Bom dia,

Hoje é quarta-feira (19.08). Nem tudo que é legal é bom. Nos termos da lei, ninguém é candidato ainda pois todos dependem de um calendário que é fixado pelo Congresso Nacional e subsidiariamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fixa data para a realização de convenções partidárias e estabelecem o começo da propaganda eleitoral. Como se sabe, só após a convenção partidária os pretendentes a um cargo eletivo podem ser considerados candidatos. Antes disso, a legislação não permite que um cidadão/cidadã diga claramente aos eleitores que é pretendente a ocupar um cargo de vereador ou a prefeito, como é o presente caso de eleições municipais.

É o que diz a legislação, mas felizmente ninguém obedece a tudo do calendário eleitoral. Com advento da internet e a emergência das redes sociais a campanha eleitoral começa bem antes do prazo legalmente estipulado. São inúmeros os nomes que já aparecem como prováveis opções ao eleitor/eleitora para escolha nas próximas eleições. No caso da escolha para o novo/nova prefeito/prefeita de Boa Vista, por exemplo, o número de pretendentes ao cargo já supera uma dezena, e eles, quase sem exceção, estão pedindo diariamente votos e apresentando suas cestas de promessas aos eleitores/eleitoras. O mesmo acontece com os que pretendem uma das 23 vagas em disputa para a Câmara Municipal. Essa antecipação, só faz bem à democracia, e ajuda no processo de escolha.

ESQUERDA

A esquerda do município de Boa Vista parece decidida não formar chapa única para disputar a prefeitura da capital. A REDE, já está com propaganda de lançamento da candidatura do vereador e professor Linoberg Almeida, que deverá em coligação com o PC do B ter o vereador e médico Wesley Thomé como vice. Já o PSOL começa a dar corpo à candidatura do funcionário público Fábio Almeida, e o fará sem coligação partidária. Em ambos os casos, o maior prejuízo será na disponibilidade muito pequena do tempo de propaganda gratuita de rádio e televisão.

RELATORIA

Embora ainda não tenha sido anunciado, fontes da Parabólica dizem que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade) anda fortemente inclinado a indicar sua companheira de partido, a deputada estadual Yonny Pedroso, como relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021. À princípio ela terá que fazer um relatório capaz de mediar o eterno conflito entre os poderes e órgãos com autonomia orçamentária/financeira em torno da disputa de uma maior fatia do orçamento estadual. Como a Coluna já anunciou, na proposta encaminhada pelo governador Antônio Denárium (sem partido) está previsto o congelamento do teto dos demais poderes (Judiciário e Legislativo) e dos órgãos.

RÁPIDAS

Fontes de Brasília dizem que o Progressistas -antigo PP-, também disputa o ingresso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na agremiação. É uma tarefa difícil, dizem as mesmas fontes. ### Como a Parabólica especulou, a volta do governador Antônio Denárium (sem partido) ao PSL não terá a concordância do deputado federal Antônio Nicoletti, que preside o partido no estado. ### De qualquer forma, é pouco provável que Nicoletti tenha força de impedir esse retorno, caso a decisão venha do Diretório Nacional do partido. ### Pelo andar da carruagem, apenas o PDT, comandado pela ex-senadora Ângela Portela; e o PT, presidido no estado pelo deputado estadual Evangelista Siqueira, entre os grandes partidos, não deverão lançar candidatos próprios à Prefeitura Municipal de Boa vista (PMBV). ### Como têm nomes muito fortes e dispõem de razoável tempo no horário de propaganda gratuita no rádio e na TV, PDT e PT são objetos de desejo de vários partidos que lutam para coligar com eles. ### No Caso do Republicanos, antigo PRB, as informações mais recentes dizem que o partido vai de carreira solo na disputa pela PMBV. O nome mais cotado para ser vice na chapa encabeçada pelo ex-ministro da Indústria e Comércio -no governo de Michel Temer (MDB)-, Marcos Jorge é do militante político Deilson Bolsonaro, filiado ao partido e nome de confiança da família do presidente da República em Roraima. ### Fontes da Parabólica garantem ainda que não está de todo afastada a possibilidade do deputado federal Jonathan de Jesus assumir a candidatura do Republicanos à PMBV. E neste caso, sem coligação com outros partidos, o vice seria Marcos Jorge, que já está em aberta campanha. ### A Coluna registra, com pesar, o falecimento do administrador de empresa e agrimensor Nereu Silva. Ele era filho do saudoso enfermeiro Cosmo Silva, que dá nome ao principal Centro de Saúde de Roraima. Nereu foi um homem simples e de enorme bom caráter. ### De um parlamentar federal a Parabólica ouviu o seguinte comentário:” Apesar do presidente Jair Bolsonaro ter reiniciado suas viagens aos estados é pouco provável que ele venha a Roraima. Até agora ele não cumpriu a promessa de legalizar os garimpos; as obras do Linhão de Tucuruí continuam sem ter início e as terras ainda não tiveram sua efetiva transferência ao estado. Enquanto isso não for resolvido é muito difícil que venha aqui”. ### Até amanhã.