Afonso Rodrigues de Oliveira
“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante”. (Charlie Chaplin)
Sempre que as coisas não estiverem dando certo, veja o que há de errado em você. Porque o que está errado nem sempre está com você, mas em você. É quando aprendemos a nos valorizarmos no que realmente somos. E Chaplin sempre foi um exemplo dessa realidade. Não precisamos imitá-lo, mas devemos nos espelhar nos seus exemplos de vida. Que é quando entramos naquela de como atravessar o campo minado, sem o risco da explosão. É na caminhada do dia a dia que devemos ser mais espertos para nos tornarmos expertos nas travessias. Porque só os expertos sabem que para atravessar o campo minado devemos pisar, sempre, nas pegadas dos que já o atravessaram. Simples pra dedéu.
Vamos seguir os exemplos dos que já venceram na vida, mas sem querer imitá-los. Porque mesmo nos mesmos procedimentos cada um é cada um. E o início da jornada é o autoconhecimento. O que nos leva à tarefa de nos aprimorarmos no que somos, para poder sermos o que realmente somos. E cada um de nós é diferente do outro. E é por isso que devemos sempre respeitar as diferenças, mas com muito respeito. Nunca devemos esquecer de que tudo que recebemos dos outros vem como troco do que lhes demos.
Mantenha-se sempre firme na caminhada da vida. Não nos esqueçamos de que todos nós, independentemente de classes sociais ou o que quer que seja, somos iguais nas diferenças. E por isso estamos na mesma estrada, caminhando para o horizonte de um mundo redondo. O que sindica que o horizonte é inatingível. Mas isso não quer dizer que devemos desistir da tentativa de alcançá-lo. Nunca desista dos seus planos. Mantenha-os sempre na racionalidade, o que vai exigir de você uma preparação dentro da racionalidade. E tudo é muito simples, desde que não compliquemos. No que devemos ser cautelosos, porque a complicação faz parte do treinamento para a evolução racional. E só quando levamos isso em consideração aprendemos a apender com os erros, tanto com os nossos quanto com os dos outros.
Você tem tudo para viver o dia, hoje, com felicidade. Tudo depende de você mesmo, ou mesma. Não se deixe levar pelos maus acontecimentos. Eles fazem parte da vida. E é por isso que devem ser levados em consideração como ensinamento, e não como sofrimento. Procure alguma coisa agradável para ler durante suas horas de folga. Mas seja sensato, ou sensata, na escolha do que vai ler. Divirta-se e seja feliz. Pense nisso.
99121-1460
** Os textos publicados nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião da FolhaBV