Bom dia,

Hoje é quarta-feira (30.03). O mercado fechou ontem (terça-feira) com dólar estadunidense valendo quatro reais e setenta e cinco centavos. A Bolsa de Valores de São Paulo, a maior do país teve mais um dia de alta, acumulando mais de 120 pontos, e os índices de emprego continuam aumentando, mesmo que em ritmo mais reduzido. Já os números da pandemia de Covid19 continuam em queda, mesmo que numa velocidade menor que a desejada. São números capazes de melhorar o otimismo dos brasileiros e das brasileiras para com o futuro do Brasil, mesmo que alguns sejam indicadores capazes de modificação em curto prazo, e no caso da pandemia de Covid19, os números de contaminados e mortos não podem ser motivos para que a população e as autoridades sanitárias do país relaxem as medidas de prevenção, especialmente, da vacinação.

No caso de Roraima, em que pese alguns gargalos, como por exemplo, a situação deplorável da BR-174, o estado apresenta sintomas nítidos de que continua com a economia aquecida especialmente por conta da atividade de garimpos – mesmo que ele seja ilegal e clandestina-; da demanda interna aquecida pela imigração; do comércio de mercadorias, sobretudo para a Venezuela; tudo sob o propiciado pela criação da área de Livre Comércio de Boa Vista, sem dúvida, a mais acertada política pública adotada para desenvolver Roraima. Como no caso brasileiro, algumas dessas forças motrizes que impulsionam o desenvolvimento do estado podem se alterar em curto e médio prazo, daí a necessidade de que os governantes e a população local tenham consciência disso e lutem para mantê-las.

SUSPENSÃO

E o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, o principal protagonista da política brasileira na atualidade decidiu por lenha na fogueira que queima quase todas as possibilidades do PTB continuar a existir. Sob o argumento de que o presidente indicado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, seu ex-genro Marcus Vinicius, teria a gestão do dinheiro do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral; e o utilizaria para financiar campanhas contra a democracia, Alexandre de Morais o suspendeu das funções pelo prazo de seis meses. Roberto Jefferson contra atacou e fez presidente nacional da sigla, sua mulher Ana Jefferson.

RECURSO

Animados pela decisão de Alexandre de Morais, os antigos dirigentes nacionais do PTB, Graciela Nienov (presidente) e o deputado estadual roraimense Jefferson Alves (secretário-geral) esperam até o final desta semana, uma decisão judicial que os reconduza aos cargos, ainda antes do final do prazo das filiações partidárias. Caso isso não ocorra, Alves deverá se filiar a outro partido, possivelmente o PROS, para disputar uma das oito vagas em disputa para Câmara dos Deputados. Otimista, ele diz que retornará para Boa Vista até o final da semana trazendo a tira colo Graciela Nienov. Vamos aguardar.

CANDIDATURA

Alheio às escaramuças na direção nacional do partido, o comerciante Yachin Gomes indicado pelo presidente afastado Marcus Vinicius para presidir o PTB em Roraima, continua tentando reorganizar a sigla no estado. Ontem, ele convidou o médico cardiologista Petrônio Araújo para ser o candidato do partido ao governo estadual. O médico, que já disputou o mesmo cargo em eleições passadas, aceitou o desafio e o lançamento da pré-candidatura pode ocorrer até o final da semana. Isso se não houver reviravolta nas hostes petebistas por conta de nova decisão judicial. Que coisa!   

ADIADA

O economista Emerson Baú, secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação distribuiu comunicado anunciando o adiamento da última audiência pública sobre o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) antes do encaminhamento do Projeto de Lei (PL) pelo Executivo para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para sua aprovação. Os estudos já duram mais de duas décadas, mas Baú promete realizar a audiência pública nos próximos dias. O motivo do adiamento, segundo o secretário, é para que haja condição para maior participação da sociedade organizada na discussão do ZEE.

PODEMOS

O Podemos, que tem como presidente regional Luciano Castro, ainda está em processo de formação da nominata com o nome dos pré-candidatos que irão disputar o pleito eleitoral deste ano, ao Senado, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa de Roraima. Segundo informou o auditor fiscal de tributos estaduais, Ozeas Colares, que é pré-candidato ao Senado existem 13 nomes para a disputa ao cargo de deputado federal e 26 nomes para deputado estadual, mas o partido ainda está fazendo uma avaliação, para depois definir oficialmente os nomes que irão concorrer às eleições 2022.

PODEMOS II

No dia 19 de abril, em local que ainda está sendo definido pelo Podemos de Roraima, será realizado um evento com a presença do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que é pré-candidato a Presidente do Brasil, do senador Álvaro Dias e outros parlamentares, quando será feito o lançamento da pré-campanha dos candidatos pelo partido em Roraima.

                       

RÁPIDAS

O servidor público Fábio Almeida não será candidato ao governo de Roraima pelo PSOL. Foi ele mesmo quem informou a Parabólica. ### Na reta final do prazo de filiações partidárias, nos bastidores da política local fala-se de leilão que estaria ocorrendo entre as siglas para filiar puxadores de votos, especialmente mulheres. ### A expectativa hoje em Brasília é para saber o que vai acontecer com o deputado federal Daniel da Silveira (União Brasil-RJ). Ele está refugiado o Plenário da Câmara Federal, depois de dizer que não recolocará a tornozeleira eletrônica como determinou o ministro do STF, Alexandre de Morais. ### A embaixadora do presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, Maria Tereza Balandria, está desde ontem em visita a Roraima. ### Até amanhã