Mundo Pet

Mundo Pet 06 02 2019 7645

Para finalizar o assunto sobre SOCIALIZAÇÃO DE FILHOTES!

Olá pessoal!

Vamos continuar falando sobre a socialização, agora a partir dos 60 dias, quando, muito provavelmente, ele já estará na casa de vocês. Mas antes gostaríamos de abrir um parênteses. Tudo que nós da Casa do AUmigo trabalhamos é pautado em pesquisas científicas. Um dos nossos compromissos quando decidimos trabalhar com cães foi ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR, não estudar pesquisas de Google, mas sim artigos científicos publicados e teses de pós-graduação, ou seja, CIÊNCIA. Então o que fazemos é pegar essa ciência e nos esforçar para aplicá-la da melhor maneira possível, inclusive aqui no jornal. Isso porque uma pesquisa científica é sempre feita utilizando método para validar ou não uma hipótese. Para refutar essa hipótese, uma pessoa deve, também utilizando um método científico, invalidá-la, ou seja, isso é vai muito além de concordar ou discordar do que está escrito ali, pois aquele raciocínio está completamente embasado.

Agora sim, continuando sobre o período mais importante da vida de um cão. Para vocês entenderem um pouco melhor a importância da socialização na vida de um cachorro, após diversas pesquisas realizadas nos Estados Unidos, se concluiu que: lá mais mortes ocorrem por consequências decorrentes da falta de socialização do que por parvovirose ou cinomose. Claro que a realidade lá é outra e a adoção é muito mais responsável que no nosso país, pois um cão que não está adaptado à vida em sociedade é eutanasiado.

Nesse momento da vida desse cachorrinho você está prestes a dar a segunda dose da vacina e nessa fase ela está um pouco mais vulnerável, até porque a imunização não ocorre assim que é dada a vacina, ela demora alguns dias para chegar no seu pico. Então, vamos aproveitar que ele acabou de chegar e continuar aquele trabalho que vinha sendo feito, vamos apresentar toda a casa para ele, todos os barulhos e movimentos mais comuns no nosso dia a dia e observar para determinar qual vai ser o “cantinho” do nosso amigo para fazer um  bom confinamento (esse assunto será melhor abordado em outros textos). Esse período é excelente para começarmos a estreitar os laços, ensiná-lo, e aprender, muito sobre comunicação e até a andar de guia. Isso dentro de casa. Lembram sobre o dado do Dr Ian Dunbar sobre apresentar 100 pessoas até os 3 meses? Aproveite e chame seus amigos – peça para eles deixarem os calçados para fora, (lembre-se que o seu filhote está um pouco mais vulnerável) leve-o as casas dos amigos que amam cães e pode apresentá-lo a cães equilibrados e com um controle correto de doenças. Próximo aos 85 dias, na terceira dose da vacina, ele vai estar bem imunizado, essa é o momento que podemos levá-los em locais calmos e que não oferecem muito risco. Pena não termos muitos lugares pet friendly aqui na cidade, o shopping, por exemplo, seria um ótimo lugar para começarmos a levá-los, pois esses locais costumam ser constantemente higienizados e podemos ensinar eles a andar calmos em lugares um pouco mais movimentados. Lá para os 105 dias, perto do pico da terceira dose ele estará completamente liberado, então passeie todo dia, passeios curtos para não cansar, apresente a mais cães calmos, nunca aos “afobadinhos”, leve-o ao veterinário e peça para ele dar um carinho e uns petiscos, para não ficar aquela associação do veterinário a vacina, com o desagradável apenas, leve ao banho e tosa, não para dar banho, mas para fazer o mesmo – petiscos deliciosos são ótimos nesse momento – visite vários ambientes, SEMPRE REFORÇANDO E ASSOCIANDO A COISAS QUE ELE GOSTE.

Assim, quando adolescente e adulto, ele será muito mais equilibrado e vocês poderão aproveitar muito mais o seu melhor amigo e vice-versa.

Assim termina nossos 3 textos sobre socialização dos filhotes. ELA PODE E DEVE OCORRER DURANTE TODA A VIDA DE VOCÊS, mas isso será natural, já que com um cão equilibrado não temos receio nenhum de levá-lo aos lugares por exemplo. Muito obrigado e até logo!

Equipe Casa do AUmigo

AJUDA!

Bazar Yawara!

Nosso bazar tá chegando!!! E você pode nos ajudar com doações!

“Mas o que eu posso doar?”

– Roupas

– Sapatos

– Livros

– Acessórios

– Brinquedos

(Tudo que tiver aí no cantinho da sua casa ~ mas em bom estado, claro)

As doações podem ser deixadas na clínica do Dr. Kleber (Av. Cap Júlio Bezerra, 358 – Centro) ou entre em contato que vamos até você!

Nos ajude a ajudar! 🐾💜

O grande dia está chegando…

Dia em que a Ração Magnus selecionou para beneficiar animais, doando ração, sorteio de brindes aos participantes e aproveitando o evento para doações de animais.

Então marca aí, dia 9 de fevereiro (nesse próximo sábado) você pode participar!

Caso queira contribuir você já pode deixar sua doação de ração no ponto de coleta, que é na Loja Expresso Animal. No dia será feita a pesagem das rações e repassada à Ong Yawara ❤

Participe também no dia… Muitos brindes serão sorteados.

Aguardamos vocês!!!

CLICK PET

Olha só esse click feito pela mamãe Mayara! Na foto, os irmãos Bob e Aramel