios de anos passados e que estão sendo vividos atualmente. Simples pra dedéu.

O Ministro Joaquim Barbosa disse: “Somos o único caso de democracia que os condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram”. Estamos, por acaso, assistindo a isso bem pertinho de nós? Vamos acordar e sair desse pesadelo, mudando nossos pensamentos. Mudando nossa maneira de pensar sobre o futuro do mundo, e consequentemente do universo. O livro “Astrologia Espacial” diz que não sabemos quantos dilúvios já tivemos sobre a Terra, e que o próximo está na iminência de acontecer. Ontem, assistindo à bagatela vinda de Presidentes de grandes mundos, sobre o blá-blá-blá que o Presidente do Brasil soltou mundo a fora, preocupei-me. Como podemos confiar em governantes que só pensam em vencer, com guerras?

Vamos cuidar do nosso futuro preparando-nos para o futuro. Porque, pelo que vemos não estamos nos preparando. E não sabemos de que forma virá o novo dilúvio, mas devemos estar atentos, e fazer nossa parte. Mas fazê-la como ela deve ser feita. E não conseguiremos isso enquanto não nos prepararmos para a racionalidade. A coisa está preta. Uma nova guerra mundial, hoje, acabaria com o mundo. E ela pode estar na programação dos que ficam se espelhando nos desvios mentais dos nossos antepassados. Vamos fazer nossa parte espelhando-nos em bons exemplos que ficam guardados em baús misteriosos. Vamos parar de gritar, espernear. Vamos nos educar como seres humanos de origem racional. O céu e o inferno não existem. Nosso espaço está reservado no Universo Racional, de onde viemos e para onde voltaremos. E cada um de nós é responsável e capaz de fazer isso por nós. Então vamos mostrar nosso valor e viver na racionalidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460