JESSÉ SOUZA

O ano de 2024 começa com grandes desafios depositados nas mãos do eleitor

O ano de 2024 inicia com o desafio lançado nas mãos do cidadão que vai às urnas escolher vereadores e prefeitos de suas cidades, no mês de outubro. O eleitor não pode abrir mão de conhecer não somente as propostas dos candidatos, mas principalmente analisar o histórico político e a vida pregressa de quem vai pedir o voto dos munícipes.

As movimentações visando as eleições municipais já iniciaram há um certo tempo, especialmente na região Sul de Roraima, a exemplo de Rorainópolis, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. E o eleitor precisa estar atento para não permitir que acordos políticos se sobreponham aos interesses em favor do bem-estar da população, levando em consideração os casos de cassação de prefeitos nos últimos anos.

O eleitor precisa redobrar sua atenção a fim de buscar a formação de governos municipais comprometidos em encarar os principais desafios em suas respectivas regiões, notadamente no que diz respeito à saúde, educação e infraestrutura básica, a exemplo de estradas e vicinais sempre relegadas ao descaso.

Precisa estar na mente do cidadão uma análise sobre a prática e o discurso dos políticos, com destaque para quem tem mandato na bancada federal. O comportamento dos senadores pode medir o grau do distanciamento entre os que eles falam e como agem. Nenhum deles, por exemplo, durante os seus mandatos, destinou emendar parlamentar para a Capital.

Mesmo que Boa Vista detenha a maior parcela da população de Roraima e seja responsável por acolher a maior parte de atendimento de saúde de quem mora no interior, os interesses políticos e partidários falam mais alto na hora de destinar recursos, ainda que isso signifique penalizar a população da Capital, priorizando localidades por interesses eleitoreiros ou acordos inconfessáveis.

Não é sem motivo a antecipação de uma disputa em uma região estratégica não só eleitoralmente, como para seus negócios políticos e interesses particulares, por isso a participação ativa do eleitor é de fundamental importância para que sejam eleitos prefeitos e vereadores mais representativos e comprometidos com as transformações necessárias para a população de suas respectivas cidades. O eleitor é peça fundamental em busca da moralização da política e da desinfecção de políticos desonestos.

*Colunista

[email protected]