Opinião

No balanco da rede 13274

No balanço da rede

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorrega pelos olhos”. (Bob Marley)

Era final de tarde de um dia preguiçoso. Depois do café da tarde, fui até a estante e peguei um livro. Surpreendentemente era o livro “Cultura e Estado”, do Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Nacional pró-Memória, Marcos Vinício Vilaça. Ele foi Secretário da Cultura em 1985, quando escreveu esse livro. Eu já estava em Roraima, mas nos conhecemos no Rio de Janeiro, no ano do lançamento do livro. Meu sobrinho Adelmo Silva, era secretário do Marcos Vinício.

Abri o livro exatamente na página em que ele se referia ao Câmara Cascudo. E ele se referia exatamente ao balanço da rede, falando do Câmara Cascudo, que dizia que a rede “colabora na movimentação dos sonhos”. Foi aí que a saudade bateu forte. Levou-me aos anos cinquentas, quando conheci o Câmara Cascudo.

No ano 2019 estive em Natal-RN. Com certeza, eu não podia deixar de ir até a antiga residência do Câmara Cascudo, hoje “Instituto Câmara Cascudo”. As lágrimas tentaram correr pelos olhos, mas não deixei. O que foi uma tolice. A saudade bateu forte quando vi aquela mangueira que ainda está ali, e onde o Câmara Cascudo relaxava depois do trabalho. Passei muitas horas felizes ali, enquanto meu pai conversava com o Câmara. Foram momentos que nunca esquecerei.

Pode até parecer pieguice, mas só quem viveu aqueles momentos e vive os de hoje, sabe o que senti. Atravessei a rua e na calçada fiquei, não sei quanto tempo, contemplando aquela mangueira e aquela casa onde tive a honra de conhecer a sala de trabalho, do Câmara Cascudo. Já falei para meus filhos e netos, sobre a beleza que me encantava, naqueles quadros pintados nas paredes do escritório do Câmara. Não há como não se sentir feliz, com lembranças de momentos que ficaram guardados na memória, como felicidade.

Com certeza o Câmara Cascudo sabia que muito adiante, o Bob Marley iria expressar o que ele, Câmara Cascudo, sabia e vivia: “Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida”. E eu tenho a felicidade de viver momentos que permanecerão na minha memória, como momentos de felicidade. Tenho grandes amigos que estão e ficarão na minha memória, enquanto ela existir.

Sou um cara que adora as veredas da vida. Sou feliz por conhecer grande parte deste País maravilhoso, construindo amizades que guardo como pérolas da vida. O confinamento forçado pela crise da pandemia está me afastando, num afastamento apenas aparente. Espero voltar a encontrar meus amigos para abraçá-los em verdadeiros abraços-quebra-costelas. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460

FORMAÇÃO EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

MÉTODO CIS – PARTE 1

*Dolane Patrícia **Helena Lima

Era uma noite como todas as outras em que eu estava em uma rede social, quando de repente ouvi um homem falando em inteligência emocional. Eu Já fazia Coaching com Aline Sanz, mas não sabia que se tratava da mesma instituição. Perguntei o que achava da ideia de fazer o curso e foi quando ela respondeu que sim, porque o Método Cis havia mudado a sua vida.

Me empolguei!

Assim, procurei aquele anúncio de novo e decidi fazer minha inscrição. Nunca tinha ouvido falar do Paulo Vieira, nem do Método Cis, era dia 10 de junho de 2020, dia do meu aniversário, imagina então minha surpresa quando o curso começou com mais de 80 mil pessoas online em mais de 40 países diferentes, pensei então: Deve ser bom mesmo, porque era um valor alto para apenas quatro dias de curso.

Realmente, é muito desafiador encontrar palavras para definir como é vivenciar tudo aquilo. Eu fui motivada por ter me decepcionado com um amigo e queria muito deixar a mágoa de lado e seguir em frente.

Descobrir muito mais do que como deixar as mágoas para trás. Então Paulo Vieira falava muito dos traumas de infância, foi quando fiz uma pergunta no chat: E quando a decepção acontece na vida adulta? Então Paulo respondeu: “Eu vou te ensinar a jogar jogo de gente grande.” Chorei…

Ele começava dizendo que assim como existe a programação de um computador, nosso cérebro também poderia ser programado e eu já me consertava na cadeira já sem lágrimas nos olhos.

Em determinados momentos de intervalo ele apresentava cursos específicos da sua empresa brasileira, a FEBRACIS. Então, um deles me chamou a atenção, era o Golden Belt, um MBA em inteligência emocional, fiquei fascinada a cada palavra, o valor era extremamente alto, acima do que eu poderia pagar naquele momento.

Como todo bom adventista do sétimo dia, fiz logo uma oração; “Deus, Eu não tenho ideia de como o senhor vai fazer, mas quero muito fazer essa formação que precisa ser paga amanhã, poderia fazer um milagre aqui em Roraima?” Foi quando me veio a mente no mesmo instante: Vai na ASATUR, fala com Helena.

Eu não via Helena Lima, proprietária da ASATUR há muito tempo, mas nos conhecíamos há 25 anos, ela também era adventista do sétimo dia. Achei a ideia absurda, mas quem vai questionar Deus?

Continuei fazendo o Método Cis, fascinada! As lágrimas pareciam que não teriam fim. Paulo foi no íntimo de minha alma quando falou da infância (o que resultou numa viagem inesquecível de férias nos lugares que marcaram minha infância no mês de janeiro de 2022).

A reprogramação de crenças era a parte mais sensacional para mim. Tanto que fiz o curso mais 4 vezes online e ainda fiz meus filhos e colaboradores do escritório de advocacia virar a madrugada, alguns meios que rebocados…

Final do curso eu já não me preocupava mais em enxugar as lágrimas, minha mãe idosa, pra lá e pra cá perguntava: “Esse homem ainda está falando?” Ela perguntava isso porque já era 5 horas da manhã!

O Curso terminou na madrugada de domingo. Na segunda feira liguei por vídeo para Helena Lima. Eu disse, oi Helena, há quanto tempo… Assisti um curso, tenho um sonho, trazê-lo para Roraima, é transformador, é incrível e tem um curso de formação que se chama Golden Belt.

E continuei: Helena, preciso que a ASATUR pague esse curso pra mim, era algo em torno de R$ 24.000,00 e o pagamento teria que ser naquele dia. Ainda tinha o kit master, a mentoria S1 e o portal Tem Poder Quem Age. A Formação era online e depois todo presencial, dentro dele tinha o Formação em Coach que concluí em Manaus em dois módulos e hoje faço o TCC.

Helena Lima então perguntou: O que é esse Método Cis que você fez e que te deixou assim? Eu fui tentar explicar, mas faltou palavras, tem que fazer, tem que viver o processo individualmente.

Helena então disse: Tá bom então dá meu contato para o setor que faz a compra. E assim eu comecei a cursar toda a grade Green e Golden Belt. A compra foi concluída com Matheus da unidade de Manaus. Ali eu tive a certeza de que essa história ainda seria contada e que meu sonho poderia se tornar realidade. Trazer o Método Cis de alguma forma para Roraima.

É como diz Paulo Vieira no livro O Poder da Ação: “Nunca mude seus sonhos. Se tiver de mudar algo na sua vida, troque de emprego, troque de chefe, troque de negócio, mas não troque de sonho.”

*Advogada, Conselheira da OAB, Coach, Analista de Perfil Comportamental, Apresentadora de TV. Aplicativo: Dolane Patrícia. Whats 95 99111-3740

**Helena Lima, Empresária do ramo de transportes (ASATUR)

FORMAÇ
ÃO EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

MÉTODO CIS – PARTE II

*Dolane Patricia **Helena Lima

Conheci o Método Cis em junho de 2020, um curso de inteligência emocional que te deixa em pedaços. Ali nasceu uma paixão! Fiz sozinha, fiz com meus filhos um a um. Os exercícios eram fascinantes, em grupo era colossal! Quando fiz com os colegas do escritório na minha casa, foi uma alegria e uma experiência inesquecível.

O curso na verdade é bem mais do que um treinamento, é a apresentação de um estilo de vida novo, uma Metanoia!

Terminou o curso! Eu só falava nisso, Geusa Pavão, minha amiga disse que não aguentava mais e eu pedi para ela fazer o próximo. Ela foi fazer, mas disse que iria fazer deitada na rede em Alto Alegre. Segundo dia de curso Geusa me liga cedo: “Dolane quero a apostila, estou largando tudo aqui a conexão está ruim eu vou pra Boa Vista agora assistir, não quero perder nada, eu quero isso para minha vida, foi quando eu disse: Já?

O tempo passou, pandemia diminuiu, Método Cis em casa acabou e fui fazer o curso presencial em São Paulo e foi um dos melhores momentos que eu já vivi em toda minha vida! Seria bem mais difícil descrever.

Após seis Método Cis, já faço pós graduação em neurociência, porque tem uma parte que trata desse assunto e eu precisava ver dentro da ciência o que Paulo Vieira e André Davin (pós doutor em neurociência) fala sobre a mente humana.

A Pós, tem as aulas pelo zoom e dentre os colegas tem o MM Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais, Dr. Deomar Barroso, do Pará, que sempre aparecia ao vivo no Método Cis. Eu ficava olhando aquilo. Presidiários dando depoimento que saía da prisão e virava empresário e resgatava sua família. Paulo falava do Projeto de Lei que eles fizeram juntos e eu ficava só observando e imaginando esse projeto em Roraima.

Um dia, em uma das aulas ao vivo Dr. Deomar começou a falar dos progressos dos presos depois que fazia o Método Cis e a mostrar as fotos, e eu coloquei no bate papo a frase: “Meu sonho é trazer isso para Roraima” Ele respondeu: Eu posso implantar em Roraima. Ainda sem acreditar eu disse: Pode ser agora? No próximo? ele respondeu que sim e eu quase morri ali!

Procurei Dra. Joana Sarmento, MM Juíza da Vara de Execuções Penais do TJRR, que imediatamente abraçou o projeto, assim como Desembargador Almiro Padilha que me apresentou Débora do GMF. A Desembargadora Tania entendeu ser um projeto de grande relevância para o Estado e também deu todo apoio.

Houve inclusive uma reunião online marcada pela MM Juíza, Dra. Joana Sarmento, com os MM juízes, Dr. Deomar Barroso, da Vara de Execuções Penais de Belém, Dr.Renato Albuquerque e Dr. Bruno Fernando, para tratar do projeto gratuito do Coach Paulo Vieira para presidiários e servidores constantes no projeto.

O projeto acontecerá na Cadeia Feminina, com todo apoio da Dra. Joana Sarmento e os Secretários da SEJUC, Dr. André Fernandes e Dr. Hércules da Silva, bem como os servidores da SEJUC, os policiais e demais pessoas beneficiadas pelo projeto, com o apoio do CD Francisco Xavier, Subcomandante Miramilton Goiano, CD Anderson Carvalho e adjunto Gewrly Batista.

O Método Cis acontecerá no CSE, com o apoio do MM Juiz Dr. Marcelo Oliveira, da Vara da Infância e Juventude e o Diretor do CSE, Dr. Hugo Vissoto.

O Projeto também contou com o apoio do Dr. Ednaldo Vidal, presidente da OAB e da Vice Presidente Dra. Caroline Cataneo e do Diretor da Federação Roraimense de Comunidade Terapêuticas (Enfrentamento às Drogas) Dr. Júnior Campos, que levará os dependentes químicos para fazer o curso.

No último sábado, dia 29 de janeiro de 2022, estive com Helena Lima no espaço Plenitude em uma convenção jovem da IASD e ela começou a narrar para Karina, a proprietária do espaço, toda história do Método Cis: “Naquele dia (15 de junho de 2020) após Dolane ter feito o Método Cis, ela me ligou e por telefone e pediu que a ASATUR pagasse o curso Golden Belt, do Paulo Vieira, eu fiz uma coisa que nunca fiz antes e nem depois… Com muitos risos contou tudo que aconteceu… Meu Marido não entendeu o que tinha acontecido comigo para liberar um valor tão alto em tão pouco tempo. (narrado na parte I do artigo)

Mas o melhor ainda estava por vir, Helena, proprietária da ASATUR, contou que eu havia decidido trazer o Método Cis para Roraima, dentro do projeto gratuito do Coach Paulo Vieira, juntamente com o MM juiz Dr. Deomar Barroso do Pará e que iria dar todo apoio, pois faz parte desse sonho.

Foi quando contamos que queremos trazer o curso também para dependentes químicos e Karina ofereceu sua maravilhosa chácara gratuitamente. É tudo sem nenhum fim lucrativo.

Criei o Ministério Nova História, que durante o Método Cis, junto com os Pequenos Adoradores, entregará livros e Revistas do Projeto Quebrando O Silêncio contra a violência, da Igreja Adventista do 7o Dia, para adolescentes do CSE, a Federação de enfrentamento as drogas e para a Cadeia Feminina.

O Método Cis acontecerá nos dias 10, 11,12 e 13 de fevereiro e será transmitido também em Boa Vista-RR. Se você faz parte da relação de pessoas mencionadas nesse artigo (presidiários, policiais, servidores e dependentes químicos) e ainda não fez as inscrições, envie mensagem para o telefone 95 99111-3740. As inscrições terminam dia 04 de fevereiro.

O sonho se tornou realidade e Roraima será beneficiada com esse projeto graças ao Coach Paulo Vieira, ao MM Juiz Dr. Deomar Barroso da Vara de Execução de Belém-Pa, a MM Juíza Dra. Joana Sarmento, da Vara de Execução de Boa Vista-RR e Helena Lima. A palavra que resume tudo?

Gratidão.

“Alguns homens veem as coisas como são, e dizem ‘Por quê?’ Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘Por que não? (George Bernard Shaw)

*Advogada, Conselheira da OAB, Coach, Analista de Perfil Comportamental, Apresentadora de TV. Aplicativo: Dolane Patricia. Whats 95 99111.3740

**Helena Lima Empresária do ramo de transportes (ASATUR)