Ambientes pet friendly
uma reflexão
Olá pessoal! Não sei se todos estão sabendo, mas o Pátio Roraima Shopping agora é pet friendly, aceita cães no seu interior. Algumas lojas acompanharam a novidade e também aceitam nossos pets, outras não. Mas afinal, por isso devemos necessariamente levar nossos membros da família que não são humanos para esses espaços? Convido todos a refletirem um pouco conosco sobre isso.
Primeiramente gostaria de expor que essa iniciativa é muito boa, mostra respeito e tolerância às diferenças, distintas opiniões e gostos. Parabéns pela iniciativa, Pátio! Entretanto, nós tutores, conscientes que somos, devemos refletir: há necessidade de levar meu animal para esse ambiente? Se a resposta foi sim esteja preparado, (você e seu animal), para poder permanecer de forma tranquila nesse ambiente. Se ele não estiver pronto para isso, o bem-estar das outras pessoas que estão ali será comprometido, aqueles que não gostam de cães estrão sendo desrespeitados e, devido a ansiedade e estresse, estaremos fazendo mal até mesmo para o nosso pet.
O respeito deve ser mútuo. Como iremos exigir respeito daqueles que não querem cachorro em certos ambientes se não os educamos corretamente? Se não temos discernimento e mesmo sabendo que não temos pleno controle sobre nosso animal, o levamos para dentro de um ambiente totalmente novo e com muitos estímulos diferentes? Vocês já perceberam o barulho que fica quando um cão late dentro do shopping? Como isso pode ser desconfortável? Como isso pode afetar bebês, por exemplo.
Já falamos um pouco sobre bem-estar aqui. Estar com estar pleno é estar adaptado ao ambiente que se vive. Essa é uma das definições mais aceita no meio científico. Então repensem, será que vamos estar elevando ou diminuindo o bem-estar dos nossos cães os levando para um ambiente no qual ele não está preparado pra lidar?
Se seu cãozinho é bem educado e fica tranquilo nesse ambiente, não economize em passeios e desfiles nos corredores do shopping, afinal, nesse calorão, essa é uma excelente alternativa para aproveitarmos com nossos amigos e fazermos umas comprinhas.
É isso pessoal. Muito obrigado pela atenção e aproveitem mais esse benefício que temos em nossa cidade, e sempre com RESPONSABILIDADE. Muito obrigado e até a próxima!
Equipe Casa do AUmigo
REGRINHAS DE CÃOVIVÊNCIA
Aproveitando o gancho do texto acima, vamos te mostrar as regrinhas de boa CÃOvivência do shopping. Checa só!
Agora seu animalzinho é muito bem-vindo aqui no Pátio.
E não é só isso: estamos preparados para dar a melhor estrutura possível para os pets. Confira as regras e curta o passeio com o seu melhor amigo:
1. O seu pet de pequeno, médio ou grande porte é bem-vindo no Pátio. Porém, seguindo as normas da Vigilância Sanitária, ele não deve circular nas áreas gastronômicas (praça de alimentação, quiosques e restaurantes), cinema e fraldário. 2. Para a segurança de todos, o uso de coleira e guia (preferencialmente mais curta) para cachorros é obrigatório durante todo o passeio; 3. Seu pet pode te acompanhar nos elevadores e nas escadas fixas sem qualquer restrição. Porém, nas escadas rolantes, leve-o no colo. Ele pode se machucar caso seja deixado no chão; 4. Fica a critério de cada loja permitir ou não a entrada dos animais de estimação em seu interior; 5. As lojas que permitem a entrada de animais estão sinalizadas com o Selo Pet; 6. Não é permitido que os pets fiquem em cima de mesas, cadeiras ou bancos nas áreas comuns do mall; 7. Para que ninguém fique ferido, se o pet for bravo ou pouco acostumado a ambientes com muito movimento, é melhor que ele esteja com focinheira; 8. Raças de cachorros como Pit Bull, Bull Terrier, Staffordshire Terrie, Pastor Alemão, Rotweiller, Fila Brasileiro, Doberman, Mastin Napolitano e Matiff devem usar guia, enforcador e focinheira; 9. Os cães de qualquer porte podem entrar no banheiro com seus donos; 10. Caso seu pet faça necessidades fisiológicas em área inapropriada e você não tiver os materiais necessários para limpeza, chame o segurança mais próximo para que ele acione nossa equipe de campo. Em todas as entradas e nos corredores dos banheiros dos pisos 1 e 2, disponibilizamos gratuitamente saquinhos para coleta (cata-caca); 11. Fique de olho o tempo todo no seu pet. Numa pequena distração sua, ele pode se estranhar com outro animal ou fazer alguma indesejável travessura; 12. Ao portador de deficiência visual, a lei nº 11.126/2005 assegura o direito de ingressar e permanecer com seu cão guia em qualquer local de uso coletivo. Anotou tudo? Agora é só aproveitar o passeio!