Afonso Rodrigues de Oliveira
“Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá”. (Aristóteles Onassis)
A inveja é um indicador de incompetência. Em vez de invejar preste mais atenção às lições que lhe foram passadas com o sucesso da outra pessoa. É o método mais simples e mais racional para atravessar o campo minado. Os invejosos nem sempre conseguem ir além dos limites da incapacidade. Vá pensando nisso quando estiver sendo iludido para invejar a outra pessoa. Simples pra dedéu. Quando nos valorizamos não temos por que sentir inveja de alguém. Ninguém é superior a você, desde que você saiba e sinta-se superior. Mas não se sinta superior a alguém ou a quem quer que seja. Apenas mostre que você é capaz de conseguir o que ele conseguiu, desde que faça o que ele fez, mas dentro da racionalidade. E esta está no seu desenvolvimento, na evolução humana e social. Vá sempre em frente e você alcançará o resultado do seu sonho.
A alegria sempre está onde estamos. É só saber disso e procurá-la à sua volta. Há sempre alguma coisa, ou alguém, que vai fazer você se sentir feliz. Do mesmo jeito que há sempre alguém observando você, você está observando alguém. E tanto pode ser alguém, como alguma coisa. E tanto pode ser o feio quanto o bonito. Cabe a você saber o que lhe interessa na observação. Por que se preocupar com a feiura de algo ou de alguém? Há sempre alguém, ou alguma coisa, à sua volta, que pode lhe fazer feliz na simplicidade. Ser simples não significa ser inferior. Então, para não ser inferior esteja mais atento à superioridade que está em você, apenas para lhe fazer feliz. Simples pra dedéu.
Taí um recado tão simples que é difícil de ser observado. Mas não ligue pra isso. Procure, reconheça, e viva tudo que há de positivo em você. Nunca se deixe levar pelos pensamentos negativos. Eles são inevitáveis, mas não devem ser tão importantes que devam influenciar nas suas atitudes. Mantenha-se sempre no patamar mais alto da racionalidade. E você só conseguirá isso se se valorizar no que você realmente é. E você é o que você pensa, mas nem sempre você é o que pensa que é. Debulhe essa espiga e saboreie o melhor dela. Viva cada minuto do dia de hoje como ele deve ser vivido, para que você viva melhor o seu dia de amanhã. Porque nós só colhemos hoje o fruto da semente que plantamos ontem. Rui Barbosa disse: “Há os que plantão a alface para o prato de hoje, e os que plantam o carvalho para a sombra de amanhã”. Faça a escolha. Pense nisso.
99121-1460