Bom dia,
Hoje é quinta-feira (16.07). A notícia do dia é a decisão da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) de começar a aplicar multa, a partir da próxima segunda-feira (21.07), contra as pessoas que se recusam a utilizar máscaras quando estão em ambientes públicos. A decisão vem quando os especialistas -diante da presença cada dia maior das pessoas nas ruas e no trabalho-, dizem que o uso de máscara e a distância entre as pessoas são agora as principais armas para evitar a proliferação da Covid-19.
E, ontem, quarta-feira, nossos repórteres estiveram observando o que se passava nas imediações do Parque Anauá, da Praça Airton Senna, e ao longo da BR-174, entre os dois viadutos em direção Sul; logradouros preferidos pela população para praticar exercícios físicos (caminhada) no final das tardes boa-vistenses. A impressão foi de que 90% dos transeuntes não portavam máscaras, ou as usavam da forma inadequada.
MEIA FORÇA
As empresas de transportes de passageiros entre Boa vista/Manaus, que voltaram a operar faz quase um mês, estão com a frequência de saída/chegada reduzida para 20% do que era antes da pandemia do coronavírus. Isso significa que o número de chegadas/saídas é de cinco no total diariamente. E segundo uma fonte da Coluna, quase sempre os ônibus saem com lotação inferior a 75% da capacidade, que é o limite autorizado pelo governo.
CAUSAS
Além da decisão voluntária dos usuários brasileiros de reduzir o vai-e-vem entre os estados, por conta da pandemia do coronavírus, pesa na queda do volume de passageiros transportados ente Boa Vista e Manaus, o fechamento das fronteiras internacionais brasileiras, e no caso de Roraima, com a República Bolivariana da Venezuela e da República Cooperativista da Guiana. Faz tempo que Roraima foi transformado num corredor por onde passam dezenas de milhares de venezuelanos, cubanos e haitianos -estes dois últimos entram pela fronteira com a Guiana-, que saem de seus países para o Brasil. Essa gente vai para outros estados brasileiros e até mesmo para outros países fronteiriços.
INTERMUNICIPAL
Também a intensidade do fluxo de passageiros no transporte intermunicipal, por ônibus, entre Boa Vista e as cidades interioranas do estado está muito longe do que era antes da pandemia do coronavírus. Nesse caso, parte na queda do fluxo de passageiros deve-se a cautela de muita gente, que prefere ficar em suas cidades, menores e com menos proliferação do vírus, do que vir para Boa Vista, onde a situação continua crítica. Outra razão, levantada por um especialista ouvido pela Parabólica, é a concorrência do transporte clandestino, que cresceu bastante durante o tempo em que o transporte regular permaneceu suspenso. Quem se estabeleceu na clandestinidade não quer desistir da prática irregular.
SUPERSALÁRIOS
Uma investigação feita pela Ministério Público Estadual do Amapá descobriu que o governo daquele estado paga supersalários a algumas categorias de servidores que chegam a superar a casa dos R$ 60 mil mensais. Entre essas categorias estão procuradores jurídicos e auditores fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o que fere o limite constitucional de salários no serviço público que é de pouco mais de R$ 39 mil, o que já é um acinte num pais que tem mais de 170 milhões de pessoas vivendo quase no nível da miséria. As investigações do MPE-AP também revelaram que nesses pagamentos imorais não estão somadas as chamadas verbas indenizatórias. Será que em Roraima não ocorre o mesmo? Afinal, Roraima e Amapá são irmãos quase siameses no que toca às práticas e costumes em matéria administrativa.
APOIO
Fontes da Parabólica garantem que as conversas de bastidores envolvendo acertos de coligações e apoios para as eleições municipais de novembro próximo estão cada dia mais intensas e caminhado para o desenlace. A última que chegou a nossa redação dá conta de que o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do ex-prefeito de Boa Vista Iradilson Sampaio e do deputado estadual Jânio Xingu deverá apoiar a candidatura do deputado federal Otaci Nascimento (Solidariedade), pré-candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), que tem como principal fiador o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado estadual Jalser Renier (Solidariedade).
DE CIMA
Segundo as informações de bastidores, a decisão do PSB de apoiar a candidatura do deputado federal Otaci Nascimento veio de cima para baixo. Foi fruto de um pedido do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade) ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; e envolve outros acertos em torno da eleição em outros municípios brasileiros. A decisão, segundo fontes da Coluna, desagradou alguns filiados ao PSB que ameaçam desistir de disputar uma das vagas à Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) pelo partido.
PRÓXIMO
Quem também caminha para um acordo em torno da eleição para a PMBV é o PSDB, da deputada federal Sheridan Oliveira e o PL, do ex-deputado federal Luciano Castro, os dois pré-candidatos. Lideranças dos dois partidos, inclusive os dois pretendentes, têm amiudado as conversas que podem resultar na formação de uma chapa única para disputar o pelito. As fontes da Parabólica não adiantaram como ficaria a chapa majoritária -quem seria o cabeça-, mas ambos os pré-candidatos acreditam que sairiam muito fortalecidos caso o entendimento fosse concretizado.